Rawpixel/Shutterstock O livre direito de expressão não autoriza uma pessoa a ofender ou desrespeitar os outros

Como você tem usado a sua liberdade de expressão? Consegue manifestar suas ideia e opiniões, sem ofender os demais? Pergunto isso, porque vivemos na era das redes sociais e da internet, onde cada vez mais temos visto as pessoas usando a livre expressão para oprimir, desrespeitar, atacar e ofender os outros.

Entretanto, é importante sempre lembrar que tudo o que falamos traz consequências, positivas ou negativas, à nossa vida. As palavras realmente tem poder de transformar, mas, se usadas de maneira errônea, também podem ser altamente destrutivas.

Neste sentido, recentemente pudemos testemunhar o caso do jornal francês, Charlie Hebdo, onde seus profissionais foram assassinados brutalmente por extremistas islâmicos. Aqui fica claro, como a forma de tratar e interpretar a cultura do outro pode causar conflitos severos entre pessoas com crenças e costumes diferentes.

Para evitar que mais casos como este aconteçam, é preciso ter bom senso e saber usar sua liberdade de expressão de maneira positiva. Neste sentido, o processo de Coaching auxilia as pessoas a desenvolverem maior percepção em relação à sua forma de se comunicar e a melhorar este aspecto.

Coaching Para Melhorar a Comunicação

Um processo de comunicação se dá quando há interação entre as partes (emissor e receptor). Entretanto, cada indivíduo tem uma forma de enxergar o mundo e sua própria opinião sobre os acontecimentos.

Para que a comunicação seja efetiva é importante entender e respeitar estas diferenças e saber se relacionar, assertivamente, com cada pessoa. O Coaching, com suas técnicas e ferramentas, apoia o cliente a identificar os pontos de melhoria, em sua forma de se comunicar e a torná-la mais positiva.

PSC

O processo também leva o coachee (cliente) a desenvolver uma capacidade maior de entender o interlocutor “além das palavras”, ou seja, as nuances da comunicação não verbal, que representa mais de 50% da expressão humana.

Seja no trabalho, nas relações interpessoais com os nossos colegas, gestores e clientes, ou em âmbito pessoal; em família e entre amigos, precisamos desenvolver esta consciência de que existe sim, uma maneira mais adequada de se comunicar com cada um.

Essa mesma ideia deve ser replicada em seu comportamento nas redes sociais, pois se você não é grosseiro ou agressivo, offline, por que seria na internet? Lembre-se que todos estão vendo seus comportamentos virtuais e que sua forma de se expressar também está sempre sendo avaliada.

Por isso, busque construir uma comunicação assertiva, direta, objetiva e clara. Aprenda a ouvir e a entender além das palavras e a decifrar os sinais, não verbais, das pessoas com quem se relaciona.

Use bem sua liberdade de expressão, seja respeitoso, tenha bom senso e ofereça ao outro o mesmo tratamento que gostaria de receber. Aproveite as dicas e faça deste o seu melhor caminho.

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