Imagino que você em algum momento já tenha ouvido falar em Mindset. Essa palavra, embora usada em muitos vídeos, frases e artigos, acaba não sendo compreendida da maneira mais alinhada ao valor que de fato ela traz. O termo mindset está muito ligado às crenças, personalidades, talentos e inteligência. Esse termo encontra-se dentro da psicologia do desenvolvimento – a mudança de comportamento das pessoas ao longo de sua vida – a progressiva evolução da estrutura humana.

A ideia do mindset foi descoberta pela psicóloga reconhecida mundialmente, Dr. Carol Dweck, por seus estudos sobre realização e sucesso, na Universidade de Stanford, que em décadas de pesquisas descobriu essa simples, mas potencial revelação sobre o mindset.

Mude o seu mindset e evolua com as técnicas, ferramentas e metodologias do coaching. Acesse aqui o material exclusivo sobre o assunto!

Podemos entender o mindset como sendo nossas atitudes mentais, a mentalidade do crescimento conforme a percepção que temos de nós e do nosso potencial, com a ideia que podemos aumentar a capacidade do nosso cérebro para aprender qualquer coisa e resolver qualquer tipo de objeção.

O nosso cérebro é esperto, só se movimenta quando damos a ele ordem como: “saia da zona de conforto, agora!”. Neste momento é que as células nervosas estão a estabelecer novas ligações, ligações mais fortes, formando novos neurónios que ao longo do tempo ficam mais acordados e ágeis.

Segundo a Dr. Carol Dweck, elogiar o cérebro não estimula a autoestima e a realização, mas tirar o cérebro da zona de conforto é o grande mistério para construir pontes seguras para um mindset evoluído. Com um mente disposta a construir novas trilhas neurais é possível elevar ou até mesmo expandir o grau de qualquer habilidade, isso se dá a uma maior percepção das aprendizagens desconhecidas.

Agora vamos conhecer as duas frentes do Mindset:

Mindset Fixo

PSC

No Mindset Fixo não há confronto cerebral, nem há nova trilha neural sendo formada, ou seja, tem uma estática zona de conforto implantada, a típica frase que conhecemos “Eu nasci assim, vou ser sempre assim, sempre Gabriela”.

Aqui, a pessoa acredita que suas características básicas como: competência e inteligência não são suficientes, as percebem como traços fixos e inalterados; que são apenas dados documentos, incapaz de desenvolvê-los. É aquilo que trazemos de tradições, valores e crenças, colocados em nossa mente, que nos impede de tomar decisão, de crescer e evoluir.

Na maioria das vezes acredita-se que o talento sozinho cria o sucesso sem esforço. Que a quantidade e qualidade de expertise e habilidades são genuínas e, que nada, pode fazer para desenvolvê-las ou aprimorá-las.

Ao invés de aceitar um desafio como uma experiência de crescimento, o indivíduo com um mindset fixo fica paralisado na situação adversa, que passa a ser uma tortura, porque não acredita que isso contribui para ampliar suas habilidades em busca de mais conhecimento e criação de novas trilhas neurais.

Mindset Progressivo

No Mindset Progressivo, há um envolvimento profundo com o novo, a atividade do cérebro processa o erro e aprende a corrigi-lo, desenvolvendo fortes ligações neurais.  Aqui, a curva de aprendizagem é intensa e nada é superficial, tudo se recupera da melhor maneira a ser mais favorável a cada vez que realizamos.

As pessoas com uma mentalidade de crescimento buscam desenvolver seus potenciais através de seu empenho e estímulo, prática e aprendizado, assim como o grande Mozart (músico), ninguém jamais realizou grandes coisas sem profunda dedicação.

A palavra “ainda” tem um poder intenso, ela leva a percepção de um ponto crítico que pode ser desafiado ao dizer “ainda não foi dessa vez”, mas será melhor a cada tentativa; falar dessa maneira não causa reprovação, mas leva a uma curva de aprendizagem, isso dá um caminho para o futuro mais sólido. Usar a palavra “ainda” constrói pontes para o lugar que deseja alcançar.

O mindset progressivo propõe a viver em um espaço com potencial de crescimento, cheios de “ainda”, dando espaço para que as capacidades possam crescer e ser motivadas a uma elevada produtividade nos mundos dos negócios, educação, esportes, família, além de melhorar relacionamentos.

Acredito verdadeiramente que ao ler esse artigo o seu mindset – sua atitude mental – pode fazer uma conexão com qual lado você está mais propenso, e começar a colocar em prática o que fizer mais sentido para você neste momento. Lembre-se sempre que o feito é melhor que o perfeito, e sempre há uma chance para fazer melhor. Aproveite esse momento e faça uma lista contendo seus “AINDA” e permita realizar seus sonhos e projetos.

Como o mindset progressivo influencia nos resultados

Para conquistarmos nossos sonhos e objetivos, seja qual for a fase da vida, é preciso ter sempre foco no positivo, dedicação e autoestima elevada. Além disso, é essencial trabalharmos nossa resiliência, pois essa característica nos ajuda a superar as dificuldades e ainda traz o poder de ressignificar. Só assim, conseguiremos aprender com nossos erros e seguir em frente mais fortes e preparados.

Essa vontade de aprender, crescer e expandir as próprias possibilidades nada mais é do que o lema do mindset progressivo. Ninguém é uma ilha que não pode mudar e alterar o curso da sua própria história. Todos nós somos capazes de fazer diferente. Basta acreditar!

Mude o seu mindset e evolua com as técnicas, ferramentas e metodologias do coaching. Acesse aqui o material exclusivo sobre o assunto!

Quer ver um exemplo que envolve muitas pessoas do mundo? Quando nascemos não sabemos andar ou falar. Entretanto, estimulados por nossos responsáveis e comunidade que convivemos, poucos meses depois, muitos de nós estão andando e falando. Mais tarde, influenciados por novos conhecimentos e aprendizados nos tornamos grandes profissionais e, por meio de nossa expertise, somos capazes de alcançar resultados extraordinários.

Créditos da Imagem: Por airdone – ID da foto stock livre de direitos: 1022263045