Voltar

Linkedin para melhorar seu networking

Publicado em | 0 comentários

Dolphyn/Shutterstock Veja dicas para melhorar seu perfil no Linkedin e potencializar o seu networking

Desde que foi criado, em 2003, a rede social Linkedin vem se destacando como uma importante ferramenta para posicionamento profissional. Além disso, este canal também reúne várias empresas e profissionais, o que permite criar uma rede de contatos e investir em seu networking.

Entretanto, não basta apenas criar um perfil e sair à caça de conhecidos e possíveis contatos de trabalho. Diferente de outras redes sociais, o Linkedin é um canal mais direcionado à carreira, por isso, é preciso ter cuidado com as informações que postar nele.

O ideal é que, as mesmas regras de conduta ética profissional, que usamos offline, também sejam usadas quando utilizarmos esta ferramenta. Isso é importante porque atualmente muitas empresas selecionam seus futuros colaboradores por meio deste canal, e deixar uma boa impressão em seu perfil é essencial.

Dicas de como usar o Linkedin

  • Mantenha seu perfil atualizado – Procure manter seu perfil sempre atualizado, com seu cargo atual, experiências anteriores, formação acadêmica, email, idiomas e os últimos cursos que realizou. Isso é importante para que as pessoas possam encontrá-lo e para que queiram conectar-se a você.
  • Peça recomendações - Receber recomendações de: colegas de trabalho, chefes e ex-chefes, professores e amigos também valorizam e, muito, o seu passe profissional. Por isso, não tenha medo de pedir este apoio. Além de fazer a solicitação via Linkedin, fale pessoalmente com a pessoa e peça essa ajudinha.
  • Recomende seus amigos também – Network é uma via de mão dupla, por isso, do mesmo você pode e deve recomendar seus amigos e colegas de trabalho. Isso cria um vínculo de respeito e colaboração e, assim como para você, pode ser decisivo na carreira de outro profissional. Retribua!
  • Conecte-se com empresas – Se você deseja trabalhar numa empresa ou mesmo saber mais sobre sua atuação, é importante conectar-se a ela via Linkedin. Escolha organizações com interesses e objetivos compatíveis com seus anseios profissionais e acompanhe suas postagens. Isso pode ajudar um dia!
  • Mantenha-se em contato – Para seu Linkedin ser mais efetivo não basta apenas ter um perfil, é importante realmente manter contato com seus colegas, estar atualizado sobre seu trabalho e atualizá-los sobre o seu. Interaja sempre que possível e mantenha canais de comunicação sempre abertos.
  • Participe de grupos – Busque grupos de seu interesse, aqueles com profissionais da sua área ou de áreas de seu interesse, por exemplo. Procure participar das discussões, contribuir com ideias. Seja uma presença ativa.
  • Poste seu próprio conteúdo – Nestes grupos é possível compartilhar artigos, com temas específicos e mostrar sua opinião e conhecimentos sobre determinados assuntos. Busque compartilhar seus conhecimentos, experiências por meio de artigos e vídeos, mas fique sempre atento a comentários polêmicos e inadequados.

Aproveite estas dicas poderosas, coloque-as em prática agora mesmo e potencialize ainda mais os resultados do seu Linkedin! E já que gostou do artigo, compartilhe também minhas dicas em suas redes sociais

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!