Mercado de Coaching no Brasil

One Photo/Shutterstock Mesmo com a crise, o mercado de Coaching se mantem crescente no Brasil e traz muitas oportunidades aos coaches profissionais!

Quando falamos em mercado de Coaching no Brasil, podemos afirmar, sem medo de que ele, apesar da crise, vive uma grande crescente. Enquanto outros setores sofreram refração, o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, a maior escola da modalidade em nosso país, por exemplo, cresceu mais de 400% em 2015. Em 2016 e em 2017 não está sendo diferente. O Crescimento continua a todo o vapor!

E se a procura de profissionais que querem agregar o Coaching às suas carreiras e vidas também tem sido grande, o número de pessoas que estão buscando neste método um apoio para fazer seus resultados deslancharem e para desenvolver suas competências pessoais e seu autoconhecimento também é enorme.

Isso ocorre porque diferente de outros processos de aprimoramento humano, o Coaching prega a definição de metas e objetivos claros, a realização de tarefas, com prazos bem definidos e sempre com foco em mudanças efetivas de comportamento. Ou seja, é um processo com começo, meio e fim e que para consolidar resultados, precisa que coach e coachee estejam 100% engajados e comprometidos com o seu sucesso.

Na prática, isso quer dizer que os coachees (clientes) têm nesta metodologia a oportunidade de potencializar suas competências e habilidades pessoais e profissionais e de identificar e vencer as crenças limitantes que os impendem de alcançar seu estado desejado, de forma rápida, planejada e efetiva. Para isso, é claro, estas pessoas vão precisar de coaches, o que traz demanda e mais e mais oportunidades de trabalho para os profissionais que estão começando ou mesmo pensando em ingressar neste mercado.

Por Dentro do Mercado de Coaching no Brasil

O mercado de Coaching no Brasil oferece a chance de trabalho em diversos nichos. Existem coaches, por exemplo, focados apenas no mundo empresarial: atendimento de executivos, empresários, empresas, atuação como leader coach, no trabalho como multiplicador e como coach interno de sua organização.

Outros, além de fazer este trabalho, também optam por expandir sua atuação e trabalham ministrando palestras sobre Coaching e seus benefícios, escrevendo livros sobre o assunto e desenvolvendo teses e pesquisas sobre os diferenciais do processo. Isso tem fomentando ainda mais a credibilidade do método.

PSC

Existem ainda coaches mais focados no que chamamos de Life Coaching, ou Coaching de Vida, que tem como objetivo ajudar as pessoas a trabalhar suas questões pessoais, familiares, financeiras e de saúde, por exemplo. Neste sentido, destacamos o trabalho de Coaching de Emagrecimento, Coaching de Saúde, Self Coaching, Coaching para Mulheres, Coaching para Finanças Pessoais e Coaching Familiar, por exemplo.

Além de profissionais e membros de uma sociedade, nós somos seres humanos, com nossos desejos, sonhos, necessidades e pontos de melhoria. Assim, poder contar com um processo como o Coaching que ajuda em nosso autoconhecimento e nos desenvolver em todos os sentidos é essencial.

Assim, podemos dizer que o mercado de Coaching no Brasil está realmente em expansão, pois enquanto houver pessoas e profissionais buscando crescimento, empoderamento e evolução, haverá sempre uma metodologia efetiva para apoiá-las, sempre haverá o Coaching.

Portanto, se você também busca ir além e potencializar seus resultados pessoais e profissionais, conheça o curso de Coaching que mais forma coaches no Brasil. Faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC e torne-se coach com a melhor escola do Brasil.