Shutter_M/Shutterstock A Psicologia Positiva trouxe ao ser humano a possibilidade de conhecer o seu melhor e superar suas dores

O professor Martin Seligman, inicia formalmente a Psicologia Positiva, à frente da American Psychological Association, em 1998, quando cria o Centro de Psicologia Positiva, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Com este foco, trouxe uma nova dimensão do ser humano ao desenvolver uma abordagem terapêutica voltada para seu bem-estar e não apenas para suas dores, como até então a psicologia era praticada.

Seligman fez este trabalho tendo como base a teorização sobre a “Felicidade Autêntica”. Esta, por sua vez, se fundamenta em intensificar as virtudes e fortalezas humanas, experienciando, realinhando e ressignificando memórias negativas num novo contexto, em que o caminho trilhado é o da felicidade.

Segundo Ricard Matthieu, monge budista, a felicidade é um estado de realização interior, e está para além do simples cumprimento de desejos ilimitados que apontam para o exterior. Todos estes elementos nos aludem o fato de que estar Feliz é muito mais do que não estar triste. Assim como estar com saúde é muito diferente de não estar doente. Mas de onde vem o padrão de assistência em saúde que temos hoje? Por que a segmentação do indivíduo em subespecialidades encontra limitações ao tentar reconstruir as pessoas?

 Coaching de Saúde e o Caminho Para a Felicidade

Na realidade, o que representa para nós ter um sistema de atenção à saúde, pautado na busca por doenças e não na valorização dos elementos individuais que possibilitem a experimentação e manutenção de um estado de equilíbrio constante?

Como já apontado, as causas são inúmeras. Desde elementos culturais, econômicos, políticos, geográficos, tecnológicos, enfim, quaisquer motivos. Por que entendemos o processo de obtenção e manutenção da saúde como o entendemos nos dias de hoje?

O Coaching de Saúde não é uma especialidade médica, mas sim uma área de atuação que se apresenta como uma oportunidade extraordinária de evolução e cura na essência do ser humano. Neste contexto, pode ser vivenciado por todas as pessoas que desejem para si o melhor que possam acessar de seu potencial, para que atinjam a plenitude em seu autodesenvolvimento.

PSC

A evolução dos grupamentos humanos, desde sua forma primeira até a sociedade moderna, estabeleceu uma função cuidadora, um indivíduo que, num primeiro momento, estava em ligação com o oculto e o sagrado, numa visão mágico-religiosa da saúde e, por fim, um indivíduo ligado à técnica, ao conhecimento científico.

Nessa passagem do tempo, constituímos o lugar do xamã e do médico e das práticas de curandeirismo às práticas médicas e terapêuticas. Esse processo em que se deu nossa percepção de saúde perpassa pelas ideias filosóficas sobre o homem, a doença física e mental, os diversos conceitos de saúde.

Inclui ainda as mais variadas formas de cuidados visando o alcance de nossa felicidade e bem-estar. O objetivo da Psicologia Positiva alinhada ao Coaching é que o ser humano, no sentido holístico, consiga conquistar a si mesmo e, com isso, possa vencer suas crenças limitantes, ressignificar eventos ruins e alcançar verdadeiramente sua plenitude.