Ao iniciar uma nova empreitada na vida pessoal ou profissional, poder contar com os conselhos de uma pessoa mais experiente no assunto é sempre muito bom, não é mesmo? É basicamente assim que funciona o Mentoring, um método que consiste numa mentoria especial, que é fornecida por um indivíduo que já trilhou o caminho que você pretende percorrer e, que por isso mesmo, pode te ajudar a percorrê-lo com mais: foco, estratégia, planejamento e inteligência.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Como Funciona o Processo de Mentoring?

O processo de Mentoring, ou mentoria, se dá através de uma relação entre um indivíduo experiente em determinada área e outro que está começando a sua carreira ou empresa. É fundamental que o mentor tenha uma vontade genuína de compartilhar seus conhecimentos e experiências em prol do crescimento do outro. Assim como deve haver admiração e confiança por parte do mentorado. Unindo o desejo de compartilhar conhecimento com a confiança naquele de quem irá receber as informações, é possível obter excelentes resultados.

Apesar de parecer uma técnica moderna, o Mentoring já existe desde os primórdios. A ideia de mentoria foi citada pela primeira vez na obra Odisseia, de Homero, que contava com um personagem sábio e que dava conselhos para outras pessoas, seu nome era Mentor. Além disso, o grande filósofo grego Sócrates, que viveu do ano 469 a 399 a.C. e era conhecido por todos por sua sabedoria, foi mentor de Platão, outro filósofo bastante influente em nosso tempo.

Atualmente, a mentoria é algo bastante comum em se tratando de empresas e carreira, principalmente nas seguintes situações:

Preparação Para Sucessões: quando um determinado colaborador irá deixar a sua função e outro será promovido. Nesse sentido, o mentor passará todo o conhecimento relacionado ao cargo para aquele que irá ocupar, preparando-lhe para os desafios e ensinando o caminho das pedras.

PSC

Treinamento de Novos Funcionários: além das sucessões, o Mentoring também pode ser interessante para preparar os novos colaboradores. Um profissional com mais tempo de casa pode se tornar o mentor do novato, passando a ele todas as informações necessárias para se adaptar mais rapidamente ao ambiente e à sua função.

Suporte Para Empresários: um indivíduo que tem know how em determinada área pode prestar serviços para empresas do mesmo setor, aconselhando os gestores a tomarem boas decisões. É um método interessante para empreendimentos que estão começando e, também, para aqueles que estão precisando passar por um processo de reestruturação.

Implementação de Plano de Carreira na Empresa: as empresas que desejam implementar um plano de carreira podem contar com a ajuda de um mentor nesse processo. Assim, ele, juntamente ao setor de recursos humanos, irá definir a faixa salarial dos cargos e o caminho que os profissionais deverão percorrer para alcançar cada um deles.

Definição de Plano de Carreira Pessoal: outro tipo de plano de carreira é aquele que os próprios profissionais fazem, com o objetivo de planejarem suas metas, que geralmente estão relacionadas a promoções, aumentos salariais, mudança de emprego e desenvolvimento de novas habilidades. Contar com o suporte de um mentor nesse momento é interessante a fim de que dê os direcionamentos para que os objetivos sejam alcançados com sucesso.

Benefícios do Mentoring

Depois de entender o que é Mentoring, veja quais são os principais benefícios que esse método pode te oferecer.

  • Desenvolver habilidades e competências;
  • Melhorar a autoconfiança ao agir e tomar decisões;
  • Aprender a receber feedbacks de forma positiva;
  • Alcançar metas em menos tempo;
  • Adquirir conhecimento voltado especificamente para as suas necessidades;
  • Aumentar o desempenho e a produtividade;
  • Suporte para realizar transições, seja de emprego, carreira ou em uma organização;
  • Aprender a lidar com as falhas de forma mais positiva através dos erros que o mentor cometeu em sua trajetória.

Dicas Para Escolher um Mentor

Apesar de a mentoria poder ser realizada de maneira informal, entre pessoas que se conhecem ou entre colegas de trabalho, por exemplo, hoje o mercado conta com profissionais que oferecem esse serviço. Na segunda modalidade, é importante que exista um contrato formalizando a relação entre mentor e mentorado. O pagamento costuma ser realizado através de um valor pré-determinado ou uma participação na empresa em questão, se for esse o caso.

Se você deseja encontrar um mentor para te auxiliar a fazer boas escolhas em relação à sua carreira ou empresa, é importante se atentar para alguns detalhes que citarei a seguir.

Conhecimento Técnico

O primeiro fator a ser considerado para encontrar o mentor ideal é o conhecimento técnico, afinal ele deverá ter as informações que você deseja para que possa compartilhá-las contigo. Pesquise sobre o profissional para se certificar de que ele realmente conhece a sua área de atuação. Para isso você pode utilizar sites como o LinkedIn, por exemplo, uma rede social especialmente voltada para o universo corporativo, além de buscar recomendações com outras pessoas.

Experiência Comprovada

Além do conhecimento, a experiência é fundamental para que um mentor consiga dar todo o suporte para que você ou sua empresa se desenvolvam. Nesse sentido, também é interessante pesquisar a respeito das experiências do profissional. Vale lembrar que a expertise não tem, necessariamente, relação com a idade. É perfeitamente possível que uma pessoa mais jovem tenha uma grande bagagem para compartilhar contigo. Então, não crie preconceitos ao se deparar com um mentor mais jovem, pois o importante é que ele tenha mais experiência que você.

Admiração

Mesmo que esteja conhecendo o profissional que será o seu mentor agora, é fundamental que, ao ouvir a respeito de sua trajetória, sinta admiração por ele. Esse sentimento fará com que sinta confiança ao ouvir os seus conselhos e se entregue verdadeiramente ao processo. Quando não há admiração e confiança o Mentoring perde todo o sentido.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Afinidade

Outro ponto a ser considerado ao escolher um mentor é a questão da afinidade. Ela se torna necessária porque vocês irão manter contato com frequência durante o processo, seja pessoalmente, por telefone, e-mail, Skype, então, é necessário ter uma conexão para que as coisas fluam com eficácia.

Mentor Coach

Optar por um mentor que também tenha formação em Coaching pode trazer resultados ainda mais extraordinários para a sua vida ou empresa. Isso porque, como se tratam de metodologias diferentes, uma pode agregar e complementar à outra de modo poderoso. Enquanto o Mentoring é focado em conselhos e conhecimento técnico, o Coaching tem como objetivo levar os indivíduos a encontrarem respostas através de perguntas poderosas que geram reflexão.

Com isso, a união das duas técnicas é capaz de promover incríveis transformações, tanto no âmbito pessoal como profissional e de ajudar a pessoa a conquistar grandes resultados em todos os sentidos. Portanto, se você busca ter um apoio completo, uma boa dica é investir em mentoria com Coaching ou mesmo em Coaching com uma mentoria. Você só tem a ganhar!

E aí, este conteúdo fez sentido para você? Espero que sim! Aproveite para deixar o seu comentário e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais!