Voltar

Legado – Qual história você está construindo em sua vida?

Publicado em | 0 comentários
Legado

Krivosheev Vitaly/Shutterstock Pensar em seu legado é olhar para seu caminho e observar se realmente esta é a melhor estrada…

Sempre falo em minhas formações do sétimo nível da Pirâmide do Processo Evolutivo: o Legado. Ao contrário do que muitos pensam, não estou me referindo a heranças ou bem materiais, mas as memórias, sentimentos, inspirações e exemplos que você vai deixar para o mundo e para as pessoas quando não estiver mais aqui.

Grandes homens e mulheres, ao longo da história, construíram seus legados. Alguns de forma consciente, outros sem compreender, ao certo, como suas ideias e atitudes, mesmo depois de sua partida, ainda impactariam tantas gerações ao longo dos anos, ao longo do tempo. Isso acontece porque, como eu sempre falo – o legado é algo verdadeiramente atemporal. Portanto, seja bom ou ruim, o certo é que quando ele é forte sempre causa muitos impactos em nossa vida.

Todos nós temos os nossos “heróis e vilões”, aquelas pessoas que nos inspiram e também que nos causam temor ou mesmo revolta e mágoa. Quando, por exemplo, tivemos uma infância maravilhosa e fomos muitos amados, reconhecidos e respeitados por nossos pais e avós, naturalmente este é um legado que desejamos retransmitir aos nossos filhos. Por outro lado, quando vivemos ou conhecemos histórias que afrontam nossas crenças e valores, nos trazem lembranças ruins ou violam os nossos sentimentos, nosso maior desejo é de que aquela herança negativa não se perpetue mais.

Há Legados e Legados!

Vejamos o exemplo de Adolf Hitler, o cruel líder nazista, a marca que ele deixou para o mundo foi de terror, ódio, massacre e intolerância. Hoje, mesmo depois de sua morte, a cada vez que nos deparamos com as histórias e imagens do seu holocausto, o que desejamos é que nunca mais algo tão aterrador, brutal e tétrico se repita. Este, entretanto, foi seu legado e, por pior que seja, acredite – ainda hoje existem pessoas que veneram sua figura.

Por outro lado, ao ouvirmos a história da Madre Tereza de Calcutá e da corrente do bem que ela criou, em meio a muita dificuldade e pobreza, para ajudar e cuidar daqueles que não tinham nenhuma assistência médica, escolar, alimentar e humana, na Índia; nós reconhecemos que seu legado, até hoje, é uma inspiração para sermos mais fraternos, caridosos, e amorosos com o nosso próximo.

Sua bondade e generosidade foram irradiadas para todo o mundo por meio das suas irmandades, formadas por pessoas que doam seus cuidados, atenção, respeito e dinheiro para ajudar a tratar e cuidar daqueles que tem menos. Com estes exemplos, quis mostrar as duas faces do legado, aquele que inspira e aquele que horroriza. Fiz isso para que você entenda como tudo aquilo que fazemos hoje, aqui e agora, traz reflexos às próximas gerações e realmente se transforma em nossa marca no mundo.

Seu Legado. Sua História!

Legado

Iryna Prokofieva/Shutterstock Qual legado você está deixando para seus filhos? Pense!

Muitos acham que um grande legado só se faz por meio de grandes feitos, riqueza, heroísmo e fama, porém este é também só mais um engano que devemos desmistificar. Saiba que mesmo que você viva num local inóspito, com poucos moradores e sem muitas condições de vida, se é uma pessoa do bem, que sempre contribui positivamente com a sua comunidade, que faz boas ações, é alegre e solícito, você sempre será admirado, respeitado e lembrado por aqueles que testemunharam sua vida.

Se mesmo passando com muitas dificuldades, provações e desafios ao longo de toda sua história, você sempre se manteve firmemente honesto e resiliente, este é o seu exemplo, o seu legado. Do mesmo modo, se em sua carreira você sempre foi um profissional dedicado e comprometido em melhorar a vida das pessoas por meio do seu trabalho, aquilo que construiu será o seu legado.

Se por outro lado, você sempre foi alguém com uma personalidade forte, para a família, amigos ou sociedade, difícil de lidar, este será o seu legado e uma memória negativa que todos farão questão de apagar. Pense então, sobre o legado que você está construindo! Qual legado você está vivendo agora? Qual é a sua realidade e os seus comportamentos e pensamentos atuais? O que você tem feito de positivo e negativo? Onde pode e precisa melhorar? Qual lembrança você quer ser? Quais memórias de você quer deixar?

Saiba que todos estes questionamentos não tem nada a ver com morte, mas como a vida que você está levando hoje, aqui em seu tempo presente. Quando falo deste futuro hipotético, estou te convidando a repensar suas atitudes, a rever suas crenças e valores e a ressignificar os fatos que impedem você de ser alguém infinitamente melhor. Pense nisso e construa um legado que vale a pena ser vivido, testemunhado e lembrado!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!