Peter Drucker, o pai da Administração Moderna, tem uma famosa frase que diz: “A melhor maneira de prever o futuro, é criá-lo”. Talvez nem todos entendam bem o que isso quer dizer, pois muitas pessoas não acreditam no seu próprio futuro e, por isso, acabam não fazendo nada para conquistar os seus sonhos e objetivos na vida — se é que os têm!

Viver ser um norte, sem saber para onde está indo, e deixar-se levar apenas pelas circunstâncias pode ser um modo de vida, mas essa escolha cobra um preço bastante alto. Ter metas e objetivos nada mais é do que trabalhar e agir, hoje, para conquistar os seus alvos amanhã. Em resumo, é fazer o seu futuro!

Certamente, não podemos prever tudo o que nos acontecerá mais adiante, porém, podemos desejar e colocar as nossas melhores energias, emoções e forças nos projetos que queremos realizar. Essa é a grande diferença, pois, quando entramos na universidade, por exemplo, podemos apenas querer concluir aquele período de 4 anos e nos formar em tal profissão, ou sermos de fato os melhores profissionais que podemos na nossa área de atuação!

Portanto, ter objetivos significa canalizar as suas forças para algo que você realmente deseja. Não tê-los, por sua vez, significa não assumir o controle da própria vida, deixando-a à mercê de circunstâncias diversas.

Mas como definir objetivos?

As expectativas na vida variam de acordo com cada pessoa, com a sua história, com as suas crenças positivas e também com as crenças limitadoras. Algumas sonham alto e fazem desses sonhos um estímulo a mais para realizar os seus desejos pessoais e profissionais. Para isso, traçam planos, definem caminhos e estratégias de ação e se colocam a trabalhar, com afinco, para ter as suas metas concretizadas plenamente.

Outros, em decorrência de crenças limitantes e de comportamentos sabotadores, desistem de tentar, criam barreiras e param nas primeiras dificuldades. Desse modo acabam deixando para trás os seus sonhos e se ressentindo de todos aqueles que decidiram continuar e venceram na vida. T. Harv Eker, autor do sucesso Os Segredos da Mente Milionária, diz em seu livro, que essa é uma das características das pessoas de mente pobre.

PSC

Então, vamos lá. Mude o seu mindset e não tenha medo de querer alcançar riqueza e prosperidade em sua vida e de construir um futuro maravilhoso para você e sua família. Tenha uma conversa interior, identifique as suas motivações pessoais e profissionais e defina quais são as suas metas e objetivos de curto, médio e longo prazo. Em resumo, liste quais são os seus alvos e os seus sonhos para este mês, este ano e os próximos anos da sua vida. Em seguida, coloque-se em ação para realizá-los!

Lembre-se de que todo bom objetivo segue a metodologia SMART (do inglês, “inteligente”), uma sigla que reúne 5 características que tornam uma meta realmente eficaz:

1. S — specific (específico)

Um objetivo precisa ser específico, ou seja, detalhado. Não adianta definir para si mesmo “quero ser rico”. É preciso se aprofundar nessa vontade. Quer ser rico por quê? De que forma pretende enriquecer? Onde pretende investir? Como vai administrar o seu dinheiro? Um objetivo específico seria: “Quero me aposentar aos 62 anos de idade, recebendo ao menos 6 mil reais por mês, por meio de um plano de previdência privada”. Perceba a diferença!

2. M — measurable (mensurável)

O objetivo também precisa ser mensurável, isto é, você deve ser capaz de medir o quão próximo ou distante está do alcance da sua meta. Por exemplo, não adianta dizer “quero emagrecer”. É preciso definir um valor específico a ser alcançado, como “quero perder 30 kg”. Ao definir um valor numérico, você consegue acompanhar o seu progresso e ajustar as suas ações ao longo de cada dia, semana, mês etc. Isso vale tanto para as metas individuais quanto para aos objetivos das empresas.

3. A — achievable (alcançável)

A terceira característica da metodologia SMART revela que os objetivos precisam ser alcançáveis, isto é, realistas. É claro que não devemos dar ouvidos às crenças limitantes, mas também não devemos perder o contato com a realidade. Portanto, os objetivos devem ser verossímeis. Se você nunca dirigiu um carro na vida, não queira tornar-se um piloto de Fórmula 1 até o fim do ano. É claro que o exemplo é exagerado, mas muita gente peca nesse excesso, tanto individualmente como nas organizações.

4. R — relevant (relevante)

Outro ponto fundamental das metas que definimos na vida é a relevância. Você pode ter definido para si mesmo, por exemplo, o objetivo de fazer uma pós-graduação em marketing. Mas isso é relevante para a sua carreira? Isso será útil para você de alguma forma? Isso desperta o seu interesse e a sua motivação? Muitas vezes, definimos metas para nós mesmos que são frutos de pressões externas, como a vontade do chefe, do amigo, dos pais etc. Mas será que a meta é relevante para você?

5. T — timebound (com um limite de tempo)

Por fim, é importante dar um prazo à realização dos seus objetivos. Se você não fizer isso, pode entrar em um ciclo de procrastinação que gera desânimo e desistência. Quando uma pessoa afirma que quer perder 30 kg em um ano, por exemplo, ela assume consigo mesma um compromisso, mesmo que psicológico, para dar conta dessa meta. Isso a estimula a dar o melhor de si a cada semana. A ausência desse prazo, porém, faz com que as pessoas fiquem constantemente adiando os seus esforços, gerando a desistência.

Concluindo, saiba que todas as pessoas de sucesso que você admira também tiveram as suas dificuldades na vida e enfrentaram muitos desafios e percalços antes de conquistarem os seus objetivos.  Entretanto, tudo isso foi essencial para o seu aprendizado, crescimento e amadurecimento como ser humano, obtendo o impulso de que precisavam para seguir em frente.

Ninguém disse que seria fácil, mas nada é impossível para quem acredita verdadeiramente em si mesmo e nos seus sonhos. Ponha-se a caminhar, enfrente os seus medos, encare as adversidades e os problemas como oportunidades e siga em frente. O seu futuro de prosperidade e riqueza espera por você. Construa ele hoje e honre o seu direito de buscá-lo. Permita-se!

E você, ser de luz, como tem definido as suas metas e objetivos para um futuro extraordinário? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes socia