Voltar

Maximize o desempenho de sua equipe

Publicado em | 0 comentários
homens e mulheres em ambiente corporativo

Ocasionalmente, gestores se encontram em situações nas quais sua equipe apresenta um desempenho insatisfatório. Confira dicas para incrementar o rendimento da sua equipe | Créditos da imagem – autor spotmatikphoto

Ocasionalmente os gestores se encontram em situações nas quais aparentemente está tudo normal, mas percebem que sua equipe não vem apresentando um desempenho satisfatório, sem motivos claros. Para solucionar o problema com eficiência, os gestores devem adotar práticas que venham para incrementar os processos do departamento, aumentado seu rendimento. A seguir apresentarei algumas alternativas para atribuir maior celeridade e melhor qualidade à atuação dos colaboradores.

 

Métodos para alcançar rendimento máximo dos colaboradores

 

Quando os motivos que justificam um rendimento abaixo do esperado são claros, os gestores podem realizar ações corretivas de forma a garantir o bom andamento das atividades. Porém, quando os motivos não são aparentes, o gestor pode adotar algumas práticas para incentivar o rendimento de seus colaboradores, tais como premiações ou buscar o convencimento da equipe.

Premiações são meios eficientes de fornecer um estimulo extra aos colaboradores no desempenho de suas funções. Por exemplo, propor ao colaborador uma premiação caso venha a superar sua meta, de natureza pecuniária ou não, vai estimulá-lo a realizar tal feito. Essa prática, porém, não é aconselhada a todos os tipos de trabalho. É recomendada nos casos em que seja possível determinar objetivos individuais, possibilitando a mensuração de resultados, e também em equipes nas quais todos os indivíduos desempenhem a mesma função, como equipes de vendas.

Outra opção é buscar o convencimento da equipe através do diálogo. Nesse procedimento, o gestor realizará diálogos com seus colaboradores, em grupo e posteriormente a sós com cada um dos indivíduos. Nessas conversas, o gestor buscará compreender os motivos que estão causando o baixo rendimento, solicitará sugestões de mudanças nos processos e as avaliará para implementar as de maior potencial. Esse procedimento é uma prévia e uma ótima oportunidade para adotar, de forma permanente, a gestão da mudança e inovação no setor. Dessa forma, periodicamente, os colaboradores se envolverão em uma dinâmica para conceber ideias que vão dinamizar os fluxos do departamento, propiciando uma constante evolução.

 

E você, já esteve em situações similares? Comente e compartilhe esse conteúdo com seus amigos.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!