O cérebro humano é extraordinário e capaz de muito mais do que se imagina. Uma das partes mais importantes dele é o lobo frontal, que tem como funções de maior destaque a fala fluente, a tomada de decisão, o planejamento e a formação da personalidade. É chamado assim porque se localiza na área frontal e superior do córtex cerebral. Te convido a continuar acompanhando este artigo e conhecer mais a respeito de todo o potencial que a sua mente possui.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

O Que é o Lobo Frontal?

O cérebro humano é dividido em quatro lobos, ou lóbulos, se preferir, que são classificados de acordo com a sua posição e função. Como disse no início, o lobo frontal está localizado na parte da frente da cabeça, próximo à testa e, segundo especialistas, esta foi à última parte do cérebro a se desenvolver durante o processo de evolução e se unir à estrutura que já existia. Vale dizer que ele é o maior, pois ocupa quase um terço do crânio, e o mais importante dos quatro lóbulos por conta das funções que desempenha.

O lobo frontal é dividido em duas áreas principais, que são o córtex motor e o córtex pré-frontal. A principal função do córtex motor é controlar o movimento voluntário, incluindo os de linguagem, de escrita e dos olhos. Já o córtex pré-frontal é responsável pela cognição, ou seja, a habilidade de adquirir conhecimento, pelo comportamento e pelas emoções. Assim, cada área tem o seu papel para a formação da personalidade e desenvolvimento de um indivíduo.

Curiosamente, os impactos de cada um dos lados do cérebro no corpo acontecem de forma invertida. Nesse sentido, o lobo frontal esquerdo controla os músculos do lado direito do corpo, enquanto o direito controla os músculos do lado esquerdo. Embora no dia a dia isso não faça diferença na vida de uma pessoa, é um fator determinante no caso de uma lesão cerebral.

As Principais Funções do Lobo Frontal

O lobo frontal desempenha um papel de grande importância em relação ao planejamento futuro e à tomada de decisão. Veja, a seguir, quais são as suas principais funções.

PSC

Distinção de Objetos: o lobo frontal é o responsável pela categorização e classificação de objetos, tornando possível a distinção entre um item e outro.

Fala e Linguagem: a chamada área de Broca, uma região do lobo frontal, ajuda a transformar pensamentos em palavras. Uma lesão nessa área pode prejudicar a capacidade de fala, entendimento e produção de frases que façam sentido.

Formação da Personalidade: cada um dos papéis do lobo frontal ajuda a formar as principais características da personalidade de uma pessoa. Danos nessa área da cabeça podem resultar em uma mudança radical no comportamento de um indivíduo.

Formação de Memórias: apesar de não ser o único responsável pela memória, porque praticamente todas as regiões do cérebro atuam nessa função, desempenha um papel fundamental na formação de lembranças de longo prazo.

Gerenciamento da Atenção: administra a habilidade de atenção, incluindo a seletiva. Quando o lobo frontal não consegue realizar esse gerenciamento de forma adequada podem se desenvolver condições como o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Habilidades Motoras: o lobo frontal abriga o córtex motor primário, que ajuda a coordenar os movimentos voluntários, incluindo os de andar e correr.

Motivação: a maioria dos neurônios sensíveis à dopamina no cérebro está localizada no lobo frontal, e é esse o neurotransmissor responsável pelos sentimentos de recompensa e de motivação.

Reação aos Sentimentos de Terceiros: é no lobo frontal que o sentimento de empatia acontece e leva um indivíduo a experimentar a forma como outro se sente.

Por conta de todas essas funções, podemos dizer que o lobo frontal tem um papel de grande importância dentro do processo de Coaching, pois é através dele que se torna possível tomar decisões em relação às mudanças que deseja e se manter motivado para realizá-las.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

As Consequências de Danos ao Lobo Frontal

As consequências de danos na cabeça, como traumas ou Acidente Vascular Cerebral – AVC variam de acordo com a área atingida. Quando se trata do lobo frontal, as consequências podem incluir problemas relacionados à fala, coordenação motora, habilidade para controlar impulsos, realizar planejamentos e, também, mudanças na personalidade. Essa última possível sequela foi descoberta no século XIX, após um acidente sofrido por um funcionário de uma empresa ferroviária, nos Estados Unidos.

Durante uma explosão, Phineas Gage teve sua cabeça atingida por uma barra de metal. Apesar de ter sobrevivido, os danos causados ao seu lobo frontal fizeram com que ele passasse por uma mudança drástica em seu comportamento. O homem que antes era reconhecido por todos como tranquilo e eficiente, passou a agir de forma agressiva e impulsiva. Foi através desse caso que as pesquisas científicas começaram a considerar o papel e a importância dessa área do cérebro, que antes era tida como uma parte sem função.

É necessário deixar claro que não são todas as lesões sofridas no lobo frontal que irão resultar em uma alteração na personalidade, pois tudo depende das causas e de como o crânio é atingido. O caso de Gage se tornou simbólico porque foi o ponto de partida para que as pesquisas chegassem a conclusões importantes relacionadas ao cérebro e às suas funções.

Como Utilizar Todo o Potencial do Lobo Frontal

O lobo frontal é a última região do cérebro a se desenvolver e a primeira a ter suas funções reduzidas com o avançar da idade. Entretanto, existem duas atitudes que você pode tomar para maximizar o potencial dele e mantê-lo ativo por muito mais tempo.

Mantenha o Cérebro Ativo: se costuma realizar a maioria das suas atividades no piloto automático, aconselho que reveja essa atitude. Adote o hábito de se desafiar a pensar para que o seu cérebro se desenvolva cada vez mais.

Evite o Excesso de Informações: todos os dias estamos expostos a uma grande quantidade de informações, o que pode sobrecarregar a mente e comprometer o desenvolvimento de pensamentos claros. Nesse sentido, é necessário que comece a selecionar melhor os dados com os quais alimenta seu cérebro, mantendo o foco naqueles que são realmente necessários.

O lobo frontal é incrivelmente importante para que todos os seres humanos desempenhem todo o potencial que possuem. Portanto, lembre-se sempre de cuidar da saúde da mente é essencial para levar uma vida mais plena, realizada e feliz.

Copyright: 657819610 – https://www.shutterstock.com/pt/g/poptika