Balanced Scorecard

Bakhtiar Zein/Shutterstock O Balanced Scorecard é uma ferramenta poderosa para a empresa e o crescimento do negócio

A metodologia Balanced Scorecard foi desenvolvida na década de 1990, na Universidade de Harvard, pelos professores Robert Kaplan e David Norton, que lecionavam na Escola de Negócios da instituição.  Tem como objetivo ajudar as empresas a avaliar seu desempenho para com isso potencializar sua perfomance em diversos aspectos.

O método ao longo dos anos foi sendo replicado em diversos tipos de empreendimentos e se mostrou tão efetivo que hoje tem um papel importante na gestão organizacional e nos planejamento estratégico das empresas. Para crescer é importante compreender quais são os pontos fortes e também os pontos de melhoria de uma organização e avaliar quais são os resultados provenientes de suas ações.

Como Usar o Balanced Scorecard

O Balanced Scorecard faz a avaliação de desempenho e, consequentemente, dos resultados, de modo a compreender em quais aspectos a empresa está indo bem, em quais está errando e precisa melhorar. Para isso, usa como critério de mensuração, quatro indicadores essenciais: processos internos, finanças, consumidores e aprendizagem.

No que tange os processos internos, o BS observa de que forma os procedimentos são realizados e implantados e se eles realmente estão surtindo os efeitos desejados. Compreender isso é muito importante, uma vez que uma organização é feita de pessoas e processos e, quanto mais assertivos e alinhados eles estão, maiores são suas chances de sucesso.

Outro ponto-chave que o Balanced Scorecard mensura é se a empresa está verdadeiramente gerenciando suas finanças, controlando seus gastos, investindo o seu capital de modo certo, obtendo retorno e cuidando da saúde financeira do negócio corretamente. Isso é essencial para garantir seu futuro.

Como o cliente é fundamental para qualquer empresa, o terceiro elemento de avaliação do BS é a sua relação com seus consumidores e vice-versa. Isso ajuda a compreender qual é a visão dos compradores da marca, o que querem, procuram, acham da organização e também a entender como as ações de marketing influenciam em sua decisão de compra.

PSC

Por fim, o a metodologia busca avaliar se os programas de treinamento e desenvolvimento oferecidos pela instituição realmente atendem suas lacunas no que tange a capacitação dos colaboradores, se são os ideais para eliminar os seus gaps, melhorar os processos e se surtem os efeitos planejados.

Como podemos perceber estes quatro pilares de avaliação do Balanced Scorecard dão todo o suporte que a empresa precisa para ter uma visão geral de seu estado atual e para ter subsídios que precisa para desenvolver práticas mais efetivas de gestão humana, processual e organizacional.