O tempo é um dos recursos mais valiosos que temos e, por isso, deve ser utilizado com sabedoria. Pensando em fazer um melhor uso do seu tempo, Cyril Northcote Parkinson, um famoso escritor e historiador britânico, chegou à seguinte conclusão, que se tornou conhecida como Lei de Parkinson: o trabalho expande-se de modo a preencher o tempo disponível para a sua execução. Nesse sentido, quanto menos tempo tiver, mais rapidamente irá realizar suas obrigações.

Entender o conceito por trás dessa afirmação poderá te ajudar a gerenciar o seu tempo com maior eficácia e se tornar uma pessoa muito mais produtiva. O estabelecimento de metas diárias, semanais e mensais é capaz de transformar toda a sua rotina, te proporcionar mais tranquilidade e uma incrível sensação de dever cumprido. Quer saber como? Continue lendo e saiba mais!

Entendendo a Lei de Parkinson

Para entender a Lei de Parkinson, pense no seu dia a dia no trabalho e também em casa. Você já percebeu que quando o prazo é mais apertado consegue realizar muito mais tarefas do que quando tem um grande tempo disponível? Quando não temos outra opção, a não ser colocarmos a mão na massa para fazer o que é necessário dentro de um prazo, simplesmente fazemos. Entretanto, quando esse período entre a realização e a entrega é maior, temos a sensação de que a tarefa é mais complexa do que parece, então, levamos muito mais tempo do que era necessário.

A mente humana é extraordinária e é necessário treiná-la para utilizar todo o potencial que ela possui ao seu favor. Dessa forma, se deseja ter dias mais produtivos, é essencial que comece a se planejar para otimizar os seus horários e fazer um uso mais assertivo do seu tempo. Ao realizar essa mudança na sua rotina, conseguirá aumentar a sua produtividade e perceber que é capaz de muito mais do que imaginava.

Dicas Para Usar a Lei de Parkinson Para Ser Mais Produtivo

Depois de conhecer e entender a Lei de Parkinson chega o momento de colocá-la em prática no seu dia a dia. Confira as dicas a seguir e veja como é possível realizar isso através de mudanças simples no seu cotidiano.

1 – Defina o Tempo Que Vai Precisar Para Realizar Cada Tarefa

O primeiro passo para implementar a Lei de Parkinson na sua rotina é estipulando um prazo para cada atividade que for realizar. Faça isso com tarefas relacionadas ao trabalho e também à vida pessoal, afinal a ideia é que se torne mais eficiente por completo, incluindo a realização de um projeto profissional e a arrumação dos seus armários. Assim, aprenderá a utilizar o seu tempo com mais sabedoria.

PSC

Eleja um meio de fazer esse controle, que pode ser uma agenda ou aplicativo de celular. Então, anote as tarefas de cada dia, criando um planejamento. No início, talvez seja um desafio saber quantas horas ou minutos irá precisar para realizar cada atividade. Contudo, com o passar dos dias, irá se conhecer melhor e desenvolverá a sua inteligência temporal, tornando esse passo mais fácil de ser realizado.

2 – Desenvolva o Senso de Urgência

Se você é do tipo que costuma sempre deixar tudo para depois, comece a utilizar um método que irá ajudar a desenvolver o seu senso de urgência. Sempre que uma tarefa surgir, pense se ela poderá ser realizada em menos de cinco minutos, se a resposta for sim, faça-a imediatamente. Assim, evitará que esse tipo de obrigação precise ser feita na última hora e se torne motivo para estresse.

Seguir esse passo é necessário porque uma atividade simples e que poderia ter sido realizada em poucos minutos, se for adiada, pode se juntar a várias outras e se transformar em uma bola de neve. Então, talvez seja necessário sacrificar um período maior de tempo no futuro para resolver o que ficou para trás. Por isso, nunca deixe para depois o que pode fazer agora!

3 – Desafie-se a Reduzir os Prazos

Como disse no início, de acordo com a Lei de Parkinson o trabalho se expande de acordo com o tempo disponível para ser realizado. Nesse sentido, se você tem duas horas para fazer um relatório que o seu chefe pediu, certamente irá gastar esse tempo, e o mesmo aconteceria se fossem três ou quatro horas. Quando não há prazo nenhum o tempo gasto poder ser ainda maior.

Para aumentar a sua produtividade, experimente reduzir esse tempo gradativamente. Assim, conseguirá descobrir qual é o tempo real que cada atividade precisa para ser realizada, sem influências psicológicas. Na grande maioria dos casos, é possível conseguir uma redução de até 50% do período gasto anteriormente.

4 – Tome Cuidado Com os Vilões da Produtividade

Existem alguns elementos que podem se tornar vilões da sua produtividade, os mais comuns são: redes sociais, checagem constante de e-mails, cafezinho no meio do expediente e bate-papos “sem fim” com os colegas. Todas essas atividades são normais e até certo ponto saudáveis, mas desde que sejam realizadas no momento certo e não comprometam o seu desempenho nas atividades profissionais que estiver realizando.

Ao invés de passar vinte ou trinta minutos verificando os seus e-mails, faça isso durante cinco ou 10 minutos pela manhã, colocando uma meta de respostas neste período. As redes sociais; deixe para o horário do almoço. Definir um tempo fixo para isso irá impedir que se deixe levar e perca a noção das horas. O mesmo vale para a pausa para o café e o bate-papo com os colegas. Ao ter um período pré-estabelecido conseguirá controlar melhor o seu tempo e fazer uso dele com inteligência.

5 – Desfrute da Sensação de Dever Cumprido

Chegar ao final do dia e perceber que realizou todas as tarefas que tinha planejado vai te proporcionar uma sensação extraordinária de dever cumprido. Com o tempo, irá adquirir uma dependência positiva dela, o que te levará a se empenhar para ser cada vez mais produtivo. Mas, lembre-se, é fundamental que sua produtividade seja combinada com momentos de descanso, para que a sua mente não fique sobrecarregada. Inclusive, o relaxamento após o dever cumprido pode funcionar como um incentivo para a sua eficiência.

Colocar a Lei de Parkinson em prática na sua vida profissional e pessoal é uma ótima maneira de descobrir o quanto pode realizar num dia, mês ou ano. Para isso, permita-se conhecer verdadeiramente todo o potencial que possui e utilizá-lo com mais sabedoria e estratégia em prol do seu sucesso. Além de se tornar mais produtivo, este comportamento positivo ajudará a potencializar a sua autoconfiança e a tomar consciência da sua capacidade de realizar coisas extraordinárias com o tempo que tem. Aproveite as dicas e ouse ir além!

Copyright: 752583451 – https://www.shutterstock.com/pt/g/woaiss