Lean Startup

fatmawati achmad zaenuri/Shutterstock O Lean Startup apresenta uma excelente alternativa para validar um empreendimento antes de lançá-lo definitivamente

O Lean Startup é um modelo de gestão criado pelo americano, Eric Ries, um empreendedor, do Vale do Silício, nos Estados Unidos, que aprendeu na prática, falhando, a importância de testar antes de aplicar qualquer ideia. Sua metodologia defende um conjunto de ações estratégicas que otimizem os processos e ajudem os empreendedores a serem mais assertivos em suas ações ao lançar um produto tecnológico.

A intenção deste movimento criado por Ries é desenvolver produtos e expandir seus mercados de forma planejada, ou seja, criar condições para que as ideias dos empreendedores realmente tenham espaço para crescer e ser conhecidas pelo seu público- alvo. Para isso, o Lean Startup foca na criação de softwares que testam a viabilidade de um determinado produto ou segmento, buscando uma validação mais rápida junto aos possíveis compradores.

Podemos dizer que o sistema se torna mais assertivo, pois ao invés de colocar uma oferta de software no mercado e esperar os resultados, ele cria protótipos, modelos de teste, e assim não queima todos os recursos de uma vez só. Com isso, é possível investir menos dinheiro e tempo, mas ainda assim, validar ou refutar um produto antes mesmo de oferecê-lo em larga escala.

O Conceito Lean Startup nos Negócios

Muitos empreendedores perdem tempo e dinheiro investindo em ideias maravilhosas, mas que na prática não surtem o mesmo efeito desejado. Isso mostra como a validação é importante e como o conceito de Lean Startup também é uma metodologia que pode ser aplicada em outros tipos de empreendimentos e não apenas no setor de tecnologia.

A ideia defendida é “falhar cedo e aprender rápido”, ou seja, não ficar insistindo em projetos que apenas parecem bons, mas que não têm uma aderência real por parte do mercado ou dos clientes naquele momento. Ter esta consciência e aplicar os testes antes de fazer maiores investimentos, ajuda o empreendedor no planejamento da empresa, a reavaliar seus custos, reduzir gastos e mudar seu direcionamento, se preciso for.

O Lean Startup tem dado muito certo no desenvolvimento de softwares porque permite fazer uma amostragem real dos pontos fortes e de melhoria destes produtos. Isso ajudou os desenvolvedores a desenvolver um senso empreendedor mais aguçado, no sentido de que por meio dele puderam compreender que o sucesso de uma empresa vai além de ter uma boa ideia, pois aquilo só é bom se realmente atender as necessidades das pessoas.

PSC

Se trouxermos esta mesma visão para os nossos negócios, antes de abrirmos qualquer empresa, também podemos aplicar o conceito de Lean Startup e desenvolver produtos e serviços mais assertivos e que realmente tenham condições de se destacar no mercado. Conheça o Lean Startup!