Shutterstock / Trueffelpix O Coaching é investigativo, o Mentoring é sugestivo!

Compartilhar o conhecimento é uma prática inerente ao ser humano. Exemplos disso são as tradições passadas de geração em geração. Nossos avós construíram sabedoria ao longo de sua trajetória de vida e com a intenção mais que positiva, eles passaram todo o aprendizado adquirido para nossos pais, que repassaram a nós, que refletirão em nossos filhos, e assim por diante.

Desde cedo somos bombardeados pelo conselho “Ouça os mais velhos”, afinal eles já vivenciaram muitas situações pelas quais um dia também passaremos. A diferença é que, com as orientações recebidas estaremos mais preparados para enfrentar os desafios e fazer escolhas mais assertivas.

Essa arte de aconselhar também se estende para o meio corporativo, no qual foi nomeado como Mentoring. O método tem como princípio básico orientar, guiar e treinar profissionais, a partir dos ensinamentos do profissional mais experiente, bem sucedido em sua posição.

O processo tem como objetivo único auxiliar o desenvolvimento da carreira do orientado para o alcance de metas e objetivos desejados.

COMO O MENTORING AJUDA AS EMPRESAS?

O mentoring está cada vez mais difundido no meio corporativo, pois se trata de um método eficaz para gerar transformações efetivas dos colaboradores, a partir da troca de experiências e expertise entre estes, que fazem parte da mesma realidade empresarial.

Essa prática permite discutir as necessidades existentes na corporação, pela qual o Mentor promoverá intervenções de mudanças para seu local de trabalho através da exploração das capacidades e habilidades do talento em desenvolvimento.

PSC

Trata-se portanto, de uma ferramenta que proporciona o crescimento sistêmico através da evolução tanto da empresa quanto dos profissionais, estruturando um time mais consistente de alto de desempenho.

A INTEGRAÇÃO ENTRE MENTORING E COACHING

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia

O Mentoring é uma forma de desenvolvimento profissional que é baseada na tutoria e aconselhamento feito por uma pessoa mais experiente.

O coaching assim como o Mentoring tem como objetivo aumentar o nível de desempenho empresarial a partir do aprendizado e aprimoramento para o alcance de metas, objetivos e aceleração de resultados nas organizações.

Cada método possui sua estratégia de intervenção. O Coaching é investigativo, através de perguntas poderosas e diversas ferramentas, auxilia o profissional a descobrir suas motivações autênticas e propósito de carreira.

Um dos segmentos do Coaching é o Leader Coach Training – LCT, considerado como a capacitação mais eficiente de líderes do país. A formação objetiva desenvolver o Líder Coach, um dos estilos de liderança mais desejados do mercado, por meio de técnicas que treinam e certificam os participantes a utilizarem o Coaching como filosofia para alcançar metas.

A cultura de coaching valoriza as pessoas e foca no desenvolvimento das competências de cada uma. Como resultado, o Líder Coach é aquele que sempre busca oportunidades para desenvolvimento de sua equipe, inspira seu time por meio do seu próprio comportamento e não por imposição ou autoritarismo, participa das atividades diárias e está sempre apoiando o crescimento contínuo de seus colaboradores.

Já o Mentoring é sugestivo. Por meio do aconselhamento, o mentor ajuda o orientando a construir uma trajetória profissional bem-sucedida, atendendo tanto as suas necessidades quanto as da empresa.

A integração desses dois processos funciona com alto impacto para alcance de resultados extraordinários em um curto espaço de tempo.

Compreendendo essa necessidade de mudança nas organizações, o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC estruturou um programa inédito e exclusivo com um dos mais consagrados mentores do mundo, Hendre Coetzee.

Confira no vídeo mais detalhes desta incrível parceria:

 

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos nas redes sociais.