Se existe um gênero literário que arrebata milhões de leitores todos os anos no Brasil e no mundo é o de autoajuda. Os livros que seguem esta linha são aclamados pelo público por discutir assuntos importantes para a evolução, autoconhecimento e empoderamento do ser humano em todos os sentidos.

E o que é autoajuda se não ajudar a si mesmo a evoluir de um estado para outro muito melhor? Muitos críticos rejeitam veementemente este tipo de literatura pela superexploração de alguns assuntos e autores, entretanto, se a mensagem contida nestes best-sellers tem a força de contribuir com a vida de tantas pessoas, acredito que isto sim, é o que deve ser o mais importante de ser valorizado e reconhecido.

Eu mesmo, como autor e leitor assíduo de todos os tipos de literatura, tenho meus livros preferidos no segmento de autoajuda. Estas publicações fazem tanto sucesso porque trazem reflexões, mensagens e ensinamentos poderosos e que nos ajudam a potencializar o nosso autoconhecimento e evolução pessoal e profissional.

Muitos deles, inclusive, têm total congruência com minhas crenças, missão de vida e valores, me inspiraram a expandir minha mente e também me ajudaram a criar novas metodologias que auxiliam o ser humano a evoluir em todas as suas dimensões. Como tal, acredito que podem inspirar você também. Continue lendo o artigo para saber mais sobre esse tema, pessoa querida!

Torne a melhor versão de si mesmo com ajuda do Coaching!
Clique e acesse um presente maravilhoso que preparei para você!

Conheça 5 livros de autoajuda poderosos

1 – As 7 Leis Espirituais do Sucesso (escrito por Deepak Chopra): neste poderoso livro, o médico e escritor indiano Deepak Chopra (nascido em 1946) destaca o que ele considera como sendo os 7 passos essenciais para a evolução humana nos contextos pessoal, profissional e espiritual.  As leis são a potencialidade, a dádiva, a causa e o efeito, o menor esforço, a intenção, o desprendimento e a finalidade da vida, que também pode ser entendida como a nossa missão no mundo. Ao discorrer por todos estes conceitos, Deepak nos mostra como cada um é importante e se conecta na construção do sucesso que merecemos ter.

2 – Quem Pensa Enriquece (escrito por Napoleon Hill): qual é o segredo das pessoas bem-sucedidas? O que elas fazem e não fazem? Como pensam e agem? Estes foram alguns dos questionamentos que levaram o americano Napoleon Hill (1883-1970) a pesquisar o mindset de 40 milionário, ao redor do mundo, listando as ideias, qualidades e competências em comum e que os levaram a conquistar riqueza e prosperidade. Inclusive, o autor foi um dos grandes disseminadores do termo Master Mind, que representa quando a mente está em harmonia em prol de um objetivo. Se quiser saber mais sobre o conceito é só clicar aqui.

PSC

3 – Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes ( escrito por Steven Covey): este best-seller, de Steven Covey (1932-2012), com mais de 15 milhões de cópias vendidas, mostra os 7 hábitos que estão realmente em consonância com o sucesso e a efetividade em nossas ações, indicando quais são os comportamentos, atitudes e pensamentos que nos levam a ir além em todos os âmbitos de nossa existência.

4 – Você Pode Curar sua Vida (escrito por Louise L. Hay): neste livro incrível, Louise Hay (1926-2017) mostra como os pensamentos e crenças negativas são capazes de sabotar a nossa felicidade e limitar nossas relações em todos os sentidos. Este insight foi o que levou a autora a sair de uma depressão de anos e permitir-se viver o seu aqui e agora, colocar foco no tempo presente, naquilo que realmente temos e existe, e não em projeções negativas da mente e de sentimentos e emoções sabotadoras.

