Maridav/Shutterstock A interdependência é positiva quando colabora para o crescimento e felicidade de ambas as partes

De fato, de forma direta ou indireta, todos nós dependemos uns dos outros. Isso ocorre porque tudo está interligado, o que gera o que chamamos de interdependência. Esta por sua vez, segundo o dicionário, é um estado onde duas pessoas estão ligadas por uma dependência recíproca, que as leva a se ajudarem mutuamente. Mas e no dia a dia, como se dá esse tipo de relação?

Se, por exemplo, num casamento, o casal age de forma coesa e equilibrada, valorizando e reconhecendo as qualidades e esforços, um do outro, e se amando e respeitando, na mesma medida; podemos dizer que esta interdependência é positiva para eles.

Porém, quando uma das partes se sente coagida, ameaçada, desprestigiada para que a outra se sobressaia, o mesmo já não acontece. Por este motivo, podemos dizer que esta relação de interdependência emocional é bastante nociva.

O mesmo ocorre no trabalho, quando colegas só conseguem realizar suas demandas se tiverem ajuda uns dos outros. O mesmo se aplica na escola, quando para ganhar boas notas, alguns alunos sempre precisam recorrer aos trabalhos em grupo.

Coaching Para Vencer a Interdependência Negativa

Para ser positiva a interdependência precisa ser equilibrada, ou seja, cada um deve dar o seu melhor, na mesma proporção, para o alcance do objetivo comum. Entretanto, outro tipo de dependência, a emocional, faz com que as pessoas criem vínculos nocivos e acabem dependendo mais dos outros do que elas realmente necessitam.

Seja nas relações amorosas, quando a pessoa acredita depender exclusivamente do parceiro para ser feliz, quando um pai deposita todas as suas expectativas nos filhos ou quando um profissional não consegue sozinho, desenvolver seus projetos – estes comportamentos evidenciam relações de interdependência negativa e que precisam ser tratadas.

PSC

Neste sentido, o processo de Coaching, com suas diversas ferramentas e técnicas comportamentais, auxilia a pessoa a identificar as fontes de suas interdependências ruins e a trabalhar no sentido de eliminá-las.

O objetivo deste fantástico método, de aceleração de metas e objetivos, é oferecer ao cliente a oportunidade de conquistar maior qualidade de vida e também o seu próprio empoderamento emocional, profissional e pessoal.

Na prática, isso representa conhecer profundamente a si mesmo, sua essência e revelar o poder interior que habita dentro deste ser humano. A intenção é que a pessoa consiga enxergar-se como alguém capaz de ser feliz e conquistar grandes resultados na carreira, com ou sem ajuda de outras pessoas.

O Coaching estimula ainda a que a pessoa desenvolva maior autoestima, autoconfiança, resiliência e aprimore suas competências emocionais. A intenção é que isso lhe permita sentir-se mais preparada para lidar com suas inseguranças, medos e conflitos, sem que para isso tenha que criar laços de interdependência negativa com parceiros, familiares, amigos e colegas.

O processo, ao trabalhar novos comportamentos e crenças, também proporciona ao indivíduo vencer pensamentos ruins em relação a si mesmo. E oferece a este, a oportunidade real de criar vínculos mais positivos de forma sistêmica.

O que está esperando, então? Invista em sua evolução e aprenda a desenvolver relações mais positivas, equilibradas e duradouras. Faça o Professional & Self Coaching – PSC, o curso de Coaching ideal para sua vida!