Liderança Multicultural com profissionais de diferentes países

Blue Planet Studio/Shutterstock A liderança multicultural deve incentivar a integração e o respeito na convivência de profissionais com culturas diferentes!

Fazer uma liderança multicultural é realmente um grande desafio, entretanto, podemos dizer também que é uma oportunidade maravilhosa de o líder e sua equipe expandirem sua visão de mundo e aprenderem a reconhecer e respeitar a diversidade e multipluralidade que também existe nas empresas. Com a globalização ficou cada vez mais comum que profissionais de países diferentes integrem a equipe de uma mesma empresa.  Um brasileiro pode, por exemplo, ir atuar na filial de uma organização em Dubai, nos Emirados Árabes, enquanto um alemão pode vir trabalhar na sede, no Brasil.

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Como tal, cada profissional tem sua própria cultura, porém isso não pode ser motivo para conflitos internos, uma vez que os interesses da organização devem vir em primeiro lugar. Assim todos os profissionais, independente de sua origem, devem trabalhar juntos para alcançá-los plenamente.

A Importância de Fomentar o Respeito às Diferenças

Quando falamos em gestão de pessoas com culturas diferentes não pode haver nenhuma distinção na forma de tratamento dos profissionais por parte de seu gestor. Vale ressaltar que dentro da empresa à sua cultura organizacional sempre deve vir em primeiro plano, por isso mesmo o líder deve ajudar todos os funcionários expatriados (vindos de outros países) em seu processo de adaptação e também a ter uma boa relação com seus colegas de trabalho com outras culturas.

Para isso, o gestor deve sensibilizar seus liderados locais e estrangeiros a serem abertos e flexíveis com estas diferenças e mostrar, inclusive, como isso pode ser uma fonte de aprendizado, amadurecimento e enriquecimento para todos. Na prática isso quer dizer que o líder deve buscar conciliar estas diferenças, fazer delas um diferencial competitivo e mostrar a todos os seus colaboradores a importância de respeitar os membros da equipe que possuem uma forma de agir, ser e pensar diferente daquela pregada pela cultura local.

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A Liderança Multicultural na Prática

PSC

Imagine ter ao seu lado um colega japonês e outro americano. Com certeza, em alguns aspectos, o perfil profissional de cada um deles é bastante diverso. Em comum, todos vocês têm o mesmo objetivo de realizar grandes projetos, fazer a empresa crescer e se destacar cada vez mais profissionalmente. Imagine ainda poder saber sobre a cultura deles por meio de uma conversa e aprender sobre um país novo ouvindo quem veio de lá. Ou ainda apresentar seu país aos estrangeiros e mostrar a cultura local, nossos hábitos e costumes!

Vê como é possível construir uma boa relação com eles? Tudo é questão de percepção. Você pode achar enriquecedor ter dois colegas de países e culturas diferentes trabalhando ao seu lado, ou então, reclamar todos os dias porque eles pensam diferente de você, só porque rejeita sua cultura e acredita que não tem nada a aprender com eles. Pensar assim mostra preconceito e apenas vai dificultar suas relações interpessoais, seus resultados no trabalho e prejudicar sua carreira. Fica a dica.

Portanto, o ideal é que, como profissional, você abra sua mente, vença suas crenças limitantes, receba seus colegas bem e dê a eles o mesmo tratamento que gostaria de receber se estivesse num país diferente, com pessoas diferentes e uma cultura totalmente nova. Desenvolva a empatia e seja um bom anfitrião.

Isso vale também para mudanças regionais, aquelas feitas de uma parte para outra do Brasil, pois como nosso país é muito grande, rico e diferenciado culturalmente, pode haver alguns choques culturais mesmo entre brasileiros. Portanto, como líder você deve buscar unir esta diversidade cultural e fazer dela uma aliada na construção dos resultados que a empresa deseja alcançar Para isso, valorize sempre esta multiculturalidade e mostre como ela é positiva ao sucesso de todos.