Confira maneiras poderosas e inteligentes de investir o seu dinheiro! Clique e saiba mais! | Elnur_ | DepositPhotos.com

O que fazer com o dinheiro que se recebe todo final de mês? Guardar ou utilizar com os primeiros desejos que aparecerem pela mente? A verdade é que todos nós adoramos gastar. Quem não gosta de ir ao shopping fazer compras, ou assistir filme no cinema, comprar aquela pipoca, refrigerante e chocolate? Na saída passar na sorveteria ou, quem sabe, comprar uma pizza. Nossa, você passou por aquela ótima livraria e viu um livro de grande destaque na vitrine, não resistiu e comprou. E na fila do caixa encontrou o blu-ray daquele ótimo filme que você adorou, você não resistiu e levou também.

De repente, numa mera tarde você gastou mais do que podia. Se você fizer isso todo final de semana, gastará dinheiro em bens de consumo que talvez te afastem de seus objetivos financeiros.

Será que esse dinheiro não poderia ser bem melhor aplicado?

Gastar ou investir, o que é melhor para você?

O que você acha que é melhor, gastar ou investir? O Brasil ainda possui uma forte cultura de ostentação, de exibição, algo que se construiu com o passar das décadas. Poupar dinheiro e, melhor ainda, investir esse recurso, parece ser uma atitude reservada apenas para quem realmente ganha mais que os demais.

Sim, há esse mito de que para investir dinheiro você tem que ter uma quantia mínima sobrando. Mas será que é assim mesmo a realidade? Claro que não. É importante que você entenda que para investir dinheiro não é necessário ser rico, mas ter uma maturidade bem maior em relação às questões financeiras.

Então, é óbvio pegar seu dinheiro e ir gastando nas coisas que satisfaçam desejos que lhe tragam recompensas imediatas, mas que não garantem um futuro financeiramente seguro. Por isso, no saldo final, economizar dinheiro e investir é uma solução muito mais acertada.

Poupar é diferente de investir

PSC

Sim. Eu quero que você entenda claramente. Não estou aqui escrevendo para você poupar seu dinheiro. Não estou falando para você deixar 10% do seu salário todos os meses na poupança. Não é isso o que eu quero dizer. “Então poupar dinheiro é ruim?”. De modo algum. Você deve poupar dinheiro, mas se tem algo que é melhor ainda e que você deve fazer é investir.

Por que eis um problema para quem só faz poupar e acha que essa é uma grande ação para as suas finanças: o seu dinheiro para no tempo. Quando o seu dinheiro fica estagnado na sua conta corrente, você está deixando de aproveitar oportunidades incríveis que só acontecem quando há o capital bruto envolvido. Por isso, o ato de investir se torna uma decisão muito mais inteligente.

Depois que você aprende a como investir, todo o mercado de ações se torna algo puramente lógico, mas ao mesmo tempo intuitivo. E aí você entende que poupar é algo tão simples e sem resultados diante do que pode ser feito através de um investimento.

Porém, tudo isso só realmente dará certo se você tiver conhecimento e experiência dentro do assunto. Sendo necessário procurar conhecer mais sobre investimentos.

Educação é tudo!

Ou quase tudo! Sabe quando você poupa seu dinheiro por um bom tempo e do nada a Receita Federal abocanha uma parte, assim como a moeda se desvaloriza e o que você tinha guardado passa a valer bem menos? Pois é, esse é um dos exemplos do quanto poupar por muito tempo pode desvalorizar o seu dinheiro.

O meu convite aqui é para que você abra os seus olhos para a educação financeira. Comece desde cedo a incentivar sua família a ter mais cuidado com o uso inteligente do dinheiro. Não estou dizendo para você ser o famoso “pão duro”, até porque investir, claramente, não tem nada a ver com segurar mais dinheiro na sua conta bancária. E sim com acrescentar dinheiro ao que você já tem. Entende?

Por isso, mantenha-se informado sobre o mercado financeiro. Leia sobre, procure diversas fontes, tente entender o que acontece através de diferentes perspectivas. Para isso, siga páginas especializadas no Facebook, utilize as redes sociais, acesse os portais de economia de todas as partes do mundo através da internet, ou seja, aproveite que hoje em dia a informação é bem mais facilitada e usufrua dessa regalia que a nossa geração tem.

Invista seu dinheiro e transforme a sua vida em uma rotina de ganhos!