Mulher analisando mudança

© Depositphotos.com / nastia1983 Mudanças são necessárias e fazem parte de um ciclo naturam em nossa vida. Por isso, é preciso estar preparado para elas

Realmente. Em nossa jornada a mudança vai nos acompanhar de forma constante. O que podemos fazer? Prepararmo-nos e termos flexibilidade para lidar com ela, para que não sejamos pegos de surpresa. Como podemos fazer isso?

Primeiro: internalizando que não temos como escapar dela, pois se trata de uma coisa que vai nos acompanhar durante toda a nossa vida. Segundo, que devemos encarar como uma forma de aprendizado, como uma oportunidade para fazer coisas novas ou fazer tudo diferente do que já foi feito. Assim não sofremos e obtemos mais sucesso no que desejarmos realizar.

Geralmente, as mudanças têm o poder de nos trazer ensinamentos e também nos dá a oportunidade de lidar de uma forma diferente com o que, por vezes, não estava funcionando muito bem. O que é um grande benefício para nós, pois nos mostra o que não estávamos enxergando, nos impulsionando a seguir novas direções em nossa jornada em busca do sucesso profissional.

Mudança  – Como Lidar com ela!

As mudanças aumentam nossa capacidade de encarar as adversidades, não como problemas, mas sim como uma nova chance. Direta ou indiretamente, as mudanças, independente de quais tipos sejam, contribuem consideravelmente com a percepção que temos de nós mesmos, ou seja, com o nosso autoconhecimento.

 Essa é a forma como devemos nos comportar diante das mudanças, pois como já disse, elas são inevitáveis. Ocorre que a maioria das pessoas costuma encarar esse fato com muita dificuldade, levando em conta somente os aspectos negativos que elas nos trazem.

Isso ocorre porque é simplesmente mais fácil continuar pensando assim, sempre do mesmo jeito, sem abrir espaço para que o novo opere transformações em nossa vida. A consequência de atitudes assim é somente frustração e muito sofrimento.

PSC

Adaptação é a palavra-chave nesse processo. Lembrando que esta também deve ocorrer de forma mais acelerada, pois as mudanças, geralmente, chegam sem aviso prévio e repentinamente somos surpreendidos, sendo, praticamente, obrigados a viver o que antes era inimaginável.

Somos, com isso, obrigados a acessar todo o nosso potencial e recursos, bem como a desenvolver capacidades e habilidades que desconhecíamos, essenciais para nos adaptarmos ao novo.

Dar um significado diferente às mudanças significa iniciarmos o nosso processo de evolução constante, tomando consciência de que nem sempre as coisas estão em nosso controle ou dependem de nós. O que podemos fazer é nos prepararmos para receber todas as surpresas que se apresentarem diante de nós, como uma mudança de cidade por causa do emprego, uma viagem de última hora, mudança de cargo ou função, ou até mesmo, em casos mais extremos, uma demissão inesperada.

O medo do desconhecido, do inesperado é que faz com que as pessoas sejam relutantes a certas mudanças. Quando não sabem como lidar com situações assim, acabam sofrendo demais, pois se sentem emocionalmente abaladas, o que as impede de enxergar as coisas com mais clareza.

Todas as experiências que vivemos têm sempre dois lados: aquelas que temos mais dificuldades para aceitar, determinadas pelos aspectos negativos da situação e que geralmente ficam a olhos vistos, por outro lado, os aspectos positivos, aqueles que nos trarão os maiores benefícios e crescimento, o qual insistiu em ignorar.

Modificar nossas crenças limitantes e passar a acreditar verdadeiramente que as mudanças nos proporcionam novos olhares, novas ideias e novos caminhos a serem percorridos, diminui consideravelmente a probabilidade de frustrações. Assim, nossos conhecimentos serão aprimorados, bem como nossas capacidades e habilidades.

Dessa maneira, nos permitiremos viver e desfrutar plenamente aquilo que nos proporciona satisfação e alegria. Permita-se!