Meditação no Trabalho

Racorn/Shutterstock Meditar pelo menos 10 minutos por dia ajuda a reduzir drasticamente o estresse no trabalho

A meditação no trabalho é muito importante, ainda mais quando dados apontam que o Brasil é um dos países com um dos maiores índices de estresse entre seus profissionais. No mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que 90% da população esteja estressada.

Estes dados alarmantes nos trazem uma realidade diária das empresas, onde os profissionais, devido às pressões por resultados, condições de trabalho, problemas interpessoais, falta de reconhecimento e também por sua autocobrança acabam ficando doentes, física e emocionalmente, por conta do estresse.

Para evitar que problemas como estes acabem se tornando doenças mais graves como o a Síndrome de Burnout e a depressão, muitas organizações estão investindo em programas de meditação no trabalho como forma de minimizar ou mesmo eliminar os efeitos da fadiga profissional.

Meditação no Trabalho – Como fazer?

Além de reduzir o estresse, a meditação no trabalho também ajuda a aumentar a capacidade de manter o foco, melhora a criatividade e potencializa o autoconhecimento do profissional. Isso ocorre porque ao dispor de um tempo para si, o colaborador consegue conectar-se consigo mesmo, esvaziar sua mente e acessar emoções e sentimentos e catalisá-los em ações positivas.

Algumas empresas mais antenadas com esta necessidade de seus profissionais de “descomprimir” já possuem suas salas de meditação próprias e liberam um espaço, durante o expediente para que seus profissionais possam meditar. Caso esta ainda não seja o seu caso, você pode separar 10 minutos do seu almoço e fazer sua própria meditação todos os dias.

Para isso, você pode fazer uma playlist em seu celular com músicas calmas e relaxantes. Escolha, de preferência, um local reservado (seu carro, por exemplo), busque sempre sentar-se com a coluna ereta e manter sua respiração nivelada. Daí é só fechar os olhos e calmamente começar a meditar.

PSC

Tente esvaziar sua mente das coisas ruins e enchê-la de pensamentos bons. Você também pode simplesmente não pensar em nada e abrir este espaço em branco para que ao acordar seu “eu criativo” esteja em alerta e pronto para contribuir com soluções e ideias. Faça isso todos os dias, experimente ouvir novas músicas ou mesmo induções, e perceba como aquela sensação de peso e cansaço, vai dando lugar a uma energia intensa, positiva que te faz sentir bem- estar e plenitude.

Meditar também é uma forma de curar nosso corpo e nossa mente e de potencializar nossa autoestima, autoconhecimento e melhorar a nossa inteligência emocional. Medite, no trabalho e fora dele, pois exercitando sua mente e o seu eu interior, você só tem a ganhar! Permita-se!

Se este conteúdo foi útil para você; curta, comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.