PHOTOCREO Michal Bednarek/Shutterstock Mindfulness é um tipo de meditação que nos leva a viver, sentir e pensar no tempo presente!

Atenção plena; consciência plena; estado de atenção concentrada, focado, no aqui e agora, assim nós poderíamos definir o que é o Mindfulness. O termo que advém da palavra Samma Sati, tem origem nos ensinamentos budistas, e nos convida a viver uma verdadeira experiência de autoconexão.

Tudo isso, à primeira vista, pode parecer mais uma daquelas tarefas inalcançáveis com as quais temos que sempre lidar, pois o ser humano anda cada vez mais ansioso, ou seja, ansiando demais pelo futuro, ou ainda, muito preso ao seu passado; o que lhe faz estar em todos os lugares, menos no tempo presente.

Tudo depende da permissão que cada pessoa concede a si mesma de viver o seu melhor e experimentar navegar por sua mente consciente, sem medos ou amarras, aqui e agora. Quando vivemos o mindfulness, estamos nos permitindo experimentar um verdadeiro estado de autocontrole mental. Nada lhe carrega para o antes e nem para o depois. Você decide conscientemente estar aqui, vivendo a experiência do autoconhecimento consciente, pleno e autofocado.

Esta consciência do funcionamento de nossos processos mentais inspira um poderoso processo de conexão com o ambiente, com a nossa mente, corpo, emoções, pensamentos e sentimentos mais íntimos.  É como estar numa sala cercada de espelhos e ver toda a multidimensionalidade de si mesmo, numa experiência totalmente consciente, onde todas as sensações são reflexos daquele instante específico na vida da pessoa.

Imagine, então, o mindfulness como uma espécie de meditação onde ao invés de se desconectar, você possa se conectar totalmente com tudo que há em você. Estar de frente para sua luz e sombra, sem fugas ou julgamentos, apenas sob a ótica de quem sente e sabe a dor e a delícia de ser quem é. Isso é transcender o óbvio e permitir-se evoluir por meio de suas experiências presentes, sem recorrer ao passado ou ao futuro, apenas aqui: sendo quem é, vendo o que vê, sentindo o que sente, pensando o que pensa.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

Benefícios do Mindfulness

  • Viver o tempo presente, totalmente conectado com o seu aqui e agora;
  • Ter maior controle sobre si mesmo – sua mente, emoções e corpo;
  • Poder conectar-se consigo mesmo e construir relações mais positivas com o mundo e as pessoas à sua volta;
  • Permitir-se experimentar pensamentos, emoções e sensações que causam desconforto e superar estas adversidades;
  • Reconhecer-se como uma pessoa especial e merecedora de coisas positivas;
  • Diminuir a ansiedades e os excessos que fazem sua vida ser mais estressante;
  • Libertar-se de pensamentos negativos e ressignificar sua visão de mundo;
  • Aprender a tirar o foco da dor e a concentrar-se em coisas positivas;
  • Assumir uma postura mais otimista em relação a si mesmo, às pessoas e à vida de forma geral;
  • Aprender a verdadeiramente amar, honrar e respeitar a própria história.

Pesquisas sobre os Efeitos Terapêuticos do Mindfulness

Pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostraram que a prática de mindfulness, ainda que de forma breve, por algumas semanas, realmente ajuda a melhorar nossos processos físicos, mentais, sociais e emocionais.

Segundo um dos estudos, esta ferramenta é muito positiva para o nosso corpo. Foi constatado que após oito semanas de meditação, as pessoas que praticaram o mindfulness fortaleceram seu sistema imunológico e ficaram menos suscetíveis às doenças. Outro ponto positivo foi encontrado no tratamento contra a obesidade, pois o mindfulness estimula uma alimentação mais consciente, concentrada no tempo presente, no sabor do alimento, o que auxilia na perda de peso.

Outras pesquisas constataram que este tipo de abordagem também é extremamente benéfico para a nossa mente. Isso ocorre porque o estado de atenção plena, de foco total no aqui e agora, potencializa as emoções positivas, minimiza o estresse e as emoções negativas, e nos faz responder de maneira menos impulsiva aos acontecimentos, o que é maravilhoso.

