Voltar

Mercado de Trabalho no Brasil – Oportunidades na Crise

Publicado em | 0 comentários
Mercado de Trabalho no Brasil

Wakebreakmedia/Shutterstock Mesmo em meio à crise, graças a uma boa gestão financeira, muitas empresas estão crescendo e contratando funcionários

Em meio a uma crise que tirou o emprego de mais de 12 milhões de brasileiros, podemos dizer que atualmente o cenário do mercado de trabalho no Brasil é um dos piores de toda a sua história. Mas como brasileiro não foge a luta e não desiste nunca, para muitos profissionais este momento negativo também vem sendo transformado em oportunidade para experimentar novas profissões ou mesmo abrir um negócio próprio.

No mundo corporativo não é diferente, as empresas que melhor se prepararam também estão conseguindo driblar a crise e expandir seus negócios. Este é o caso das Lojas Renner, que no meio do furação,  em 2015, abriu 54 lojas e cresceu 19,4%. Segundo seu presidente, José Galló, isso só foi possível devido a uma minuciosa redução de custos e ao fato de a empresa estar preparada.

Outro fator fundamental para que a crise não seja maior que o seu empreendimento, consiste em ter poucas dívidas e fluxo de caixa. A organização deve buscar ter poucos gastos, enxugar ao máximo suas contas e evitar desperdícios. Pode parecer uma ideia meio utópica, mas acredite: muitos conseguem fazer isso e garantir a manutenção dos empregos e investir em seu próprio crescimento mesmo neste momento tão delicado.

Reflexos no Mercado de Trabalho no Brasil

Se a empresa está preparada, os efeitos da crise são bem menores, pois com dinheiro em caixa e planejamento, ela consegue financiar seu próprio crescimento, projetar investimentos e continuar a crescer e prosperar. Como reflexo deste gerenciamento financeiro efetivo, os empregos são mantidos e, com seus projetos de expansão, novos postos de trabalho são gerados.

Tudo isso é muito importante para o país neste momento, uma vez que milhões de profissionais estão em busca de recolocação no mercado e precisam de uma oportunidade para voltar a trabalhar. Então, se as empresas estão buscando aproveitar as oportunidades que a crise também traz; a contratação de novos funcionários faz parte deste processo e representa uma esperança para os trabalhadores.

Para isso, o profissional deve estar atento não apenas a abertura de vagas, mas especialmente à sua qualificação e buscar constantemente renovar seu portfólio de conhecimentos e agregar novas experiências e competências técnicas e comportamentais. Isso, mesmo em meio à crise, é um diferencial competitivo importante, que pode abrir portas para você e impulsionar suas chances de conquistar um novo emprego consideravelmente. Fique atento e boa sorte!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!