O sistema que te gerou, o legado herdado também será perpetuado por você. Pode ser que ao morrer a memória sobre quem você foi se apague para sempre. Pode ser que durante muitos séculos ainda se fale o seu nome e se repita algo que você fez ou disse. A imortalidade, a existência longínqua são as marcas do legado.

Tudo que fazemos deixa marcas neste mundo. Sendo coisas muito boas ou coisas muito ruins, seja mais seu lado sombra ou mais o seu lado luz, suas marcas ficarão. Pode ser também que essas marcas sejam tão sutis, tão pouco significativas que sua duração seja mínima. Pense que é necessário nascer para a própria existência.

Quando eu nasço para minha própria existência eu desejo prolongá-la e sinto que uma vida de 60, 70 anos é muito pouco para toda a contribuição que eu posso dar para esse mundo. Daí, eu então penso que, mesmo quando eu não estiver aqui, minha marca pode continuar fazendo o bem por mim.

Construir um Legado é um Exercício de Eternidade

Parece que quando falamos sobre legado sempre falamos de coisas muito grandes e importantes, como construir uma ONG, um projeto social, escrever uma dúzia de livros, fundar uma empresa etc. Tudo isso pode ser encarado como legado, lógico, mas há também coisas muito importantes, consideradas pequenas, que também são uma forma de se manter vivo na vida das pessoas.

Em uma das formações do Professional & Self Coaching – PSC, ouvi uma história maravilhosa sobre legado. Um rapaz jovem, de menos de trinta anos, gestor de uma empresa importante, chegou no domingo de manhã com um rosto muito cansado, sonolento, e eu me preocupei. Enquanto não começávamos fui conversar com ele para “levantar seu astral”.

Ele então disse: “Zé, eu estou muito cansado porque dormi pouco, mas já já estarei bem, vou tomar um café!”;

E eu perguntei: “Ser de luz, o que aconteceu?”;

PSC

Ele respondeu: “Zé, todo sábado a gente faz uma sopa, minhas irmãs, minha esposa, um cunhado, um sobrinho e eu, e entregamos a um grupo de moradores de rua que fica próximo ao Terminal Tietê. Então, praticamente não dormi esta noite.”;

Eu fiquei maravilhado com aquele ato e fiquei curioso para entender como isso começou. Então perguntei: “Que coisa mais linda! E por que, como vocês começaram isso?”.

Então veio a resposta: “Minha avó e meu avô faziam isso desde os anos 80. Meus pais fizeram durante muito tempo, mas nós não sabíamos. Quando minha mãe estava muito doente, perto de fazer sua passagem, ela nos contou essa história e pediu que a gente continuasse esse gesto. Agora meu sobrinho já passou a ir conosco e meus filhos com certeza vão continuar”.

Esse rapaz pouco conviveu com seus avós. Seus filhos verão, no máximo, algumas fotografias deles. Mas muitas gerações pela frente conhecerão o espírito de solidariedade desses senhores que saíam nas noites de sábados para matar a fome de quem não tem um lar.

Seja uma receita de família, seja um determinado hábito, seja um ensinamento, seja um princípio moral, se deixarmos um legado, seremos eternos, ou pelo menos, nossa vida será muito maior que nossa existência nesse mundo. É para isso que somos filhos, é para isso que nascemos e é para isso que ganhamos de Deus a oportunidade de estarmos vivos: somos filhos para honrar quem veio antes e construir um legado para os que virão depois.

E você, ser de luz, como tem honrado a história de sua família e o legado daqueles que vieram antes de você? Comente e compartilhe sua história!