Ariwasabi/ Shutterstock O Coaching é um poderoso aliado para solucionar os problemas de baixa estima

Seja qual for, a fase da vida, problemas relacionados à baixa estima devem ser observados e tratados de perto. Isso é muito importante para reestruturar a saúde emocional da pessoa e, permitir que ela possa viver mais feliz.

Quando nossa autoestima está baixa, é fato que tanto em âmbito pessoal como profissional, não conseguimos alcançar bons resultados. Esta influência negativa ocorre porque, sem autoconfiança, o colaborador não consegue fazer um bom trabalho, e na vida pessoal, não consegue ter relacionamentos afetivos que lhe proporcionem satisfação plena.

Pessoas com baixa estima geralmente vivem criticando e punindo a si mesmas, não conseguem reconhecer seu próprio valor, bem como suas conquistas. Esta disfunção da autoimagem muitas vezes é causada por crenças limitantes e traumas de infância e adolescência, ainda não ressignificados.

Como o Coaching Ajuda a Elevar a Autoestima

Existem pessoas que, em algum momento de suas vidas, em decorrência de determinados acontecimentos, podem ficar com sua autoestima mais baixa. Há outros casos, porém, onde os indivíduos, desde criança, carregam este histórico e sentem como se eles não pertencessem a lugar nenhum.

O processo de Coaching atua no sentido de auxiliar a pessoa a identificar os focos de sua baixa estima, de modo a eliminar crenças e comportamentos que sabotam sua autossatisfação. Esta identificação das situações e pessoas que influenciaram, na baixa estima da pessoa, é fundamental para que ela possa dar novo sentido a estes eventos e libertar-se de suas interferências negativas.

PSC

Dispondo de técnicas e ferramentas efetivas, a metodologia também busca oferecer ao coachee (cliente) a oportunidade dele refazer a imagem que tem de si mesmo. O objetivo, com isso, é ajudá-lo a criar um contexto mais positivo, que lhe dê motivação e foco para ir atrás das realizações que deseja conquistar.

Com isso, a pessoa tem a oportunidade de se perceber como alguém especial, e que merece sim, ser: notada, amada e respeitada e, assim como qualquer um, tem o direito de ser feliz. Além disso, por meio do Coaching, o indivíduo é convidado a reconhecer suas competências e habilidades e a desenvolver maior controle emocional para lidar melhor com frustrações, medos e perdas e tornar-se, realmente, o protagonista de sua vida.

Se você também tem problemas de autoestima, minha dica final é – Faça Coaching e invista na formação que vai mudar de vez a forma como se relaciona com você e com sua vida. Experimente, comece pelo Professional & Self Coaching – PSC e ouse ir além!