ArtFamily/Shutterstock O PhD. Daniel Goleman defende que Inteligência Emocional não é conter, mas sim conhecer e aprender a lidar com as próprias emoções e saber usá-las no momento certo e da forma certa

O livro Inteligência Emocional, do psicólogo americano e PhD. pela Universidade de Harvard, Daniel Goleman, é um best-seller mundial. Feito com base em estudos sobre o cérebro humano, que revelaram o poder da inteligência emocional em nosso dia a dia.

Neste livro, o autor desmitifica conceitos amplamente difundidos ao longo dos últimos anos, como a teoria do Quociente de Inteligência, o popular Q.I, que até então era tido como sinônimo de sucesso. Em seu livro, Daniel mostra que assim como pessoas “normais”, indivíduos com Q.I alto também erram, fracassam e nem sempre são exemplos de pessoas bem-sucedidas.

Mostra também que pessoas comuns podem sim, alcançar a excelência e alta perfomance e grandes resultados. Além disso, nesta publicação outras teorias também caíram por terra, como aquela que defendia que a inteligência era algo genético, ou seja, que estava no DNA da pessoa. Ledo engano!

O Que é Inteligência Emocional?

Daniel Goleman defende que a Inteligência Emocional pode ser desenvolvida, desde a infância. Esta habilidade, segundo ele, está representada por elementos como: autoconhecimento; autocontrole; empatia; persistência e habilidades sociais nos relacionamentos.

Assim, podemos dizer que a I.E não se resume a ser uma pessoa controlada, séria e contida todo o tempo, mas sim em conhecer suas próprias emoções e sentimentos, identificar os pontos fortes e de melhoria, de cada uma, e saber utilizá-las, no momento certo, para obter os resultados que deseja.

E em seu dia a dia, você acredita que possui inteligência emocional ou ainda precisa melhorar esta habilidade? Em maior ou menor grau, acredito que todos nós precisamos e podemos desenvolver continuamente esta competência, uma vez, que sempre temos que lidar com situações e sentimentos novos. Para isso, separei algumas dicas poderosas para você. Confira!

Dicas Para Conquistar Maior Inteligência Emocional

PSC

Invista em Autoconhecimento – Para desenvolver sua I.E é essencial conhecer bem quem você é; identificar as emoções que guiam você e que ajudam e também prejudicam os seus resultados.

Desenvolva Autocontrole – Ter autocontrole é essencial para saber reagir, assertivamente, aos acontecimentos do dia a dia e não sucumbir às emoções negativas e destrutivas.

Tenha Empatia – Esta é uma qualidade que não dá para fingir que você tem. É preciso realmente ter empatia, pois isso é o que faz com que possamos nos relacionar positivamente com as pessoas à nossa volta. Sem ela, não conseguimos construir relações verdadeiras e dificilmente obtemos a cooperação do outro.

Seja Persistente – Na prática isso quer dizer – seja resiliente, ou seja, não se entregue na primeira vez que você errar, fracassar ou cair. Utilize suas melhores emoções para se automotivar e desenvolver sua autoconfiança para superar dificuldades e os momentos de crise no trabalho e na vida pessoal.

Habilidades Sociais – Esta competência é fundamental para sabermos lidar e nos relacionar com diversos tipos de pessoas, sem que as diferenças na forma de pensar e agir, interfiram em suas emoções e afetem os seus resultados.

Aproveite estas dicas poderosas e desenvolva sua Inteligência Emocional e conquiste resultados extraordinários em todos os setores de sua vida.

Gostou do texto? Curta, comente e saiba mais!