Voltar

Melhores Métodos para Avaliar Desempenho de Colaboradores

Publicado em | 0 comentários
Métodos para avaliação de desempenho

Os métodos de avaliação de desempenho devem apontar os pontos fortes e de melhoria dos colaboradores. / Copyright: Rawpixel.com

 

A Avaliação de Desempenho de Colaboradores é uma poderosa ferramenta da Gestão de Pessoas nas empresas. Compreende mensurar os resultados, identificar as habilidades e competências dos liderados, medir a eficiência dos processos e também os principais gaps das organizações.

Avaliar desempenho é mostrar compromisso com a melhoria contínua de todos os processos no que concernem os colaboradores e as estratégias de gestão e administração dos recursos humanos, processuais e de infraestrutura. Entretanto, mesmo sendo uma ferramenta efetiva, a Avaliação de Desempenho nem sempre é feita de modo correto ou realizada pelas empresas como poderia.

Compreender os seus pontos fortes, diferenciais e, especialmente, os aspectos onde há falhas e oportunidades de melhoria é essencial. Quanto mais preparados são os colaboradores, melhores são os resultados e quanto mais assertivos e congruentes são os processos internos, maiores também são as chances da empresa crescer.

FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

Para conquistar suas metas e objetivos e se destacar no mercado, as organizações precisam estar preparadas para corrigir suas falhas, reconhecer seus méritos e sempre muito atentas ao seu contexto. Pensando nisso, vou apresentar três métodos importantes e que devem ser usados na Avaliação de Desempenho. Continue lendo e confira!

Avaliação 180º

O superior hierárquico do profissional analisa uma série de fatores acerca do trabalho e desempenho do colaborador. O intuito é o de gerar dados, orientação e conselhos capazes de melhorar o desempenho do mesmo e consequentemente, fornecer vantagens à empresa.

Avaliação 360 Graus

Esta é uma avaliação onde o desempenho do líder é avaliado de acordo com a visão de seus superiores, pares e liderados. A avaliação 360 graus permite conhecer os pontos fortes e identificar seus pontos de melhoria e os aspectos técnicos e comportamentais que precisa desenvolver ou aprimorar.

Coaching Assessment

Ferramenta de mapeamento comportamental que entre outros quesitos identifica se os colaboradores da equipe realmente possuem as habilidades e competências técnicas, emocionais e comportamentais para realizar suas funções, demandas e tarefas.

Autofeedback

Através de um questionário, o profissional responde itens sobre si mesmo. Tal avaliação permite que o colaborador identifique suas habilidades, pontos de melhoria, limitações e oportunidades de crescimento.

Teste de Sistemas Representacionais

A Programação Neurolinguística aponta que existem quatro tipos de sistemas representacionais (digital, sinestésico, auditivo e visual). Através de um questionário, o colaborador consegue identificar qual é o seu tipo predominante e assim, entender qual é a sua forma de processar as informações, adquirir conhecimento e interagir com os colegas de trabalho.  

Avaliação de produtividade

Neste método, a produtividade do profissional é avaliada de acordo com as atividades que ele deve desempenhar na empresa.

Avaliação de Perfil Comportamental

Através de uma série de perguntas, é possível identificar o perfil comportamental do colaborador comparado com quatro perfis de animais (gato, águia, tubarão e lobo). O resultado obtido permite que o perfil predominante seja identificado.

OUTROS RECURSOS DE AVALIAÇÃO

Além destes recursos, ferramentas para verificar a assiduidade, que é o respeito aos horários e o cumprimento efetivo da carga horária de trabalho, fatores muito importantes para a produtividade dos profissionais, é um elemento essencial na avaliação de desempenho, uma vez que está diretamente relacionado aos resultados de todos.

Ainda pensando em mensuração de performance, avaliar se os colaboradores realmente entendem os processos e compreendem a forma de executar as suas tarefas também é muito importante, pois ajuda a melhorar o sistema de delegação, a comunicação interna e facilita o trabalho dos profissionais.

Por isso, como líder e gestor de recursos humanos busque sempre ter métodos efetivos para expansão os seus conhecimentos e habilidades no que tange a Avaliação de Desempenho. Lembre-se que a todo o tempo avaliamos e somos observados também e que, para sermos assertivos e justos, em nosso trabalho, precisamos dispor de ferramentas eficazes para avaliar o desempenho de nossa equipe. Esteja atento e boa sorte!

Comments

comments