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Missão, visão e valores organizacionais: o que é isso?

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© Depositphotos.com / raywoo A valorização dos conceitos de missão, visão e valores é muito importante para o bom andamento da empresa.

Uma pesquisa da empresa de auditoria KPMG, realizada com 170 executivos da área de recursos humanos, mostrou que 91% dos líderes não seguem as noções de missão, visão e cultura organizacional da instituição em que trabalham. Esses conceitos, fundamentais para o bom andamento da empresa, são desvalorizados por conta de fatores como a rotatividade de funcionários, interesses individuais e a priorização para o faturamento.

Mas, afinal, você sabe o que é missão, visão e valores organizacionais?

Missão
Corresponde a uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da instituição perante seus clientes. A missão dever orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização. É importante que a empresa tenha uma missão clara, senão podem surgir problemas internos — como falta de alinhamento na objetividade da equipe — e externos, como o cliente não saber ao certo qual o propósito da empresa no mercado.

Algumas perguntas podem ajudar na elaboração de uma boa missão:

– Por que a empresa existe?

– O que a empresa faz?

– Para quem?

– De quais aspectos a empresa não abre mão?

Visão
A visão descreve o futuro almejado pela empresa, refletindo o que deve ser procurado pela equipe em seus esforços individuais e em grupo. Deve ser uma frase prática, realista, ambiciosa e inspiradora. Ela precisa englobar a aspiração, representando o que a instituição deseja ser, assim como a inspiração, trazendo o porquê isso vale a pena ser concretizado.

Para elaborar uma boa visão, é adequado que se responda aos seguintes questionamentos:

– O que a empresa quer se tornar?

– Onde ela estará em alguns anos?

– O que a empresa será?

– Para onde devem ser direcionados os esforços dos gestores e colaboradores?

Valores

Os valores representam os princípios, crenças e convicções que servem de guia para os comportamentos, atitudes e decisões de todas as pessoas que constituem a empresa. Os valores ditam o caminho que os comportamentos devem trilhar.

Valores organizacionais são importantíssimos, pois guiam a vida da organização, visando atender seus objetivos, assim como as necessidades de todos aqueles que constituem a instituição.

Seguem algumas perguntas que ajudam no desenvolvimento dos valores:

- Como os colaboradores devem se relacionar entre si e se portar individualmente?

- Qual deve ser o relacionamento da empresa e dos colaboradores com os clientes?

- Como a instituição se relaciona com a comunidade?

- Qual a responsabilidade da empresa frente à sociedade?

O conjunto formado pela visão, missão e valores tem como objetivo orientar o desenvolvimento de estratégias e a definição de diretrizes da empresa, alinhando seus setores e promovendo o engajamento interno e externo com o negócio. O conjunto deve ser compartilhado e disseminado por toda a organização e seu público.

A declaração desses três itens forma um tipo de cultura organizacional que determina a direção que a empresa vai seguir, começando desde a integração das operações, até a estratégia da companhia e sua motivação.

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