Em meio a uma crise que tirou o emprego de mais de 12 milhões de brasileiros, podemos dizer que, atualmente, o cenário do mercado de trabalho no Brasil é um dos piores de toda a sua história. Mas como o brasileiro não foge à luta e não desiste nunca, para muitos profissionais esse momento negativo também vem sendo transformado em oportunidade para experimentar novas profissões ou mesmo abrir um negócio próprio.

No mundo corporativo não é diferente: as empresas que melhor se prepararam também estão conseguindo driblar a crise e expandir os seus negócios. Este é o caso da Renner, que no meio do furacão,  em 2015, abriu 54 lojas e cresceu 19,4%. Segundo o seu presidente, José Galló, isso só foi possível devido a uma minuciosa redução de custos e ao fato de a empresa estar preparada.

Outro fator fundamental para que a crise não seja maior que o seu empreendimento, consiste em ter poucas dívidas e fluxo de caixa. A organização deve buscar ter poucos gastos, enxugar ao máximo as suas contas e evitar desperdícios. Pode parecer uma ideia meio utópica, mas acredite: muitos conseguem fazer isso e garantir a manutenção dos empregos, além de investir no seu próprio crescimento, mesmo nesse momento tão delicado.

Reflexos no mercado de trabalho brasileiro

Se a empresa está preparada, os efeitos da crise são bem menores, pois, com dinheiro em caixa e planejamento, ela consegue financiar o seu próprio crescimento, projetar investimentos e continuar a crescer e a prosperar. Como reflexo desse gerenciamento financeiro efetivo, os empregos são mantidos e, com os seus projetos de expansão, novos postos de trabalho são gerados.

Tudo isso é muito importante para o país nesse momento, uma vez que milhões de profissionais estão em busca de recolocação no mercado e precisam de uma oportunidade para voltar a trabalhar. Portanto, se as empresas estão buscando aproveitar as oportunidades que a crise também traz, a contratação de novos funcionários faz parte desse processo e representa uma esperança para os trabalhadores.

Para isso, o profissional deve estar atento não apenas à abertura de vagas, mas especialmente à sua qualificação. Assim, ele precisa constantemente renovar o seu portfólio de conhecimentos e agregar novas experiências e competências técnicas e comportamentais. Isso, mesmo em meio à crise, é um diferencial competitivo importante, que pode abrir portas para você e impulsionar consideravelmente as suas chances de conquistar um novo emprego. Fique atento e boa sorte!

5 dicas para prosperar, mesmo em meio à crise

PSC

Se você deseja não apenas sobreviver, mas também prosperar nos tempos de crise, confira as 5 dicas abaixo.

1. Faça da necessidade um motivo para empreender

Ao caminhar pelas ruas, ou mesmo ao navegar pela internet, os tempos de crise revelam muitos problemas sociais, que refletem desejos e necessidades das pessoas. Será que você tem como resolver essas necessidades por meio de uma iniciativa empreendedora? Muitos profissionais de marketing, por exemplo, conseguiram empregos como criadores de conteúdos justamente para alavancar a comunicação das empresas que estavam em crise. Fique atento a essas oportunidades!

2. Construa uma reserva de emergências

Seja você um empreendedor, seja um funcionário de alguma empresa, construa uma reserva de emergência enquanto não estiver em crise. Conforme citamos no início do artigo, quem se prepara melhor consegue amenizar os impactos da crise, tanto nos negócios próprios como na vida pessoal. Portanto, construa essa reserva de emergência, poupando um pouquinho por mês. Isso pode ser trabalhoso, mas, nos momentos de crise, você vai agradecer por ter tido essa iniciativa.

3. Estude, mesmo que por conta própria

Nos tempos de crise, é fato que a população perde poder aquisitivo e, com isso, não consegue mais investir como gostaria ou como precisa em estudos. No entanto, por mais que você não possa ir a uma escola ou universidade no momento, sempre há cursos gratuitos, muitos dos quais podem ser acessados pela internet. Além do mais, fique atento aos portais, sites, blogs e livros, que sempre são fontes valiosas de conteúdo e que podem desenvolver os seus conhecimentos profissionais.

4. Acompanhe as notícias e tendências

É sempre muito importante ficar de olho nas notícias do Brasil e do mundo. Nos tempos de crise, as áreas de política e economia sempre ficam mais intensas, provocando mudanças nos rumos da vida das empresas e dos cidadãos. Dessa forma, esteja sempre ligado a tudo aquilo que se passa nesses contextos, de modo que você não seja pego de surpresa pelas variáveis externas, isto é, aquelas que não dependem de você. Para isso, acompanhe os portais jornalísticos todos os dias.

5. Aposte nos setores em expansão

Geralmente, quando algum setor da economia está em crise, há outro que acaba sendo beneficiado de alguma maneira. Aproveitando que você está sempre acompanhando as notícias, verifique quais são os setores que têm mais chances de prosperar, ou ao menos de ser menos impactados pelas crises. Isso serve tanto para empreendedores que desejam investir em algo como para trabalhadores comuns, que desejam encontrar um bom emprego.

Siga as dicas acima e faça das crises verdadeiras oportunidades de prosperidade profissional e, consequentemente, financeira. É difícil, é claro, sobretudo em condições adversas, mas não é impossível. Inspire-se nos exemplos acima e faça a sua parte!

E você, querida pessoa, já prosperou ou conhece alguém que já deu a volta por cima no meio de uma crise que afeta o mercado de trabalho? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!