5 – O Efeito Sombra (escrito por Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson): todos nós temos uma luz e uma sombra dentro de nós, entretanto, a maioria quer esquecer seu lado obscuro e também acha que ignorá-lo vai impedir que ele se manifeste. Grande engano!  Neste livro os autores Deepak Chopra, Debbie Ford (1955-2013) e Marianne Williamson (nascida em 1952), mostram exatamente a importância de aprender a conviver com a sombra que há em nós e como esta consciência ajuda em nosso processo de autoconhecimento e evolução, vencer nossos medos, pensamentos negativos e desabrochar nosso potencial.

Gostou das sugestões de leitura? Estes são alguns dos livros de autoajuda que eu recomendo que você também leia. As diferentes experiências, conhecimentos, estudos e visões de mundo dos autores nos trazem novas perspectivas e ajudam a expandir nossa mente em todas as direções também.

Leia sem julgamentos, pois você não é obrigado a acreditar em nada, somente no que fizer sentido para você. Acredito verdadeiramente que estas poderosas leituras, cada uma ao seu modo, podem lhe trazer sim, grandes ensinamentos e também ajudar muito em seu processo evolutivo. Permita-se!

Se você quiser dar a dica de mais algum livro super interessante de autoajuda é só escrever nos comentários!

Use sua força e dedicação

Uma recomendação de autoajuda muito valiosa é o uso da sua força e dedicação para conseguir seus objetivos. Claro, que às vezes leva mais tempo e mais esforço do que o esperado, mas quando conseguimos algo, vale a pena todo o trabalho.

Nesse sentido, há uma área de estudo chamada programação neurolinguística, cujo foco é compreender a conexão entre os processos neurológicos, a linguagem e o comportamento do ser humano. O conceito foi desenvolvido pelo autor Richard Bandler e pelo psicólogo John Grinder nos anos 70, nos Estados Unidos, e é usada até hoje. Para você ter uma ideia, o famoso Tony Robbins, um treinador de performance mundialmente conhecido, é um aprendiz do estudo e usa como inspiração para alguns dos seus métodos.

Com esse conceito como base, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) criou a formação Programação Neurolinguística (PNL). O aprendizado é completo e ajuda você na busca pela sua melhor versão pessoal e profissional. Além dessa área de estudo como referência, o curso também se inspira na técnica de modelagem do Tony Robbins, cujo objetivo é observar de forma analítica a vida de pessoas bem-sucedidas para compreender padrões que possam ser aplicados em outros casos. Incrível, não é mesmo?

O conteúdo super valioso do PNL ensina o que é e como exercer o autoconhecimento, o autodesenvolvimento e a inteligência emocional; o que é o alinhamento de níveis neurológicos; o que é e como funciona a estrutura do pensamento;  como lidar com polaridades; quais são os canais representacionais; como praticar a linguagem não verbal; como pensar em uma determinada situação olhando por mais de um ângulo; como negociar e solucionar problemas de forma mais assertiva; como mudar a história pessoal; como desenvolver a flexibilidade; o que é e como fazer a ressignificação; o que é Hipnose Ericksoniana; como transformar planos platônicos em estratégias reais; como gerenciar melhor tempo e atividades; e, é claro, você terá um aprofundamento sobre o que é a programação neurolinguística.

Como se não bastasse, você ainda irá absorver conhecimentos importantes relacionados à liderança. Você irá desenvolver habilidades como empatia; como se comunicar mais claramente e como mais persuasão; como gerar comprometimento da equipe; como gerenciar conflitos; e muito mais!

Assim como a leitura, o coaching é uma poderosa maneira de transformar vidas. Ao associar o estudo desses livros e o método, você estará promovendo a sua evolução pessoal e contribuindo para se tornar um ser humano melhor tanto em âmbito pessoal, quanto profissional. Mantenha o estudo constante, a educação contínua e a habilidade de aprender e ensinar como pontos essenciais na sua vida, e você verá como um mundo novo poderá abrir as portas.

 

Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais. Nunca é demais espalhar o conhecimento!

 

Copyright:464722076 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ebic