Reprodução / cgu.edu Peter Drucker tornou-se referência mundial graças aos seus estudos, conhecimentos, teorias e resultados profissionais como consultor de pequenas, médias e grandes empresas.

Peter Ferdinand Drucker nasceu em 19 de novembro de 1909, em Viena, na Áustria.  Profissionalmente, ele ficou conhecido, mundialmente, por seus estudos relativos à globalização, economia e às suas influências no universo das empresas.

Mas quem foi Peter Drucker? Não por acaso, ele é o homem que até hoje é chamado de “Pai da Administração Moderna”. Isso ocorre porque muitas das teorias da Administração de Empresas provem dos estudos e conhecimentos desenvolvidos por Drucker.

Entretanto, ele não era formado nesta profissão, mas sim, em Direito, pela Universidade de Hamburgo, onde Peter também fez doutorado em Direito Internacional.

Ao longo de sua vida morou na Inglaterra, entre os anos de 1933 a 1937, e logo depois, se mudou para os Estados Unidos, onde lecionou em várias universidades renomadas e escreveu para diversos jornais importantes. Neste país tornou-se um grande consultor de empresas, pequenas, médias e grandes, pois era um dos maiores especialistas em consultorias estratégicas e políticas de seu tempo.

Peter Drucker mostrou que os conhecimentos sobre administração e economia eram tão relevantes para as empresas que tornou o tema ”Gestão” uma matéria a ser estudada nas universidades. Graças ao seu empenho, hoje, escolas de todo mundo estudam esta temática e suas influências, diretas e indiretas, no sucesso das empresas.

Livros De Peter Drucker

Como escritor, ao longo de sua trajetória, Peter Drucker escreveu mais de 39livros sobre administração, gestão e temas relativos. O conjunto de sua obra  reuni um poderoso material, entre artigos acadêmicos, entrevistas, estudos e teorias, e é referência mundial.

PSC

Entre seus principais lançamentos, destacamos:

Conceito da Corporação (1946)
– A Prática da Gerência (1954)
– O Gestor Eficaz (1967)
– Administração: Tarefas, Responsabilidades e Práticas (1974)
– Inovação e Espírito Empreendedor (1985)
– As Fronteiras da Administração (1986)
– Administração de Organizações sem Fins Lucrativos (1990)
– Desafios Gerenciais para o Século XXI (1992)
– A Sociedade Pós- Capitalista (1993)

Frases Inspiradoras de Peter Drucker

  • “Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes”.
  • “Administração é fazer as coisas direito. Liderança é fazer as coisas certas”.
  • “Fazer as coisas certas é mais importante do que fazer as coisas direito”
  • “A administração é um processo operacional composto por funções como: Planejamento, organização, direção e controle.”
  • “Os resultados são obtidos através da exploração de oportunidades, não pela solução de problemas”.
  • “Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação.”

Peter Drucker faleceu em 11 de novembro de 2005, mas nos deixou um legado extraordinário e poderosos insights e conhecimentos sobre Administração e Gestão. Sua história nos inspira e motiva a estarmos sempre atentos aos nossos modelos de gestão, seja de processos ou de pessoas, e a buscar sempre a melhoria contínua em nossa liderança. Um salve para Peter Drucker!