Você costuma definir metas para a vida quando um novo ano se inicia? Além disso, define, também, as atitudes que precisa ter para alcançá-las? Se costuma se frustrar por não conseguir cumprir as suas resoluções de ano novo, saiba que o Coaching pode te ajudar a alcançar seus alvos com mais assertividade e rapidez. A metodologia conta com ferramentas capazes de despertar o que você tem de melhor, promovendo uma grande e positiva transformação e uma evolução pessoal e profissional de forma sistêmica.

A Importância de Estabelecer Metas Para a Vida

Existem pessoas que acham que essa história de definir metas é uma grande baboseira, mas te digo que não é, e vou explicar a razão. Ao ter uma noção clara dos objetivos que deseja conquistar em sua vida, nas mais diversas áreas, terá também o seu propósito mais claro, um motivo para se levantar da cama todos os dias e lutar pelo que sonha e deseja realizar. Ter essa motivação irá te proporcionar muito mais força e direcionamento para guiar suas ações e te levará a um nível de realizações extraordinário.

Para definir as suas metas e o seu propósito, pare para refletir a respeito da sua vida. Considere as coisas que te motivam, inspiram, te deixam feliz, os seus sonhos, o que não gosta de fazer e, especialmente, qual o legado que deseja deixar para o mundo. Pensar sobre isso irá fazer nascer em você uma grande força interna para colocar seus planos em prática e desfrutar da vida com mais foco, determinação, coragem e plenitude.

O Papel do Coaching na Definição de Metas Para a Vida

Em resumo, o processo de Coaching funciona da seguinte forma: durante as sessões, o profissional coach, faz perguntas de reflexão ao coachee, cliente, para que possa fazer uma profunda autoanálise, observar e trabalhar seus pontos de melhoria, reconhecer e orientar seus pontos fortes e, especialmente, para avaliar seus resultados pessoais e profissionais e definir com mais assertividade quais são as metas que deseja conquistar em curto, médio e longo prazo.

Por meio desses questionamentos, é possível colocar luz sobre pensamentos e comportamentos que tanto ajudam como atrapalham o crescimento do indivíduo, a fim de entender o que precisa ser desenvolvido, interna e externamente, para que os objetivos da pessoa sejam alcançados com sucesso. Neste sentido, veja, a seguir, as contribuições que o Coaching tem a oferecer para que você defina suas metas de forma mais assertiva.

Metas Definidas Com Base em Autoconhecimento

Ao definir metas é necessário que elas façam sentido para você. Por isso mesmo elas devem ser baseadas em suas próprias opiniões, sentimentos e valores e, não nos de terceiros. De nada adianta colocar no papel um objetivo que não é seu, pois dificilmente se sentirá motivado a ir em busca dele. Nesse sentido, o autoconhecimento é um passo fundamental, pois ele permitirá que busque respostas no seu interior e as encontre com clareza.

PSC

O ato de refletir sobre si, seus sentimentos e emoções é o primeiro passo para iniciar um processo de desenvolvimento, seja pessoal ou profissional. Apenas após conhecer e entender o que sente, será possível descobrir seus pontos fortes, os que precisa desenvolver e, principalmente, adquirir inteligência emocional, que é indispensável para atingir os seus objetivos de forma mais efetiva.

Planejamento Para Cumprir as Metas

Mais do que definir, o Coaching conta com diversas técnicas que auxiliam no planejamento, ou seja, a colocar as metas em prática. Um coach profissional irá aplicar ferramentas e métodos específicos para ajudar você a organizar melhor suas ideias e os objetivos que pretende alcançar, como também a definir estratégias mais eficazes para realizar seus anseios pessoais e profissionais em determinado espaço de tempo.

Estabelecer prazos para suas ações, por exemplo, é um passo fundamental para que os objetivos saiam do campo das ideias e se tornem reais. Imagine que uma pessoa tem como objetivo emagrecer. Essa informação parece vaga e, sozinha, não é capaz de causar motivação, certo? Quando é transformada em meta e tem planejamento se torna: Desejo emagrecer 10 quilos em dois meses e, para isso, irei praticar exercícios físicos cinco vezes por semana e me alimentar de forma mais saudável. Notou a diferença?

Eliminação de Comportamentos Sabotadores

Através da união de diferentes técnicas, o Coaching ajuda o coachee a eliminar os sentimentos e comportamentos sabotadores que o impedem de agir e conquistar os resultados que almeja. A baixa autoestima, por exemplo, é fruto da falta de autoconhecimento e de consciência sobre suas próprias qualidades, competências, talentos e capacidades. Ela leva um indivíduo a acreditar que é incapaz de conquistar o que deseja, criando crenças bloqueadoras e limitantes.

Outros exemplos de comportamentos sabotadores que o Coaching ajuda a eliminar é a desorganização pessoal, que pode incluir a procrastinação, a má gestão do tempo e, também, financeira. Ao apoiar o indivíduo a se conhecer, o coach irá auxiliá-lo a reorganizar a sua vida e substituir os comportamentos sabotadores por hábitos positivos e que contribuam para a sua evolução.

Definição das Prioridades

Quantas metas você tem? Grande parte das pessoas tem muitos sonhos e isso é ótimo. Contudo, é necessário saber como organizá-los por ordem de prioridade, para que consiga estipular prazos possíveis e mantenha-se motivado. Através de sua metodologia poderosa, o Coaching irá te levar a descobrir quais metas são mais importantes para você, e, assim, definir os passos para alcançá-las.

Para isso, organizar as metas por prioridades é muito importante porque auxilia a manter a disciplina e o foco. Tentar fazer tudo de uma vez só pode ser frustrante e impedir que desfrute de cada experiência em sua totalidade. Ao aprender a priorizar, terá mais discernimento para eliminar tudo aquilo que te tira do caminho que definiu e seguir firme rumo aos seus propósitos.

Motivação Para Agir

Depois de se conhecer, definir as metas e estratégias, priorizar as mais importantes e eliminar os comportamentos sabotadores, chega o momento crucial: a hora de agir. É nesse momento que as suas metas começarão a sair dos seus pensamentos e do papel e se tornarão realidade. Esse é o objetivo do Coaching, preparar você em todas as etapas anteriores para te levar a agir.

Passar por todo esse processo fará com que conheça todo o potencial que tem e te dará forças para ousar e ir além do que imaginou. Acredite, você tem um poder incrível dentro de si e só precisa das ferramentas certas para despertá-lo. Se dê a oportunidade de se conhecer plenamente e confirme que tudo o que estou dizendo é real. O Coaching irá te proporcionar a descoberta mais incrível e transformadora da sua vida e, com certeza, te levará para o próximo nível, onde você se sente confiante, otimista e pleno para realizar tudo o que quiser.

Espero que este artigo te motive a buscar o seu desenvolvimento pessoal para conhecer todo o poder interior que tem e começar a desfrutar dele o quanto antes. Ter metas bem definidas fará com que se torne uma pessoa mais focada para conquistar tudo o que deseja e ser ainda mais feliz. Para isso, invista em Coaching e tenha o suporte que precisa para ir sempre além!

Copyright: 556887244 -https://www.shutterstock.com/pt/g/mohd%20last