No Brasil e no mundo, a cada dia cresce mais o interesse do público por livros de motivação. Trata-se de um ciclo realmente positivo e ascendente, em que as pessoas estão buscando, em métodos e outras histórias de vida surpreendentes, uma ferramenta a mais para superar os seus desafios, conquistar maior autoconhecimento e evoluir como ser humano. Nesse sentido, a leitura é poderosa, não só porque compartilha conhecimentos, mas porque estimula a reflexão sobre a vida de cada leitor.

Com certeza, você mesmo que está lendo este artigo tem a sua lista pessoal de livros que o animam e aumentam a sua motivação pessoal. Caso ainda não tenha essa lista, não desanime. Foi pensando na importância da leitura nos processos de motivação e autoconhecimento que separamos para hoje uma seleção com os 8 livros que consideramos supermotivacionais. Confira a lista e leve estes poderosos ensinamentos para a sua vida!

8 dicas de livros de motivação

1.Getting Things Done— A Arte de Fazer Acontecer

Do escritor David Allen, este livro traz vários insights e dicas para aumentar a motivação pessoal e profissional por meio de uma gestão efetiva do tempo — um dos bens mais preciosos e escassos da atualidade. Com isso, o propósito da obra é ajudar o leitor a diminuir o foco nos problemas e aumentá-lo nas soluções, além de motivar a si mesmo e seguir em busca dos próprios resultados. Trata-se de uma metodologia de produtividade desenvolvida pelo próprio autor, baseada em foco, organização, reflexão e engajamento.

2. Nos Bastidores da Disney

De Tom Connellan, o livro mostra como são os bastidores da maior fábrica de sonhos do mundo, a Disney. Traz ideias de como atender e tratar o cliente e insights sobre carreira e desenvolvimento profissional, que são essenciais para manter a motivação e prosperar. A obra aborda 7 segredos que o lugar mais mágico e motivacional do mundo tem para fazer com que os seus clientes sempre queiram voltar — uma lição e tanto para qualquer empresa. É uma leitura leve, divertida e surpreendente!

3. Bolsa Blindada – Dicas e Passos Práticos para Tornar sua Vida Financeira à Prova de Fracassos

Dívidas e falta de controle financeiro, com certeza, são fatores que nos levam à desmotivação. Por isso, neste livro, a autora Patrícia Lages traz ensinamentos poderosos sobre como organizar a nossa vida financeira, aprender a organizar as contas, poupar, gastar, aplicar o dinheiro e equilibrar as contas. Como se sabe, o dinheiro é um instrumento fundamental para tudo o que fazemos, de modo que uma vida financeira desregrada compromete a nossa motivação e a nossa autoconfiança.

4. O Que Realmente Importa 

Este livro de Andre Cavalcanti traz reflexões extraordinárias que nos levam a encontrar a nossa missão de vida e entender o nosso verdadeiro papel no mundo. O que realmente importa para você? Você tem essa resposta? Sabe qual é a sua missão e qual legado você vai deixar? Saiba que viver sem propósitos definidos e à deriva é uma forma de perder a motivação e desanimar, pois não sabemos ao certo para onde estamos indo. Leia este livro e encontre o real sentido da sua existência!

5. O Salto da Coragem

PSC

Este livro de Wayder Pessoa nos mostra como é preciso desatar os nós do medo e encorajar-se a buscar os resultados que desejamos em âmbito pessoal e profissional. A publicação mostra quais são os ciclos de defesa e liberdade e o método para dar um verdadeiro salto de coragem na nossa vida e potencializar a nossa motivação. Essa obra contém, ainda, 5 passos para ajudar o leitor a compreender os seus medos e utilizá-los a seu favor, superando as dificuldades e potencializando as suas ideias e habilidades.

6. Você é insubstituível

Com um título já muito motivacional, este livro é de autoria do médico psiquiatra Augusto Cury. A obra revela a importância de amar a vida e de seguir em frente, mesmo diante dos tropeços que fazem parte das jornadas de todos nós. O ensinamento principal do livro é sonhar sem medo, mas saber transformar esses sonhos em metas. É a partir delas que a vida avança e que conseguimos evoluir, mesmo cometendo alguns erros. Viver é um ato de coragem, e você é insubstituível!

7. Desperte seu poder

De autoria do fundador do IBC, José Roberto Marques, este livro se utiliza de diversas ferramentas do coaching para que cada indivíduo mergulhe em uma jornada de autoconhecimento e reflexão. A obra é dividida em 3 partes: “eu quero me conhecer”, “eu posso me transformar” e “eu vou agir agora”. Assim, a ideia é que o autoconhecimento nos conduza a uma ressignificação das nossas crenças e à definição de novas metas, alcançadas pelo poder da ação. Desperte o seu poder agora!

8. Seja a solução dos seus problemas

Também de autoria de José Roberto Marques, esta obra apresenta o seu propósito já no título. Para que você recupere a sua motivação na vida, deve compreender que a solução para todos os seus problemas está dentro de você. Para isso, você precisa separar os problemas reais dos problemas que a sua mente cria. Além disso, deve também desenvolver a inteligência emocional, o perdão, o planejamento estratégico, a resiliência e a gratidão. Esses são os “instrumentos” compartilhados para encontrar as soluções que você tanto busca!

Os livros acima auxiliam as pessoas a encontrarem a motivação nas diferentes áreas da sua vida: pessoal, profissional, espiritual, familiar e até mesmo financeira. Que você encontre neles a sabedoria necessária para fortalecer a si mesmo na conquista dos seus objetivos e na realização de todos os seus sonhos!

E você, querida pessoa, gostou de conhecer as nossas dicas de livros de motivação? Queremos saber agora quais são os seus preferidos! Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!