A. and I. Kruk/Shutterstock Boas leituras ajudam o empreendedor a expandir sua visão e seus conhecimentos sobre o negócio

Quais são os melhores livros de empreendedorismo? Se você é um empreendedor esta resposta deveria estar na ponta da língua, pois além de cursos, palestras e workshops, as leituras são essenciais para nosso crescimento como empresários. Acredito tanto nisso que montei uma grande biblioteca particular, de onde eu sempre tiro inspiração em boas leituras para inovar e gerenciar cada vez melhor os meus negócios.

Sei que a rotina de trabalho de um empreendedor é bastante atarefada e seu dia cheio de compromissos com seu empreendimento, clientes, funcionários e fornecedores. Entretanto, isso não é desculpa para não ler livros de empreendedorismo, pois muitos autores trazem muitos insights e sacadas poderosas que podem mudar positivamente a trajetória da sua empresa.

Pensando nisso, trouxe hoje uma lista de títulos sobre empreendedorismo para que você tenha boas referências e coloque em sua cabeceira sempre leituras extraordinárias, que tragam a você uma visão ainda mais ampliada do mundo dos negócios. Continue lendo e veja minhas indicações:

Empreendedorismo e Coaching – Pessoas Inovadoras Empreendem

Este livro, de minha autoria, traz uma abordagem mais complexa do que é empreender. Vai além, pois mostra não apenas o foco na lucratividade do negócio em si, pois convida o empreendedor a vivenciar sua missão de vida, sua paixão por fazer acontecer. Que tal acelerar os resultados do seu negócio com os métodos e estratégias de Coaching? Esta é a proposta deste livro, que demonstra, na prática, como esta metodologia pode impulsionar sua atuação como empreendedor e, com isso, maximizar os resultados da sua empresa.

Good to Great: Empresas Feitas Para Vencer

Escrito por James C. Collins, uma das maiores referências no assunto, este livro mostra quais são as competências que as empresas de sucesso têm e o que faz com que elas se destaquem em seu mercado. O autor apresenta suas pesquisas e relata os cases de grandes organizações mundiais, mostrando os motivos que fizeram empreendimentos de sucesso conquistar níveis ainda maiores em seu ramo de atuação e continuar a crescer extraordinariamente. Uma excelente leitura!

O Jeito Disney de Encantar Clientes

PSC

Entra ano e sai ano e este livro continua sendo um dos mais indicados e mais lidos. Não é à toa, pois mostra o jeito diferenciado da Disney de atender, tratar e encantar seus clientes. Quem já foi na Disneylândia sabe que o jeito deles de encantar os clientes realmente é fantástico. Leia este livro de Michael D. Eisner e aprenda ser diferenciado e como oferecer o melhor aos seus consumidores.

Abílio – Determinado, Ambicioso, Polêmico

Os grandes empreendedores, com certeza, são grandes inspirações para quem está começando ou sonhando em empreender. Este livro de Cristiane Correa traz a história de sucesso de Abílio Diniz, um dos homens mais ricos e um dos empresários mais bem-sucedidos do Brasil.

O Poder do Hábito

Este livro, de Charles Duhigg, defende os comportamentos vencedores e que todo o empreendedor deve ter para construir uma empresa de sucesso, organizar seus processos, maximizar os resultados da gestão de pessoas, potencializar o seu negócio e cativar os seus clientes de forma contínua e ir além.

Sonho Grande – Como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira Revolucionaram o Capitalismo Brasileiro e Conquistaram o Mundo

Também de Cristiane Correa, o livro conta a história de três grandes empreendedores: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira; e mostra como construíram juntos um verdadeiro império; formado por grandes empresas, todas globais e referências como: Budweiser, Burger King e Heinz.  O livro destaca os resultados dos três empreendedores e os caminhos que os levaram ao sucesso bilionário.

O Lado Difícil Das Situações Difíceis – Como Construir Um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas

O lançamento de autoria de Ben Horowitz; toca em assuntos que nem todos os empreendedores gostam de expor, pois mostra as principais dores de quem deseja empreender e o que os empresários precisam superar para construir um negócio vencedor.  Esta visão mais realista é importante para quem está começando e para aprender a superar as situações mais difíceis.

O sucesso não ocorre por acaso

No livro, Lair Ribeiro evidencia que o sucesso não vem por acaso e argumenta que o êxito, em qualquer âmbito da vida, não ocorre por conta de sorte, mas sim, da pessoa conseguir identificar e aproveitar as oportunidades.

A Mentalidade do Fundador

A obra escrita por Chris Zook e James Allen apresenta as análises que os autores identificaram após realizarem mais de 450 reuniões e workshops em mais de 50 países, ao tentarem identificar o que torna as empresas especiais e exemplos a serem seguidos.

Quer ser um empreendedor de sucesso? Então, agora que você já conhece alguns dos melhores livros de empreendedorismo da atualidade, escolha por qual vai começar e inicie logo sua leitura. Tenho certeza que isso vai agregar muito à sua visão de negócios e trazer insights poderosos para potencializar ainda mais a gestão de sua empresa.