Voltar

Como Manter a Maturidade Profissional

Publicado em | 0 comentários
Maturidade Profissional

Wakebreakmedia/Shutterstock Para manter sua maturidade profissional é importante aplicar o que sabe e manter-se atualizado!

Quando falamos em carreira, com certeza, a maturidade profissional é um elemento que faz total diferença em nossos resultados e na postura que temos diante do nosso trabalho e em nossa empresa. Digo isso porque quando somos inexperientes, nós ainda estamos aprendendo a lidar com os desafios do ambiente corporativo e reunindo experiências e aprendizados que somente mais na frente, nos tornarão mais maduros profissionalmente.

Daí, quando chegamos lá, vem outros dilemas, tais como – Como manter esta maturidade profissional? E quais os fatores ou comportamentos podem ameaçá-la? Estes são alguns questionamentos importantes, ainda mais quando a pessoa deseja manter seu desempenho sempre em alta e evitar que fatores, internos e externos, interfiram negativamente em seus resultados na carreira.

Maturidade Profissional e o Crescimento na Carreira!

Digamos que você já tem alguns anos de “janela” e, que neste período, acumulou promoções, conhecimentos, treinamentos, especializações, networking, lideranças e resultados que lhe trouxeram, além de muitas experiências, grande maturidade profissional. Entretanto, os tempos mudaram, as tecnologias vieram para ficar e os seus liderados já não te o mesmo perfil daqueles de 15, 20 anos atrás. O que você faria neste cenário?

Um bom exemplo de como usar assertivamente sua plenitude, é saber compreender as diferentes formas de pensar e agir dos seus liderados, alinhar suas metas e objetivos com os propósitos da empresa e formar equipes de diversas idades que consigam realmente trabalhar juntas, trocar conhecimentos, desenvolver grandes projetos e atingir alto desempenho.

A maturidade não é apenas uma bagagem ou uma forma de se comportar diante das situações na empresa, também tem a ver com a forma com que o indivíduo aplica tudo que sabe em prol do seu crescimento contínuo e o das pessoas à sua volta. Em outras palavras, para manter sua performance sempre em alta e alimentar sua maturidade profissional, é essencial ter congruência entre aquilo que pensa, defende e faz na prática, pois quanto mais experiente você fica , mais também será exigido.

Tudo isso tem a ver diretamente com autoconhecimento, que representa a capacidade do profissional em identificar seus pontos fortes e de melhoria e trabalhar efetivamente para eliminar seus gaps e potencializar seus talentos e diferenciais. Consiste ainda em ter inteligência emocional para não ficar refém de sentimentos negativos, em saber reconhecer suas vitórias profissionais e pessoais, honrar e respeitar sua história, colher sempre aprendizados nos tempos difíceis e jamais acomodar-se frente aos novos desafios.

Lembrando que a maturidade profissional nem sempre está ligada apenas à quantidade de anos de carreira que você tem, uma vez que o modo como você se posiciona, seus comportamentos, a forma de se relacionar com as pessoas, de empreender suas ideias e construir seus resultados também demonstra o quão maduro você é.

As experiências práticas são outro diferencial importante, por isso, busque acumular o maior know-how possível, interaja com o meio e sempre busque fazer o seu melhor. Isso trará novas perspectivas e te dará a base que você precisa para tornar-se um grande profissional ou líder. Boa sorte!

Comments

comments