Trabalhador com medo da liderança coercitiva

© Depositphotos.com / alphaspirit A liderança coercitiva é marcada pelo autoritarismo e opressão aos colaboradores!

Você sabe ou já ouviu falar na Liderança Coercitiva? Desde que a Operação Lava Jato começou, temos visto na TV e nos jornais as chamadas conduções coercitivas que, em resumo, é quando uma pessoa é levada de onde está pela polícia e obrigada se apresentar e depor à justiça. Sem nenhum julgamento político, este é só um exemplo prático de como a coerção é aplicada, pois como ficou muito comum, é melhor nos dá uma ideia de como este tipo de gestão pode não ser nada amistosa para os profissionais que tem um líder coercitivo.

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Liderança Coercitiva na Prática

Segundo o dicionário, o termo coercitivo significa: coagir, obrigar ou forçar alguém a fazer algo que não quer. Portanto, podemos definir a liderança coercitiva com sendo aquela onde o líder ao invés de buscar a colaboração espontânea de sua equipe, usa de sua força e poder, para obrigar os seus profissionais a fazerem exatamente o que ele quer.

Muito parecido como modelo autocrático, onde o chefe centraliza todas as decisões, este é o velho sistema do “Eu mando e você obedece!”. Por isso, além de impor um controle bastante rígido sobre seus liderados, o líder coercitivo também usa a estratégia da punição para, segundo ele, motivar sua equipe e conquistar os resultados. Na prática, este gestor cobra os funcionários o tempo todo e faz extrema pressão psicológica em relação aos erros, que são sempre motivos para punições.

Em decorrência disso, os colaboradores estão sempre tensos e estressados, pois sabem que além de não ter o apoio do seu líder que, ao mínimo erro, serão chamados atenção ou sofrerão algum tipo de retaliação e, nos casos mais extremos, terão seus salários descontados também. Isso cria um clima péssimo no ambiente de trabalho, estimula a desmotivação e também a perda de talentos, uma vez que ninguém deseja trabalhar neste sistema coercitivo.

Como Desenvolver a Liderança Inspiradora

Tá certo, sabemos que a competitividade empresarial é alta e que os líderes são extremamente cobrados por resultados. Entretanto, esta pressão não pode ser motivo para, nos dias atuais, ainda se praticar uma liderança coercitiva. Os tempos são outros, os profissionais também e, o gestor atual precisa acompanhar isso se quiser conquistar grandes resultados à frente de sua equipe.

PSC

Portanto, obrigar e oprimir vai totalmente à contração do que chamamos de liderança inspiradora, aquela que motiva, engaja e inspira os funcionários a darem o seu melhor e a colaborar com seus conhecimentos, experiências e habilidades para a construção de grandes resultados. Isso me fez lembrar, inclusive, de uma frase de Donald McGannon, da qual gosto muito, e que resume bem esta ideia: “Liderança é ação e não posição”, ou seja, inspire sua equipe ao invés de impor suas ideias apenas porque tem poder.

O líder que faz uma liderança inspiradora conquista sua equipe por meio de vários atributos como, por exemplo: da comunicação assertiva, facilidade no relacionamento interpessoal, organização, visão, automotivação, congruência, valores positivos, capacidade de motivar seus colaboradores, bem como de transferir seus conhecimentos, dar feedbacks, de reconhecer e valorizar os talentos e de recompensar a equipe.

Isso não quer dizer que este tipo de gestor não cobre ou exija bons resultados, mostra que, com uma postura mais positiva e de parceria com os seus liderados, é muito mais inteligente e fácil conquistar as metas da empresa. Por isso, quando você inspira e motiva não precisa obrigar ninguém a fazer nada, pois consequentemente, os profissionais sentem-se pertencentes e querem colaborar, espontaneamente, para o sucesso do negócio.

O primeiro passo para evolução na liderança é identificar seu nível de felicidade!Faça o nosso teste e descubra
qual o seu nível de felicidade!

Lembre-se disso, elimine a liderança coercitiva da sua empresa e veja seus profissionais adotarem uma nova postura, muito mais produtiva e condizente com os resultados que sua empresa deseja alcançar.

Uma boa solução para ajudar neste processo de transição é investir no Coaching aplicado à liderança, na formação de líderes com habilidades de coach, que reúnem numa perfil só todas as melhores qualidades dos líderes de sucesso e traz um diferencial competitivo enorme às organizações. Invista no Leader Coach!