Voltar

Líderes de Sucesso: Bernardinho

Publicado em | 0 comentários

Globo Esporte Bernardinho, consagrado técnico, foi cinco vezes campeão olímpico.

Nascido para vencer! Esta frase pode facilmente definir a trajetória de Bernardo Rocha Rezende. Se você não liga este nome à pessoa, saiba que estamos falando, em nada menos que: Bernardinho, consagrado técnico, cinco vezes campeão olímpico à frente das seleções brasileiras de vôlei.

Nascido em, 25 de agosto de 1959, no Rio de Janeiro, este coach “sangue quente”, começou sua carreira no esporte, como jogador de vôlei e, como atleta, por sete anos, disputou vários campeonatos. Iniciou sua carreira de técnico, em 1989, nas Olimpíadas de Seul, na Coreia do Sul, quando foi auxiliar do, então treinador, Bebeto de Freitas.

Começava ali um caminho glorioso, cheio de vitórias e de grandes conquistas para o voleibol brasileiro. Entretanto, Bernardinho não encontrou tudo pronto, e teve que batalhar muito para trazer uma nova mentalidade ao segundo esporte mais praticado no Brasil.

Ao se propor a fazer isso, Bernardo revolucionou, verdadeiramente, o vôlei nacional. E, segundo os próprios atletas, liderados por ele, também ajudou os jogadores a crescerem profissionalmente.

“O Bernardinho trouxe uma mentalidade diferente para a seleção. Tirou a gente do que chamamos de “zona de conforto“. Passamos a acordar mais cedo, a fazer um esforço adicional. E, de uma seleção que não vencia nada, passamos a vencer tudo.”, declarou Gustavo Endres, campeão olímpico com Bernardinho.

Transformando Suor em Ouro

Mais que um treinador comum, Bernardinho transcendeu o modo de pensar e conduzir o esporte, ao unir seus conhecimentos técnicos aos princípios da Administração de Empresas e às teorias de especialistas como: John Wooden, Winston Churchill e James Hunter.

Ao fazer isso, decidiu reunir suas experiências e habilidades no livro: Transformando suor em ouro, onde evidencia como esta junção de conhecimentos foi decisiva para alcançar suas vitórias, tanto dentro, como fora das quadras.

Bernardinho se destaca como um coach de alta performance e, além disso, usa técnicas e ferramentas de Coaching, para alavancar os resultados das equipes que comanda. Com um perfil de liderança nato, Bernardo mudou a forma de treinar e desenvolveu uma geração de atletas, assim como ele, de alto desempenho.

Assim, tanto à frente das equipes femininas como masculinas, Bernardinho incorporou uma nova visão não apenas ao voleibol, mas ao esporte como um todo. Com isso, o técnico campeão, tem inspirado gerações de novos atletas a ousarem ir além, em suas carreiras e na vida.

Gostou do artigo? Então, curta e compartilhe em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!