Voltar

Coaching de Saúde – Nichos e Oportunidades

Publicado em | 0 comentários

Andrey Popov/Shutterstock O Coaching de Saúde é uma oportunidade para os profissionais da área de Saúde expandirem sua atuação e potencializar ainda mais os resultados de seu trabalho

Coaching de Saúde é a prática da educação, orientação e treinamento para promover a saúde e aumentar o bem-estar das pessoas, facilitando que alcancem seus objetivos relacionados à saúde” (Palmer, 2003). Para os profissionais da área de saúde, vislumbramos uma possibilidade real de convergência entre os conhecimentos técnico-científicos dos cursos de graduação e pós-graduação e os conhecimentos de Coaching.

O Coaching, embora possa ser visto como modismo, por estar presente em tantas áreas de conhecimento em um tempo tão curto, constitui, na verdade, não uma “moda” do mercado, mas uma prova de que essa perspectiva é efetiva em sua aplicação.

Não temos uma certeza quanto ao momento exato em que as técnicas de Coaching começaram a ser usadas para o viés da saúde, no entanto, a modalidade Self Coaching, apontava um trabalho com o “si mesmo” que atinge a necessidade de bem-estar do indivíduo. Logo em seguida, profissionais da educação física começaram a criar métodos de trabalho para emagrecimento e melhoria nutricional com os princípios do Coaching.

Adiante, começamos a ter notícias de que profissionais da enfermagem, no viés da humanização da medicina, estavam aplicando, com sucesso, o Coaching. Tudo isso baseado na característica transdisciplinar do Coaching.

O Mercado de Atuação Para os Coaches de Saúde

Dessa forma, o campo de atuação do Coaching de Saúde é consideravelmente amplo, e a sua capacidade criativa é que norteará seu mercado. Um plano de negócio é importante nesse sentido, como forma de sairmos do abstrato e começarmos a nos transformar em coaches profissionais.

No que tange ao Coaching de Emagrecimento, a oportunidade de mercado está ligada diretamente ao advento do culto ao corpo que vivemos atualmente e à proibição da comercialização de medicamentos emagrecedores no Brasil.

Academias cada vez mais cheias, corpos esculturais sendo publicizados e a valorização dos músculos. Não entraremos em nenhuma discussão sociológica a esse respeito, não estamos julgando! Mesmo porque o emagrecimento nem sempre está ligado à ideia reducionista da estética. Nosso interesse é apresentar um nicho interessantíssimo de mercado.

Para o Coaching de Emagrecimento é necessário que o profissional esteja ligado à educação física, à nutrição, à medicina endocrinológica. Embora o profissional possa trabalhar como autônomo, diversas academias de ginástica, spas, clínicas de repouso estão valorizando profissionais com formação em Coaching.

Para os profissionais dos hospitais e clínicas, o diferencial está na utilização do Coaching como ferramenta para otimizar o alcance do estado desejado por meio do estabelecimento de melhores relações humanas e da possibilidade de ajudar o outro a encontrar as respostas em si mesmo – com auxílio das ferramentas do Coaching.

Hospitais e clínicas encontram nos médicos, enfermeiros e outros profissionais com formação também em Coaching. O que falta na maioria das pessoas: visão completa do ser humano, além da compreensão de que a saúde pode ser autogerada, e, portanto, a doença pode ser autocurada.

O Coaching de Saúde, nesse sentido, visa promover a autonomia do paciente/coachee através de um maior conhecimento do seu próprio organismo e do poder do seu cérebro sobre a perfeita execução das funções vitais.

O Coaching esportivo também está ligado à saúde. Tratar de Coaching Esportivo não é falar apenas da figura do treinador, mas os fisioterapeutas, preparadores físicos e outras figuras próprias de comissões técnicas. As perguntas poderosas e todas as Rodas e Pirâmides são instrumentos que, uma vez manipulados, podem ser direcionados e atender a diversos interesses do profissional coach.

Coaching– Benefícios e Diferenciais para os Profissionais de Saúde

Importante também dizer, caro leitor, que o que entendemos como Coaching em Saúde, não é uma forma de diagnosticar doenças ou conceber exames que as identifiquem. Esse conhecimento técnico está vinculado às ciências médicas.

Mesmo que um médico seja também coach, esse tipo de identificação de doenças será feita pelos meios tradicionais. A aplicação do Coaching começa no processo de tratamento ou mesmo de prevenção das enfermidades. É nesse ponto que nossa atuação é eficaz.

Não à toa, boa parte dos profissionais psicólogos que, se formam hoje, buscam uma formação complementar em Coaching. O psicólogo está estreitamente ligado a essa nova ideia de saúde que não prioriza a enfermidade física como única evidência de ausência de condição saudável. Junto com ele todos os demais terapeutas, independente da linha terapêutica.

Uma novidade recente é a procura dos Assistentes Sociais pela formação como coach. Esses profissionais têm estado cada vez mais presentes não só nos órgãos públicos como hospitais, creches, presídios, mas estão também nas empresas privadas dentro do processo de Gestão de Pessoas.

Entendo que o trabalho do Assistente Social, por estar ligado diretamente às políticas públicas e às pessoas, pode alavancar-se tendo como princípio a visão do Coaching. No entanto, querida pessoa, se você não é um profissional de saúde e está lendo este artigo para adquirir conhecimento sobre a saúde e o Coaching, saiba que tudo que você ler aqui pode também ser autoaplicado.

Sabemos que todas as respostas estão dentro de nós mesmos, e se não temos uma segunda pessoa que nos ajude nessa busca, se não temos condições de contratar um profissional coach, seremos coaches de nós mesmos, e mesmo assim teremos totais condições de alcançar nosso estado desejado, desde que haja um nível alto de comprometimento. Permita-se!

Isso é o que consideramos como autonomia, a possibilidade de constituirmos um processo em que as respostas venham à tona naturalmente. Se por um lado é mais cômodo ter um profissional habilitado que nos conduza nesse caminhar, é também muito proveitoso que possamos assumir as rédeas da nossa situação atual e nos comprometermos com nosso estado desejado.

Em todas essas situações, o que posso lhe afirmar nesse momento é que, embora seja um campo novo, o Coach de Saúde é um profissional com vistas ao crescimento, uma vez que tudo se direciona para sua valorização.

Se você é da área de saúde e deseja investir neste poderoso processo de desenvolvimento humano e expandir sua atuação profissional, conheça a formação Professional & Self Coaching – PSC; forme-se como Coach profissional e invista em Coaching de Saúde!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!