CREATISTA/Shutterstock Incluir bons hábitos alimentares e praticar exercícios ajuda a manter uma rotina mais saudável em nossa vida

Em nosso dia a dia, sem perceber, muitas vezes somos influenciados por uma rotina frenética e desorganizada e, em decorrência disso, acabamos alimentando maus hábitos que nos fazem perder nossa qualidade de vida.

Comer alimentos gordurosos e cheios de componentes nocivos, não fazer check-ups anuais, fumar e beber em excesso, não praticar atividades físicas: são alguns dos comportamentos que vão de encontro aos hábitos saudáveis que precisamos ter mais estarmos bem.

Entretanto, o fato de ter um trabalho que lhe exige muito ou mesmo muitas responsabilidades pessoais não pode ser uma desculpa para não cuidar de si mesmo e reservar um tempo para tomar de conta do corpo e da mente. Mas como fazer isso em meio à correria? Como equilibrar as demandas pessoais e profissionais?

Dicas Para Manter Hábitos Saudáveis

Atenção à Alimentação – Suas escolhas alimentares dizem muito sobre sua saúde, por isso, mesmo que você não consiga almoçar em casa e tenha que recorrer a restaurantes, por exemplo, escolha alimentos saudáveis e equilibrados e que ajudam a manter sua saúde física. Muitas vezes, parte do nosso cansaço, vem da má alimentação combinada com o estresse. Fique atento às suas escolhas, dê preferência aos grelhados e assados, ao invés de frituras, e explore mais os benefícios das verduras, legumes e frutas.

Faça Exercícios Físicos – Por mais cheia que seja a sua rotina não faça disso uma desculpa para não colocar o corpo em movimento. Se não consegue ao longo do dia, pode acordar uma hora mais cedo e ir à academia ou caminhar ao ar livre ou mesmo encaixar alguma atividade de seu interesse depois do horário do trabalho. Esta uma hora fará toda diferença na qualidade do seu sono, disposição e autoestima.

PSC

Invista em Meditação – Meditar por pelo menos 13 minutos, diariamente, ajuda a esvaziar a mente dos pensamentos e sentimentos negativos e realinhar e repor suas energias emocionais e intelectuais.  A meditação no trabalho, por exemplo, auxilia na desconexão e pode ser feita nos intervalos de almoço, pois alivia a tensão e faz com que você desenvolva maior controle emocional para lidar com os desafios diários.

Aprenda a Descansar – O que você faz em seu tempo livre? Foca nas redes sociais ou prefere dormir? Bem, saber aproveitar o tempo disponível é tão importante quanto saber lidar com a rotina. Por isso, busque sempre fazer programas prazerosos e divertidos, estar com seus amigos e as pessoas que você ama ou ainda exercitar seus hobbies. Estas ações ajudam a desconectar da semana atribulada e traz você para um ambiente mais seguro, onde se sente livre e tranquilo para fazer o que quiser.

Pense nisso, aprenda a fazer escolhas assertivas e a lidar com todas as suas responsabilidades sem distanciar-se dos cuidados consigo mesmo. Esteja atento aos seus comportamentos, alimente bons hábitos e tenha uma vida extraordinária.

 E você, quais são os seus hábitos saudáveis? Comente e compartilhe sua opinião.