Voltar

Mapeamento de Competências para desenvolvimento na carreira

Publicado em | 0 comentários
Mapeamento de competências

Inspiring/Shutterstock Fazer um bom mapeamento de competências é essencial para projetar resultados na carreira

Quando planejamos nosso futuro profissional e objetivamos um crescimento na carreira, fazer um bom mapeamento de competências é fundamental para identificar quais são os nossos pontos fortes e de melhoria e trabalhar estes aspectos importantes. Esta é uma etapa que não pode ser ignorada, pois é conhecendo seus diferenciais e gaps que o profissional pode direcionar melhor seus esforços ao alcance das metas e objetivos que deseja conquistar.

Neste caminho é comum surgirem dúvidas sobre como fazer seu mapeamento de competências e sobre quais são as melhores ferramentas para identificar seu conjunto de habilidades atuais, aquelas que precisam ser desenvolvidas e as deficiências técnicas e comportamentais que precisam ser eliminadas definitivamente.

Mapeamento de Competências – Como Fazer

Para te ajudar neste sentido, resolvi trazer algumas dicas de como mapear seus talentos e gaps e potencializar seus dons e diferenciais com uma poderosa ferramenta de mapeamento de competências profissionais. Confira!

Coaching Assessment – se você deseja conhecer profundamente quais são seus pontos fortes e de melhoria em âmbito profissional, seu nível de liderança, bem como sua forma de pensar e agir em determinadas situações no trabalho, este é o instrumento ideal para mapear suas habilidades e ter uma dimensão mais exata de quem você é profissionalmente e do que ainda pode ser.

Além disso, o Coaching Assessment identifica qual dos quatro perfis comportamentais é predominante em você (Analista, Comunicador, Executor ou Planejador) e como a mescla destes tipos forma a sua personalidade e impacta em seus resultados na carreira. Considero esta uma das mais poderosas metodologias de mapeamento de competências, pois ela abrange tanto os aspectos técnicos, emocionais e comportamentais, o que traz um direcionamento mais assertivo ao planejamento evolutivo do profissional.

Com todas estas informações em mãos, é hora de reunir estes dados e colocá-lo dentro de um plano de ações congruente com as metas e objetivos pleiteados. Na prática, significa que é hora de reconhecer os pontos não positivos e traçar estratégias para eliminá-los de modo a evitar que se tornem empecilhos em seu caminho. Do mesmo modo, é importante reforçar aquelas qualidades e competências que se destacam, fazê-las ganhar ainda mais expressão, bem como expandir suas habilidades-chave, aquelas demais que ainda estão em baixa e fortalecer sua identidade e expertise profissional.

Portanto, se você quer fazer seu mapeamento de competências e extrair o maior número de informações possíveis para planejar sua carreira e conquistar resultados extraordinários, conheça o Coaching Assessment e tenha o apoia que precisa para ir cada vez mais além.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!