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Lições da Neurociência para Melhorar a Concentração

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Your Design/Shutterstock Veja dicas poderosas para aumentar sua capacidade de concentração e produtividade

 

Em tempos onde as distrações estão por toda a parte, entre telas de computador, smartphones e outros aparatos eletrônicos conectados à internet, fica difícil manter o foco e a concentração, ainda mais quando recebemos dezenas de notificações a todo instante.

E-mails não param de chegar, o aplicativo de mensagem insiste em tocar, você dá aquela espiadinha e já se distrai. Em meio a tanta informação demora a retomar o que estava fazendo. Quantas vezes já prometeu a si mesmo que ficaria sem checar a caixa de e-mails e o smartphone, com o objetivo de se concentrar em suas tarefas?

Até aplicativos já foram criados para que as pessoas mantenham a concentração em suas atividades, utilizando os recursos eletrônicos disponíveis, maximizando a produtividade e buscando foco.

Lembrado que nosso cérebro é uma fantástica máquina, que possui milhares conexões que nos permite acessar diversas informações ao mesmo tempo, bem como aprender e executar tarefas simultaneamente. Mesmo assim a concentração ainda é muito importante quando o assunto é produtividade, performance e alcance de objetivos.

Nesse sentido, dicas como planejamento, focar em uma atividade por vez, desligar ou manter o celular no silencioso, sair da caixa de e-mail, evitar outros tipos de distrações, como conversas fúteis, podem sim ajudar em nossa concentração. Mas hoje apresento a vocês algumas dicas, relacionadas a neurociência que ajudam na a manter o foco e ser mais produtivo:

Dicas da Neurociência Para Ser Mais Produtivo no Trabalho

Fones nos ouvidos e boa música: ouvir música proporciona relaxamento, diminuiu os ruídos a sua volta e oferece um estado de atenção focada. Procure músicas as quais você goste, que sejam agradáveis aos ouvidos, mas não aquelas que te trazem emoções e lembranças, pois podem aumentar os níveis de excitação e tirar seu foco, nessa mesma linha, não escute músicas que não goste ou tragam lembranças ruins. Para quem se afeiçoa ao estilo, música clássica é uma boa pedida. Prepare sua playlist e solte o som!

Coma e beba: aquela história de alimentar-se de três em três horas e beber, no mínimo, dois litros de água por dia vale não apenas para aqueles que querem manter a forma física, mas ajuda na concentração, uma vez que um estômago roncando vai tirar seu foco, e a água ajuda no funcionamento do cérebro. O nosso organismo precisa ter energia para realizar as atividades, então alimentação e hidratação devem ser prioridades, são combustíveis para nosso corpo e mente. Abasteça-se;

Mexa-se: todos sabem que exercitar-se é importante para a saúde e longevidade, porém ela tem papel importante para o cérebro. Estudos apontam que atividades aeróbicas ajudam a desenvolver conexões neurais ligadas a memória e atenção. Além disso, quando você mantém seu peso e sua saúde em dia estará mais preparado para desempenhar atividades intelectuais. Movimente-se;

Esvazie a mente: meditar é um ótimo exercício para a concentração, pois aumenta a capacidade de foco, memória e facilita a tomada de decisões, através do acesso às funções cognitivas que esse momento proporciona. Dez minutos diários já são o suficiente para fazer essa espécie de formatação no cérebro. Então reserve uns minutinhos do seu dia para limpar a mente;

Atenção ao sono: é na hora que estamos dormindo que nosso corpo e mente realizam uma espécie de reprogramação. É recomendável que se durma em média sete horas por dia, para que se mantenha uma atividade cerebral regular. Tirar aquele soninho após o almoço também contribuiu para a concentração, pois recarrega as energias após o cumprimento de uma parte da jornada diária. Então se planeje para que você possa garantir essas horas de sono;

Dê pausas: faça pausas rápidas a cada hora. Levante, vá ao banheiro, estique o corpo, beba água ou um café. Após uma hora focado apenas em uma tarefa a atividade cerebral diminuiu e você pode começar a ter dificuldades para desempenhar suas tarefas. A pausa ajudará a retomar a energia perdida. Aperte o PAUSE!

Utilize as mãos: há quanto tempo você não escreve à mão? A tecnologia nos deixou mal-acostumado e a escrita à mão se tornou último recurso. Faça anotações utilizando papel e caneta. Que tal uma agenda? Ou mesmo um caderninho de anotações? Ao escrever utilizando as mãos você terá maior facilidade em memorizar suas ideias, pois o processo de absorção de informações ocorre de maneira mais profunda. Aproveite essa técnica para fazer seu plano de ações, seja de vida, carreira, financeiro ou até mesmo de aquisição de bens. Então, mãos à massa;

São atitudes simples, cotidianas que ativam nosso corpo e mente e contribui para que possamos ter uma vida mais realizada através do cumprimento de nossas metas de forma efetiva, assertiva e com maior agilidade. Concentração, foco, produtividade e alta performance, podem se estabelecer através de novas conexões neurais criadas a partir de ações do dia a dia.

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