Rawpixel/Shutterstock Para evitar frustrações na vida é importante saber controlar o excesso de expectativas

Assim como tudo na vida, ter expectativas tem um lado positivo e outro nem tanto. Por meio delas demonstramos nossas esperanças em realizar nossas metas, sonhos e objetivos, mas também alimentamos desejos que, quando não são correspondidos, nos trazem grandes frustrações.

Por isso, é muito importante, desde cedo, aprender a lidar com as expectativas e saber administrá-las, de modo assertivo, para que assim não comprometam nossos resultados e nossa saúde emocional. Digo isso porque o excesso de expectativa traz à tona uma incapacidade em lidar com situações que fogem ao nosso controle, e esta é uma habilidade que faz toda diferença em nossa vida.

Aprendendo a Administrar suas Expectativas

Como sabemos, nem sempre as coisas saem do modo como esperamos, e esta é uma realidade comum na vida de todo mundo. Por isso, saber controlar as expectativas profissionais e pessoais ajuda muito neste processo de crescimento, pois colabora para o aumento do nível de maturidade, entendimento e aceitação de cada indivíduo.

Neste cenário, a ansiedade se destaca como uma grande vilã, pois este mal-estar físico e psicológico coloca a pessoa numa constante espera por algo que pode não acontecer. Com isso, ela tende a descontar todas suas frustrações na comida, bebida, compras e em todos os tipos de excessos que preencham seu vazio existencial.

No trabalho, um colaborador que tenha expectativas muito altas com relação à empresa pode ir da alta motivação a total desmotivação quando aquilo que desejava que acontecesse não ocorre. Do mesmo modo, em sua vida pessoal, o mesmo pode acontecer quando seu parceiro ou parceira não agem do modo como esperava e desejava.

PSC

Tanto nestas, como em outras situações, é importante entender que não podemos terceirizar nossas responsabilidades e esperar que outras pessoas atendam as nossas necessidades. Cada um de nós é responsável por fazer sua parte, dedicar o seu melhor e tentar evoluir sempre na carreira e vida pessoal.

Se os reconhecimentos que desejamos não vêm da empresa ou das pessoas que amamos, essa também é uma oportunidade de reavaliarmos nossos próprios comportamentos. Na prática, isso quer dizer rever seus resultados profissionais e ações em seus relacionamentos afetivos e familiares.

Será que não é cedo demais para receber um aumento? Será que você já está preparado para receber uma promoção? Quais competências e diferenciais têm a oferecer? Quais seus pontos de melhoria? Nas relações, questione-se: Será que não está exigindo demais de seu parceiro? Será que não está sendo rígido demais com os erros alheios? Será que não está esperando demais?

Permita-se responder estas e outras questões e reavaliar-se. Isso vai ajudar você a entender melhor o foco de suas necessidades e a controlar as expectativas excessivas em relação a tudo e a todos. Caso ainda sinta que precisa de uma ajuda maior, procure um especialista e viva melhor!

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe!