Baraq/Shutterstock Hoje,  aos líderes é fundamental desenvolver habilidades de Coaching para alavancar sua carreira e os resultados como gestor

Trabalho como Master Coach Sênior e ministro treinamentos e cursos de Coaching quase que diariamente. Assim, nos últimos oito anos eu pude testemunhar de perto o crescimento extraordinário desta metodologia tanto no Brasil, como nos países da Ásia, Europa e Américas que visitei neste período.

Realmente é estrondoso como o Coaching tem ultrapassado fronteiras e apoiado pessoas e empresas, de todo mundo, a conquistar seu estado desejado e alcançar plenamente o sucesso. Por isso, tenho muito orgulho em fazer parte da construção do Coaching no Brasil e de poder levar o Self Coaching,este método criado por mim, a tantos lugares diferentes.

Neste sentido, um recente artigo publicado pela revista Forbes, em seu site, intitulado: “Habilidades de Coaching que Todo Líder Precisa Dominar” traz dados interessantes sobre a expansão deste método no mundo empresarial. Segundo o estudo, realizado pela Federação Internacional de Coaching (ICF), nos Estados Unidos, 81% das empresas desejam desenvolver líderes com habilidades de Coaching.

Este, com certeza, é um número bastante expressivo que mostra a importância deste processo de desenvolvimento humano e aceleração de resultados, no âmbito das organizações. Em nosso país também vemos crescer o interesse das empresas pelo Coaching, assim como o reconhecimento de uma nova cultura, pautada não apenas em resultados, mas especialmente, nas pessoas.

A Importância de Formar Líderes com Habilidades de Coaching

Ora Shtull, coach e fundadora da consultoria americana, Oracoaching, uma das especialistas entrevistadas pela Forbes, afirma que uma das habilidades de Coaching, que devem ser exercitadas e aplicadas pelos gestores no dia a dia com seus colaboradores é – Fazer Perguntas.

Segundo ela, as perguntas são verdadeiramente as respostas e trazem os feedbacks que precisamos para tomar decisões assertivas, reverter os momentos de crise, inovar e desenvolver melhor os colaboradores. “Uma pergunta pode abrir uma conversa: O que está acontecendo? Ele pode cavar mais fundo: Conte-me mais. Eu gostaria de entender melhor. Uma pergunta inteligente vai buscar perspectiva: Qual é a sua opinião sobre isso? Uma – Como você pode resolver este problema? pergunta mais experiente também pode mostrar confiança e incentivar o crescimento: Como você pode resolver este problema?”; ilustra a especialista.

PSC

Como líder e coach, sei bem o quanto é importante aprender a fazer as perguntas certas. Isso estimula os profissionais à nossa volta, lhes possibilita novos insights e mostra que estamos comprometidos com seu crescimento.

Além disso, visão sistêmica, inteligência emocional e social, comunicação assertiva, empreendedorismo, excelência na gestão do tempo; estão entre outras habilidades de Coaching que podem e devem ser replicadas em nosso cotidiano nas empresas.

Isso permite que verdadeiramente possamos inspirar e desenvolver profissionais mais engajados e, juntos, conquistar resultados extraordinários. O que está esperando então? Invista em Coaching e torne-se um líder de alta perfomance. Faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC!