Liderança na igreja ministrando culto

Blend Images/Shutterstock Quando mais preparado, melhor é o líder da igreja para guiar seus fiéis!

Ao falarmos em Coaching para pastores, a melhoria na liderança na igreja é real, pois este é um processo que, por meio de técnicas, ferramentas e métodos, apoia no desenvolvimento dos líderes espirituais, de forma a que se tornem seres humanos cada vez melhores; mais evoluídos e possam ministrar mensagens com ainda mais valor aos seus fieis.

Em minhas formações em Coaching eu já recebi centenas de pastores e padres e, estes são sempre alunos muito interessantes. Como respeitamos as crenças de todos, é sempre uma troca muito rica, pois não é porque são sacerdotes que eles não têm questões para ressignificar, pontos de melhoria, metas, sonhos, problemas e muitas coisas a aprender e evoluir.

Por isso mesmo, quando se tornam coaches, os pastores têm a possibilidade de desenvolver uma comunicação mais assertiva, relações interpessoais melhores, melhorar sua organização pessoal, a gestão do seu tempo e de proporcionar também maior desenvolvimento aos seus fieis. Isso porque, ao desenvolver as habilidades de Coaching, eles conseguem compreender melhor as lacunas humanas, as dores, dificuldades e necessidades dos indivíduos. Com isso, podem fornecer as reflexões e ensinamentos certos para que os seus ouvintes possam aprendem a lidar com seus desafios e vencê-los.

Lições de Coaching na Liderança na Igreja de Pastores

A liderança na igreja é uma referência para aqueles que seguem uma religião cujos líderes são pastores ou padres e, nela profetizam sua fé. Portanto, os seus ministros devem ser bons exemplos, pessoas idôneas, com experiências, ideias e conhecimentos que agreguem valor ao desenvolvimento da comunidade religiosa da qual fazem parte.

Por isso mesmo, além de recitar versículos da Bíblia Sagrada, cantar louvores e dar sermões, é importante que as lideranças sejam seres humanos evoluídos, que reconheçam e respeitem as necessidades e limitações de seus fieis, assumam sua própria necessidade de evolução e que tenham valores e crenças positivos e congruentes com o que pregam.

Neste sentido, o Coaching para Pastores atua apoiando em seu processo de desenvolvimento profissional e pessoal, a que possam identificar e trabalhar seus pontos de melhoria e potencializar suas habilidades e competências. Isso é essencial, pois quanto mais bem preparados, melhores são os resultados.

PSC

Uma das maiores lições deste poderoso processo é a de que todo ser humano é único em sua forma de ser, pensar, agir e existir e que todos merecem ser honrados e respeitados por isso.  Como tal, ao lidar com os problemas de um fiel, o pastor coach aprende que deve livrar-se de todo tipo de julgamento e buscar enxergar a história da pessoa de forma sistêmica.

Também por meio do Coaching é possível compreender a importância de exercitar a reflexão através das perguntas poderosas. Ou seja, mais do que dar respostas prontas, os pastores devem buscar trazer insights para seus fieis. Esta visão é essencial a que possam refletir profundamente sobre seus comportamentos e crenças e entender, de fato, em quais aspectos cada um precisa mudar para evoluir como pessoa, profissional, membro da igreja e ser humano.

Portanto, se você é pastor e deseja investir em seu desenvolvimento profissional e pessoal em todos os níveis, conheça a formação Professional & Self Coaching – PSC e invista em seu desenvolvimento.