Uma empresa tem os líderes que foram contratados ou treinados para isso e também tem aqueles que se tornaram por causa da exigência do cenário. Os colaboradores que se encaixam nessa situação estão passando por uma liderança situacional, que ocorre quando é preciso que alguém se posicione para resolver um problema ou desenvolver uma nova atividade.

Neste artigo, você vai compreender melhor o significado da liderança situacional, os seus impactos sobre a vida das empresas e como o coaching pode ser um grande aliado nesses momentos. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são as características fundamentais de um líder?

Antes de começarmos a falar sobre aquele funcionário que assume o cargo de um líder por conta da situação em que se encontra, vamos refletir sobre quais são as principais características de um colaborador desse tipo. Confira!

  • O discurso é sempre condizente com as ações;
  • O recrutamento é feito com base nas características técnicas e comportamentais das pessoas, e não somente em indicações;
  • Está sempre buscando por cursos de atualização;
  • Não tem medo de aprimorar as suas virtudes com o método coaching;
  • Está sempre conectado com o que a equipe tem a dizer e debate todas as atividades de forma saudável;
  • Faz escuta ativa do time para assuntos profissionais e pessoais, caso seja o caso de eles estarem influenciando o cotidiano no trabalho;
  • Ajuda a solucionar conflitos internos da equipe;
  • É empático e tem consciência coletiva;
  • Incentiva a realização de cursos e treinamentos para os colaboradores se desenvolverem;
  • Planeja e executa, junto com a área de recursos humanos, o processo de feedback regular, pois isso ajuda a entender os pontos fortes e de desenvolvimento que ele mesmo e cada pessoa da equipe precisam desenvolver;
  • Cobra resultados com base em metas estabelecidas previamente;
  • Divulga os méritos como atividades da equipe como um todo;
  • Assume a responsabilidade dos erros e discute em grupo possíveis resoluções;
  • Faz exercícios diários para que ele mesmo e o time exercitem a criatividade;
  • Pesquisa por tendências e motiva os seus colaboradores a fazerem o mesmo;
  • Planeja as atividades e a delegação de funções com sabedoria;
  • Busca sempre sustentar a lealdade entre ele e a equipe.

Se você acha que há algum ponto importante que não aparece na lista, é só escrever nos comentários!

O que é a liderança situacional?

Agora que você já conhece quais são as principais características de um líder, fica mais fácil explicar o que é liderança situacional. Como o próprio nome sugere, é uma posição em que o funcionário foi colocado na liderança sem procurar por isso. Aconteceu algo imprevisto, e ele teve que tomar a atitude de guiar um grupo de pessoas para solucionar o acontecimento repentino.

O colaborador precisa ter a capacidade de fazer a análise do que está acontecendo e, com muito jogo de cintura, decidir qual postura será adequada para aquele cenário. Mas como diferenciar a pessoa que está só se aproveitando da situação para ser promovido ou amaciar o ego daquela que realmente está dando o melhor de si por um objetivo comum da empresa?

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Adequar-se ao momento de forma rápida e eficaz, ter empatia e sabedoria ao delegar tarefas, motivar os seus colaboradores a executar as demandas da melhor maneira possível e alcançar os resultados planejados pela área e pela empresa são algumas das habilidades que esse novo líder terá que demonstrar logo nos primeiros momentos. Essas características adaptativas fazem com que ele seja capaz de contornar todas as adversidades para eliminá-las.

Como aproveitar a situação com sabedoria?

Muitos problemas ou obstáculos não podem ser previstos. É o caso do inconveniente que surge quando a gestão é demitida ou pede demissão, quando um colaborador significativo está doente ou até mesmo quando há tantos impedimentos que eles devem ser compartilhados para serem resolvidos.

É nesses momentos de dificuldade que o líder situacional costuma surgir. Em momentos de crise, ao contrário do chefe autocrático, que se utiliza do autoritarismo em sua gestão, o novato é capaz de enxergar maneiras de superar as consequências negativas do momento, mantendo a motivação e dando suporte à equipe.

Esse tipo de liderança requer algumas virtudes específicas para que seja exercido com excelência, tais como flexibilidade, boa comunicação, bom relacionamento com diversas áreas da organização, resiliência, inteligência emocional, maturidade profissional e visão sistêmica.

Essas competências fazem com que o novo “capitão” saiba tratar diferentes perfis profissionais, construir relações interpessoais harmônicas, exercer o autoconhecimento e perceber os sentimentos dos seus colaboradores. Apesar de esse funcionário ser um novato para o cargo, ele já deve ter a consciência de que concretizar essas capacidades sempre balanceando-as com os objetivos da empresa é imprescindível.

Em caso de erros no departamento, ele deve saber como conversar com cada um sem constrangimentos, identificar os pontos que precisam ser melhorados e incentivar a persistência do grupo para a resolução e evolução. Cada situação demanda um diferente posicionamento, e esse colaborador ficará responsável por acompanhar cada um da melhor maneira possível.

Sou líder! E agora?

Aconteceu um determinado problema, você teve que se posicionar para resolvê-lo da melhor maneira possível e acabou se tornando um líder. Parece um cenário bem promissor, não é mesmo?

Todavia, se você for um funcionário consciente da importância do desenvolvimento próprio, da equipe e da empresa, deve estar um pouco preocupado. Afinal, para manter o status do cargo situacional, é preciso exercer todas as habilidades de liderança que citamos aqui no dia a dia. Mas, você não precisa entrar em pânico! É possível encontrar maneiras de estudar para evoluir nessa posição.

O Leader Coach Training (LCT) é a formação ideal para você. Com esse método, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) pretende mostrar como é possível capacitar líderes de forma rápida para que eles façam uma gestão eficaz e efetiva. O conteúdo dessa capacitação é resultado dos quase 30 anos de experiência em desenvolvimento de pessoas do nosso fundador, José Roberto Marques.

Ele criou uma maneira exclusiva de conduzir os indivíduos e equipes em direção à alta performance, fazendo progresso real. Após o coaching, o líder terá as virtudes necessárias para o cargo mais evoluídas. Um dos pontos mais interessantes é o despertar da capacidade de ele desenvolver o potencial infinito que existe em si mesmo e em cada colaborador do seu time.

Se você se encontra em um cenário em que se tornou um líder situacional, converse com o seu gestor a respeito dessa formação de coaching. Mostre a ele que esse pode ser um passo importante na evolução da sua carreira. Além de se mostrar preocupado com o seu trabalho, isso também vai demonstrar que você está consciente da necessidade de alcançar os resultados necessários na organização. Desenvolva essas habilidades e seja um líder de sucesso!

Quais são os benefícios desse processo para a empresa?

A liderança situacional pode trazer inúmeros benefícios às organizações. Devido à adaptabilidade desse funcionário, ele é capaz de se encaixar em inúmeras situações, sendo útil em diversos momentos que carecem do posicionamento de um líder flexível.

Além disso, com o passar do tempo, ele continuará evoluindo e será capaz de identificar o perfil dos colaboradores, o conhecimento e a maturidade de cada um, a fim de fazer escolhas mais precisas para desenvolver, motivar e gerenciar efetivamente a equipe.

E você, querida pessoa, o que pensa sobre a liderança situacional? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal compartilhar este conteúdo, se você conhece alguém que está passando por esse momento na carreira? Pode ser uma forma de ajudar o colega. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!