Cada um dos mais de sete bilhões de habitantes do planeta tem a sua história, que, da mesma forma que a minha e a sua, é marcada por momentos de alegria, dor, falhas, sorrisos, desafios, plantio, colheita e aprendizados. Portanto, se assim nos permitirmos, podemos aprender e tirar lições da vida valiosas de todas as pessoas que conhecemos ao longo de nossa existência. Para isso, devemos estar abertos ao que elas têm, direta e indiretamente, a nos ensinar e atentos para absorver os aprendizados que elas compartilharem conosco.

Dicas Para Aprender Através de Lições da Vida de Outras Pessoas

Seus pais, irmãos, avós, amigos, colegas de trabalho e até mesmo as pessoas que não conhecem podem ter grandes lições a te ensinar por meio de suas histórias de vida. Através do compartilhamento de experiências é possível aprender através dos erros e acertos, sucessos e fracassos e das vivências dos outros, agregando ao que já sabe e tornando-se uma pessoa cada vez melhor.

1 – Dê Atenção Quando Alguém Te Contar Uma História

As pessoas mais velhas gostam muito de contar histórias de sua vida para os mais jovens e, com isso, certamente têm a intenção de passar seu conhecimento para que não cometam os mesmos erros. Nem sempre esses grandes sábios recebem toda a atenção que merecem, porque muitos acreditam que suas ideias são ultrapassadas e que suas experiências não se aplicam ao momento atual, o que não é verdade.

Se você tem familiares ou amigos de idade mais avançada, dê atenção quando forem lhe contar alguma história. Inclusive peça conselhos a eles quando precisar tomar alguma decisão importante, pois sabedoria é algo que não tem data de validade. Ouça na essência, faça perguntas e demonstre o seu interesse genuíno em aprender através dessas experiências. Além de aprender, estará fazendo com que uma pessoa se sinta especial e isso é sempre recompensador.

2 – As Crianças Também Podem Ter Muito a Ensinar

Quando se fala em aprender com as lições de vida de outras pessoas, logo nos lembramos dos mais velhos que, consequentemente, são mais experientes. Contudo, as crianças, mesmo com toda a sua inexperiência, podem ter muito a nos ensinar com sua pureza e inocência. Se você tem filhos ou convive com esses seres pequeninos e adoráveis de outra maneira, comece a se atentar ao comportamento deles e se inspire.

A inocência infantil é sempre o primeiro ponto que chama mais a atenção dos adultos, mas, além disso, é possível aprender com outras características das crianças. A sinceridade, o amor, o fato de não guardar mágoas, os sonhos, o respeito aos animais e ao meio ambiente são apenas alguns exemplos de coisas que podemos aprender com os pequenos todos os dias.

3 – Apoie Aqueles Que Estiverem Passando Por Momentos Delicados

PSC

Quando uma pessoa próxima estiver passando por um momento delicado, ofereça apoio a ela. Mesmo que não tenha como resolver o problema em questão, apenas o fato de ouvi-la já será de grande utilidade, pois irá ajudá-la a aliviar seu sofrimento e entender melhor o que está se passando. Além de ser um gesto bonito de amizade e companheirismo, tudo o que ouvir irá contribuir com o seu desenvolvimento pessoal, porque permitirá que adquira novos conhecimentos e experiências.

Os erros, acertos e a motivação dos seus entes queridos podem te inspirar a se tornar cada vez melhor. Por isso, mostre-se aberto a ouvi-los e compartilhe também os seus sentimentos quando sentir vontade. Essa troca de experiências é algo extremamente enriquecedor e, certamente, trará benefícios para os dois lados, que poderão aprender com os tropeços um do outro sem precisar cair.

4 – Atente-se aos Valores Que Estão Por Trás de Cada História

Mesmo que ouça uma história de vida que nada tem a ver com a sua realidade atual, sempre existe algo a ser absorvido e aprendido. Afinal, por trás de cada experiência vivida estão os valores que cada um carrega e são eles que irão tornar as lições ainda mais grandiosas. Por isso, além de manter os ouvidos atentos, abra o seu coração e acolha cada um dos ensinamentos.

O esforço dos seus pais na juventude para conseguirem estudar, à volta por cima que um amigo deu após sofrer uma perda, a luta de um desconhecido para superar uma doença, dos seus avós para criar os filhos; tudo isso são exemplos de histórias que carregam grandes exemplos de empenho, dedicação e superação. Saiba ler nas entrelinhas e identificar os valores passados em cada história que compartilharem contigo, pois eles certamente irão agregar muito para a sua vida e ao seu crescimento.

5 – Conheça a História das Pessoas Que Admira

Não são apenas as pessoas próximas que podem te ensinar com sua história de vida, pois você pode aprender também com a história de vida das figuras públicas que admira. Ler biografias ou assistir documentários que mostram a trajetória de indivíduos famosos também pode te inspirar. Se você sonha em abrir um negócio, por exemplo, pesquisar a respeito da trajetória de um empreendedor que admira certamente irá te motivar a buscar seu objetivo.

É importante lembrar que, às vezes, nem é preciso ir tão longe, pois basta olhar ao seu redor para encontrar diversas pessoas que te inspirem, seja pelo seu modo de viver a vida, carreira, superação ou mesmo a não fazer o que fazem. Independente se é um conhecido ou uma grande celebridade, utilize essas histórias de vida para aprender e se inspirar a sempre buscar se tornar o melhor que pode ser.

Exemplos de Lições de Vida Que Se Pode Aprender

A quantidade de lições que se pode aprender com as pessoas próximas é infinita. Afinal, cada dia traz consigo um ensinamento diferente e, ao compartilharmos uns com os outros, multiplicamos todos eles. Entretanto, existem certos aprendizados que se destacam e que deveriam ser aprendidos por todas as pessoas. Veja quais são eles.

  • Trate a todos de forma igual, independente de cor, religião, ideias, origem, classe, orientação sexual e qualquer outra característica;
  • Sempre se coloque no lugar do outro antes de tomar uma decisão que possa lhe impactar;
  • Você é capaz de tudo o que quiser se der o seu melhor para fazê-lo;
  • Se conheça e desenvolva sua autoconfiança, pois é ela que irá te levar além;
  • Honre a sua família, pois eles são uma parte fundamental da sua história;
  • Ninguém perde por ser correto e honesto;
  • Seja uma fonte de inspiração também;
  • Agradeça por tudo o que tem sempre.

Espero que este artigo te inspire a sempre buscar identificar e valorizar as lições de vida que pode aprender com as pessoas ao seu redor. Ensinar e aprender são elementos extraordinários e que dão sentido à nossa existência. Lembre-se disso e permita-se!

Copyright: 250430317 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gustavofrazao