Voltar

A Liderança do Papa Francisco

Publicado em | 0 comentários

Conheça os diferenciais da liderança do Papa Francisco e entenda porque suas ações vêm trazendo tantas mudanças positivas | Depositphotos neneosan

13 de março de 2013. Com certeza, este dia, mês e ano entraram definitivamente para a história mundial. A data é tão importante porque marca a eleição do argentino, Jorge Mario Bergoglio, como o novo Papa, e especialmente, o início de uma nova era para a Igreja Católica.

Convido você, a que neste momento, tire qualquer conotação religiosa de sua leitura. Independente do Papa Francisco ser um representante de uma ordem religiosa; estou aqui para trazer a você uma percepção ampliada do que é ser líder, também sob este viés.

Todos os líderes, de diferentes modos, podem nos ensinar a construir formas mais efetivas de estabelecer a nossa liderança. Acredito verdadeiramente que o pontífice, por tudo que mostrou até então, também pode nos inspirar muito com sua forma de liderar.

Francisco pode não agradar a todas as alas da igreja ou mesmo aos mais tradicionais, entretanto, suas palavras e atitudes trouxeram a milhões de pessoas, em todo mundo, a esperança e a fé de volta. Há séculos, as pessoas se sentiam oprimidas e sem alguém que as representasse. Com sua postura e ações, o líder devolveu a crença positiva da importância de investir na espiritualidade e deixou de fora a opressão e a culpa que assolava os fieis.

Confira as Atitudes Inspiradoras do Líder Francisco

  • Respeito às Diferenças – Muitos seguidores, nascidos e criados no catolicismo, deixaram a igreja por não serem aceitos e respeitados como são. Este é caso de homossexuais ou de pessoas divorciadas, que por muito tempo foram julgadas e condenadas à segregação. Pela primeira vez, um papa mostrou uma postura respeitosa ao falar sobre os assuntos e ainda declarou que não seria ele a julgar quem quer que seja que busca a Deus.
  • Busca pela Conciliação – Após 52 anos de embargo econômico, recentemente os Estados Unidos anunciaram a retomada das relações com Cuba, país condenado pelos americanos a severas sanções. O Papa Francisco foi um dos principais interventores, participando ativamente do processo que deu origem ao fim do embargo. O papel de um líder, seja religioso, de uma empresa ou país, é o de buscar as melhores formas de resolver as divergências, eliminar conflitos e criar novas possibilidades para os seus liderados.
  • Adaptação aos novos Tempos – Francisco fala a língua dos jovens, entende os seus desejos, assim como os anseios de inclusão de grupos de pessoas marginalizadas, há tempos, pela instituição que representa. Com isso, trouxe de volta a fé perdida na igreja e abriu a discussão sobre diversos temas, até então tidos como tabus, por seus antecessores.
  •  Reconhecer os erros – Ignorar o assunto, só aumenta o sofrimento daqueles que de algum modo foram prejudicados e ofendidos por nossos atos. A função do líder é também buscar identificar e corrigir os erros dos seus liderados e evitar que eles ocorram novamente. Quando, pela primeira vez, um papa assumiu problemas e, pediu desculpas publicamente, por seus efeitos desastrosos na vida dos envolvidos, mostrou respeito às pessoas que sofreram e também que estava cuidando para que novos comportamentos abominantes não tornassem a acontecer.
  • Ser Acessível – Por muitos anos, raramente víamos um sorriso no rosto de um Papa. Sabemos que o corpo fala e um semblante fechado, pode sim mostrar seriedade, mas também afastar as pessoas. No caso do líder Francisco; o sorriso sempre aberto quebrou uma barreira antes considerada intransponível. Sua disponibilidade em retribuir gestos de carinho, em estar perto do povo, de interromper o seu trajeto para abraçar e beijar aqueles que pedem apenas um minuto de sua atenção, só aumentou a admiração e o respeito das pessoas.
  • Ter Humildade - Por maior que seja o seu poder, responsabilidade e prestígio, Francisco não se deixa deslumbrar. Ao invés de ostentar, busca ter uma vida como a de antes de ser papa, fazendo suas refeições no mesmo lugar de antes, circulando em carros populares ou antigos e tratando todos sem distinção. O poder testa o líder a todo o momento, por isso, é importante manter os pés no chão e ser congruente com aquilo que prega e acredita. Lembre-se que seus liderados estão lhe observando e congruência entre palavra e ação é fundamental.
  • Diálogo Aberto – Desde sua eleição, o papa tem buscado promover o diálogo entre nações em conflito e condenado, publicamente, atos e os líderes que colocam suas nações em guerra, promovem massacres e o flagelo de seu povo. “Não é uma tarefa fácil a de ultrapassar a amarga herança de injustiças e hostilidades deixadas pelo conflito. Só pode ser realizada ultrapassando o mal com o bem e cultivando as virtudes que promovem a reconciliação, a solidariedade e a paz”, alertou Francisco durante viagem à Ásia.
  • Bom Humor – Rir é mesmo um “santo remédio”; e com seu carisma e bom humor sempre evidentes, o papa mostra que apesar dos problemas, vive em paz e de bem com a vida. Esta capacidade de ir além do que está no ambiente, mostra inteligência emocional e social para não deixar que as lacunas diárias, prejudiquem a sua motivação e atrapalhem a execução assertiva do seu trabalho.
  • Coragem Para Fazer as Mudanças Necessárias – Por tudo que vimos até então, podemos dizer que o Papa Francisco era o líder que estava sendo esperado há tempos por parte da comunidade cristã. Contrariando os mais céticos, Francisco desafia as previsões pessimistas e as imposições das alas mais tradicionais e radicais, e dá início a um novo momento na igreja, com espaço para o diálogo, o respeito às diferenças e maior participação nos processos de paz, em todo mundo.

Como podemos perceber, o Papa Francisco tem muito a nos ensinar sobre como ser um bom líder. Mesmo tendo que lidar com tantos problemas, não perde o sorriso e continua a passar e transmitir palavras de incentivo, amor e respeito. E você, quais destas características você possui? Compartilhe!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!