Exame.com.br Jim Collins é um dos maiores especialistas do mundo nos temas gestão de empresas e liderança

Jim Collins, considerado um dos maiores gurus de gestão da atualidade, nasceu em 1958, nos Estados Unidos. Estudante e professor da temática da Liderança, também é consultor de negócios, escritor e faz palestras, em todo mundo, sobre sustentabilidade empresarial.

Seu interesse pelo estudo do universo organizacional começou ainda quando estava na Universidade de Stanford, na Escola de Negócios, onde se graduou em Matemática. Posteriormente fez MBA e, por sua perfomance diferenciada na examinação de temas relativos às empresas, lá também recebeu, em 1992, o prêmio Distinguished Teaching, em reconhecimento ao seu trabalho.

Trabalhou como consultor da Mckinsey & Company e na Jonhs Hopkins School of Medicine, atuou como gerente de produto da Hewlett – Packard e foi executivo sênior da CNN Internacional. Entretanto, Jim queria expandir seu trabalho e, em 1995, criou, no estado do Colorado, o Boulder – laboratório destinado aos estudos sobre liderança moderna e gestão.

Neste local, além de fazer pesquisas sobre o mercado também criou um centro de treinamentos. Ali, recebe diversos executivos e líderes, de vários setores corporativos e sociais, oferecendo-lhes cursos de atualização e aperfeiçoamento.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Carreira de Escritor e o Sucesso Literário

Além disso, Jim Collins também é um escritor bem-sucedido. Neste sentido, já publicou seis livros, traduzidos para 32 línguas, e vendeu mais de 10 milhões de cópias, em todo o mundo. A seguir vamos conhecer um pouco mais sobre um dos seus maiores sucessos literários, o livro – “Feitas Para Durar”, escrito em parceria com Jerry I. Porras.

PSC

Este best-seller, no segmento, traz um brilhante estudo realizado com 18 empresas duradouras, algumas centenárias, e que se destacam no mercado por seu alto desempenho e forma diferenciada de conduzir negócios.  O livro – Feitas Para Durar; traça um perfil geral destas organizações (histórico, ideológico, organizacional e estrutural) e traz poderosos insights sobre como alcançar vida longa em um empreendimento.

Lições de Jim Collins Sobre Gestão e Liderança

“Liderança é uma arte e não uma ciência. A arte de uma pessoa poder escrever bem, enquanto para o outro é a arte de falar bem em público. Cada um precisa achar sua capacidade artística”;

“O que diferencia o líder de uma grande empresa, de um de uma empresa apenas boa é a humildade. É ela que separa o bom do ótimo. Sendo humilde, você subjulga o seu ego e canaliza energias para um objetivo maior”;

“A grandeza de uma companhia não é uma questão de circunstâncias, mas um resultado de escolhas”;

“Qualquer grande empresa pode sofrer uma derrocada. O problema do sucesso é quando ele se transforma em arrogância. Há arrogância em achar que, quando as intenções são boas, de alguma forma, todas nossas decisões são boas. Más decisões tomadas com boas intenções ainda são más decisões.”.

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

As visões e experiência de Jim Collins são muito interessantes e nos ajudam a refletir sobre nosso papel enquanto líderes e profissionais. Aproveite estes insights e leve as lições deste extraordinário pesquisador para sua vida.

Gostou do artigo? Aproveite e compartilhe estes conhecimentos em suas redes sociais!

*Todas as citações e aspas foram tiradas da videoconferência de Jim Collins, realizada durante a HSM Expo Management, em 2014.