Voltar

Liderança situacional: conceito e exemplos

Publicado em | 0 comentários

Podemos encontrar diferentes tipos de liderança no ambiente corporativo, alguns com direcionamentos semelhantes e outros que divergem completamente. Durante o dia a dia de uma instituição, existem diversas situações que podem exigir o posicionamento de um líder, seja para resolver, desenvolver ou encontrar uma possível resolução ou conduta a ser adotada.

© Depositphotos.com / depositedhar A liderança situacional corresponde à liderança que é moldada de acordo com uma situação apresentada.

A liderança situacional corresponde à liderança que é moldada de acordo com uma situação apresentada. O líder precisa ter a capacidade de fazer a análise do que está acontecendo, e com “jogo de cintura”, decidir qual postura será adequada para aquela ocasião. Adequando-se ao momento de forma rápida e eficaz, o líder é capaz de delegar tarefas ao mesmo tempo em que motiva seus colaboradores a fazer suas demandas da melhor maneira, alcançando os resultados planejados. Portanto, essa característica adaptativa faz com que o líder seja capaz de contornar todas as adversidades, de forma a eliminá-las.

Esse tipo de liderança requer algumas características específicas para que seja exercida, como ter “jogo de cintura”, flexibilidade, boa comunicação, bom relacionamento, resiliência, inteligência emocional, maturidade profissional e visão sistêmica. Essas competências e habilidades fazem com que o líder saiba lidar com diferentes perfis profissionais, além de ter bom retorno, construir relações interpessoais harmônicas, e conseguir perceber os próprios sentimentos e de seus colaboradores.

Em momentos de crise, ao contrário líder autocrático — que usa do autoritarismo em sua gestão —, o líder situacional é capaz de enxergar maneiras de lidar com as consequências do momento, mantendo a motivação e dando suporte à equipe.

Em caso de erros no departamento, ele deve saber como conversar com cada um sem constrangimentos, identificar pontos que precisam ser melhorados e incentivar a persistência do grupo. Cada situação demanda um diferente posicionamento, e esse líder é vai acompanhar cada um da melhor maneira possível.

A liderança situacional pode trazer inúmeros benefícios às organizações, pois ao identificar o perfil dos colaboradores, o conhecimento e maturidade de cada um, o líder pode fazer escolhas mais assertivas para desenvolver, motivar e gerenciar efetivamente a equipe. Devido à sua adaptabilidade, ela é capaz de se encaixar em inúmeras situações, sendo útil em diversos momentos que carecem o posicionamento de um líder flexivel.

Desenvolva esta habilidade e seja um líder de sucesso!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!