Jaromir Urbanek’s/ Shutterstock Em tempos de crise econômica o melhor mesmo é adaptar a sua realidade financeira ao cenário atual

O ano de 2015 já entrou para a história, desde que oficialmente, foi declarada uma crise econômica no Brasil. Se antes o brasileiro vivia um período de ascensão social, hoje convive com a recessão, aumento de juros e preços e uma forte alta no desemprego.

A verdade é que as pessoas, em sua maioria, não estavam preparadas para lidar com as atuais circunstâncias, onde o governo corta gastos e manda a conta para a casa do trabalhador. O salário continua o mesmo, o poder aquisitivo caiu e, as únicas coisas que têm subido são: o custo de vida, os impostos e o dólar; que chegou às alturas e impossibilitou muitos brasileiros de viajarem para o exterior.

Entretanto, como ainda não sabemos até quando o nosso país estará em recessão, o melhor é aprender a lidar com esta crise econômica e se adaptar ao cenário atual. Para ajudar nesta empreitada, separei algumas dicas poderosas que ajudarão você a equilibrar sua vida financeira neste momento. Confira!

Dicas Extraordinárias Para Lidar Melhor com a Crise

  • Corte gastos e adapte seu orçamento – Se os produtos e serviços estão mais caros e o seu salário continua o mesmo, o ideal é adaptar-se a esta nova realidade e cortar, desde já, gastos desnecessários. Aproveite o, momento de crise, para fazer uma educação financeira, economize o quanto puder e evite assumir novas contas.
  • Reveja suas despesas – Coloque no papel todas as suas contas mensais (parcelas, empréstimos, mensalidades), e veja quais delas podem ser diminuídas ou cortadas definitivamente. Reflita: será que você pode usar a academia do prédio ao invés de pagar uma externa, mudar as marcas de alguns produtos, alternar o combustível ou diminuir as idas ao salão? Com uma boa avaliação é possível fazer o dinheiro render um pouquinho mais.
  • Evite compras no cartão ou usar o seu limite – Ainda que as coisas estejam difíceis, evite usar o limite de sua conta corrente e fazer compras, de longo prazo, no cartão. Nestes casos, os juros, por atrasos e pelo uso do limite, são altíssimos, o que só aumenta o seu saldo devedor junto ao banco e lhe prejudica fazer qualquer tipo e economia.
  • Adapte sua casa – Que tal trocar suas lâmpadas atuais por modelos mais econômicos, reduzir o tempo no banho, colocar a máquina para lavar no modo rápido ou aposentar, por um tempo, alguns aparelhos domésticos? Estas soluções simples já impactam positivamente em sua conta de energia e água, dois vilões atuais da crise.
  • Mude hábitos– Quando for ao supermercado experimente consumir produtos de outras marcas mais baratas, reaproveite os alimentos, faça pesquisas de preço e priorize os locais onde são melhores. Além disso, é importante diminuir as saídas, evitar gastar com entradas e consumação. Prefira fazer reuniões em casa.

E você, como tem lidado com a crise? Tem conseguido pagar suas contas? E quais os hábitos de consumo teve que mudar? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o artigo em suas redes sociais.

PSC