O mindfulness também aumenta nossa capacidade de concentração, melhora a memória e nos faz ficar mais focados. Se não bastassem todos estes efeitos positivos, os cientistas verificaram que o nosso cérebro também é beneficiado com a prática deste tipo de meditação. De acordo com os estudos científicos, a famosa massa cinzenta, relacionada aos sistemas de memória, empatia, aprendizagem e emoções; é drasticamente aumentada em pessoas que praticam regularmente a meditação mindfulness. Fantástico!

Além disso, outra série de pesquisas relacionou o mindfulness à diminuição de depressão e ansiedade, melhora nos relacionamentos afetivos e interpessoais, no aumento da autocompaixão, na redução de sentimentos negativos como a raiva, hostilidade e distúrbios de humor. Também foi constatada uma diminuição significativa dos sintomas de estresse pós-traumático em veteranos de guerra.

 Mindfulness – A Arte de Viver Momento Presente

Como dito anteriormente, cada vez mais vivemos no passado e no futuro e raramente no tempo presente. Isso nos faz reviver dores e também nos torna pessoa mais ansiosas, que esperam avidamente pelo amanhã sem se preocupar com a qualidade dos momentos que vive hoje, aqui e agora.

O mindfulness é um convite a viver o momento atual e conectar-se consigo mesmo de forma construtiva. Vejamos então, como colocar esta prática meditativa em ação.

 – A respiração é como um termômetro de nossas emoções. Esteja atento à sua forma de respirar, a intensidade de seu inspirar e expirar, e busque identificar quando ela é alterada positiva ou negativamente por suas emoções.

 – Observe-se e tente compreender o que você está sentindo agora, neste exato momento, o que ouve, sente e vê e conecte-se verdadeiramente com o melhor de você.

Elimine crenças limitantes e padrões mentais ruins que te fazem crer que seus pensamentos negativos definem você, quando na realidade eles são apenas produtos do momento, ou seja, são passageiros.

– Conecte-se com seu corpo, sinta cada parte dele, sua pele, seu toque, a água do chuveiro caindo em seu rosto, o sol da manhã, o vento, a luz; e perceba como você reage fisicamente a cada um destes estímulos. Sinta-se!

A autoconfiança só é possível se você está de bem com
a vida. Quer saber em qual nível está a
sua felicidade? Clique aqui

Exemplos de Exercícios de Mindfulness

Exercício de Conexão Corporal – O objetivo deste exercício é fazer uma autoconexão verdadeira com o seu estado físico. Para isso, busque sentir seu corpo, da cabeça até os dedinhos dos pés, e identificar as sensações e emoções que cada parte dele te traz, mas sem tentar camuflar nenhum sentimento, vivendo o tempo presente e as impressões sentidas naquele exato momento. Permita-se sentir seus pés, pernas, braços, mãos, dedos, pescoço, cabeça, ombros, sua pele, gestos, expressões.

Exercício Sentir o Sabor – A intenção deste exercício é conectar-se aos sabores que perdemos quando nos alimentamos de forma automática, sem perceber que aquilo que comemos somos nós também. Pegue um morango ou outra fruta de sua preferência, sinta a textura em suas mãos, sua cor, seu cheiro, tamanho. Morda um pedaço e sinta o sabor em sua língua, a mistura de doce e azedo e a sensação de deleite e conexão verdadeira com o alimento. Sensacional!

Exercício da Compaixão – Consiste em pensar, aqui e agora, em sentimentos e emoções positivas e relacioná-las as pessoas ao ser redor, numa verdadeira corrente de pensamentos do bem. Comece tendo compaixão por si mesmo, olhe-se de maneira otimista, em seguida exercite sua compaixão pelos que estão ao seu lado, por conhecidos e desconhecidos, por quem está enfrentado dificuldades e permita-se enxergar a todos de modo compassivo. Este exercício é um convite a sairmos da cruel zona de julgamentos e a olharmos para nós e para o outro de forma mais altruísta.

Agora que você conhece todos os benefícios, diferenciais e bases deste extraordinário modelo de meditação, experimente levar o mindfulness para o seu dia a dia, concentrar-se no tempo presente e viver o seu aqui e agora de forma mais plena e positiva. Permita-se!

Fonte – Greatergood/Berkeley