De origem japonesa, o termo que deu nome ao Método Kaizen significa “mudança para melhor”. Ele foi criado pelo engenheiro japonês Taichi Ohno. Essa metodologia tornou-se conhecida e difundida mundialmente após ser adotada e aplicada nas linhas de produção da empresa Toyota, que visava à melhoria contínua dos seus processos.

O método pode ser aplicado a empresas de diferentes estruturas e tamanhos, auxiliando-as na obtenção de um aumento na sua produtividade e também na prevenção/resolução de problemas. Neste artigo, você vai compreender em detalhes as características do método Kaizen, os princípios que o norteiam e os benefícios que ele pode oferecer às empresas que o adotarem. Continue a leitura e saiba mais!

O que é o método Kaizen?

método Kaizen é uma metodologia que foca no desenvolvimento e aperfeiçoamento constante em todos os âmbitos da vida humana: pessoal, profissional, familiar, social e até mesmo espiritual. Trata-se de uma filosofia que nasceu após o fim da segunda guerra mundial, quando o governo japonês propôs um novo projeto que visava a reerguer a economia, bem como melhorar as condições de vida e trabalho que haviam sido prejudicadas durante o antigo governo e o pós-guerra.

Apesar de ser um método que pode ser aplicado em diferentes contextos da vida, ele é comumente utilizado no ambiente organizacional, com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar processos, reduzir despesas e custos e gerir o tempo das atividades e serviços de forma eficiente.

Isso acontece porque os ensinamentos do Kaizen partem do princípio de que todos os profissionais atuantes em uma empresa podem e devem maximizar, melhorar e potencializar, de forma contínua, as suas competências, bem como o cumprimento das suas atividades e tarefas.

Nesse sistema, o capital humano é considerado parte fundamental para o bom andamento e funcionamento de uma organização. Sendo assim, o foco é valorizar as pessoas e o potencial de cada uma delas para que, dessa forma, todas possam desenvolver os seus talentos, habilidades e competências e manter a sua motivação e energia de trabalho sempre.

PSC

A felicidade é imprescindível para um bom relacionamento empresarial!Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Princípios do método Kaizen

Confira os três principais princípios que norteiam a filosofia Kaizen:

  1. Reduzir e cortar todos os gastos e desperdícios desnecessários é fator fundamental;
  2. Toda a equipe de uma empresa deve estar comprometida com o método Kaizen e os seus resultados. Desde a hierarquia mais baixa à mais alta, ou seja, desde os estagiários e auxiliares até os gestores e diretores;
  3. O método Kaizen é uma metodologia econômica — acredita-se que as mudanças de comportamentos são um fator primordial para o alcance de resultados, sem a necessidade de custos com recursos caros.

Os “5 S” do Método Kaizen

O Método Kaizen abrange 5 elementos fundamentais, conhecidos como “Os 5 S”, pois são 5 termos em japonês iniciados nessa letra. Esses cinco elementos têm o poder de tornar o ambiente profissional mais organizado e produtivo, com disciplina e bons resultados. Os 5 S são:

  • Seiri (utilidade): antes de iniciar uma tarefa, pegue todos os objetos, utensílios, ferramentas, dados e recursos necessários para realizá-la, sem que seja necessário interrompê-la. Guarde e deixe de lado tudo aquilo que não for necessário no momento, de modo que não haja bagunça ou distrações durante a execução da atividade;
  • Seiton (organização): organize todos os objetos, ferramentas e demais recursos da etapa anterior, de preferência identificando-os com etiquetas e definindo locais específicos para armazenar cada item. É um processo trabalhoso, mas que torna as atividades muito mais práticas e rápidas daqui por diante;
  • Seiso (limpeza): defina uma rotina padronizada de limpeza, com horários para juntar e remover o lixo, bem como para descartar elementos que se tornaram inúteis. A limpeza torna os ambientes mais leves e seguros, facilitando a identificação de possíveis problemas (por exemplo: documentos perdidos, objetos quebrados etc.);
  • Seiketsu (padronização): esse elemento consiste basicamente em comunicar as equipes de trabalho e mobilizá-las para que coloquem os itens anteriores em prática diariamente. Defina cronogramas e ressalte a importância da colaboração de todos, sem exceção, para que o Kaizen ofereça os resultados esperados.
  • Shitsuke (disciplina): a disciplina e o autocontrole são essenciais para que ninguém deixe de organizar, padronizar, limpar e manter a ordem no ambiente de trabalho. A repetição de boas atitudes é o que constrói bons hábitos, que, por sua vez, são a chave de bons resultados em qualquer área da vida, o que inclui obviamente o ambiente organizacional.

Benefícios do Kaizen para as empresas

Confira alguns dos benefícios que o método Kaizen oferece para as empresas e organizações:

  • Redução e eliminação de gastos e desperdícios;
  • Aumento da produtividade;
  • Aumento da eficiência operacional;
  • Maximização de resultados;
  • Aumento da performance profissional;
  • Melhora na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa;
  • Melhoria dos processos de trabalho;
  • Maior integração e comprometimento de profissionais e equipes.

Os princípios do método Kaizen podem transformar positivamente a vida de qualquer empresa. Todas as áreas podem ser positivamente impactadas por essa técnica: o comercial, o financeiro, o marketing, os recursos humanos, e por aí vai. Muitas empresas entram em verdadeiras crises pelo simples fato de não definirem padrões de organização, o que gera uma confusão enorme de dados que torna a empresa incapaz de ser monitorada. O Kaizen evita a instalação de crises do tipo.

Mais do que isso, a técnica também pode revolucionar a área pessoal da vida das pessoas. Quantas roupas que você nem usa estão aí ocupando espaço no seu guarda-roupa? Quantas vezes você perdeu muito tempo simplesmente porque não se lembrava de onde tinha guardado um determinado objeto? O método Kaizen pode trazer mais padronização, limpeza e organização até mesmo para a sua casa, desde que todo mundo coopere, é claro!

E você, ser de luz, já conhecia o método Kaizen? Já coloca em prática algum dos seus princípios? Em quais aspectos você acredita que precisa melhorar, seja na vida pessoal, seja na vida profissional? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!