Voltar

O Que é Inteligência Social e Como Funciona?

Publicado em | 0 comentários
Inteligência Social

DT10/Shutterstock A Inteligência Social conecta as pessoas por meio das emoções positivas

Inteligência Social, como uma força, é entendida como a habilidade de processar informação emocional, tanto de origem interna quan­to externa. Diz respeito à capacidade de entender e administrar emoções; avaliar de forma acurada seus próprios sentimentos, emoções, desempenho e motivos; agir sabiamente em relaciona­mentos; identificar conteúdo emocional nas expressões e gestos dos outros e usar esta informação para facilitar as interações.

Benefícios da Inteligência Social

  • A pessoa com inteligência social desenvolvida tem uma compreensão maior do outro; pressente os sentimentos e perspectivas destes e assume um interesse ativo por suas preocupações.
  • A inteligência social permite ao indivíduo fazer a gestão de conflitos de grupos, ajudar as partes a sanarem suas divergências a chegarem a um denominador comum.
  • Proporciona ao in­divíduo antever, reconhecer e satisfazer as necessidades de desenvolvimento daqueles à sua volta.
  • Pessoas com esta força cultivam oportunidades através dos relacionamentos positivos com diferentes tipos de pessoas ou grupos.
  • Indivíduos com esta habilidade são amigáveis e recepti­vos às ideias dos outros; e os encoraja para estimular as suas contribuições.
  • Pessoas com esta habilidade sabem usar o bom humor para acalmar os ânimos e emoções de alguma outra forma quando o ambiente no grupo está tenso.

O que isto revela sobre o indivíduo?

Uma pessoa com inteligência social acredita que pode con­tribuir positivamente para a melhoria de qualquer ambiente e das relações interpessoais que o cercam. Tem o que podemos chamar de “Radar Social”, habilidade que consiste em saber relacionar bem com diferentes públicos e conquistar sua cooperação.

Um indivíduo com esta força dispõe de “consciência e facilidade social”, a primeira para entender o outro e a segunda para saber o que fazer com as informações que este transmite. Atitudes de generosidade e consideração, além de um jogo de habilidades práticas para ter êxito ao interagir com as pessoas, em quaisquer circunstâncias, são diferenciais de uma pessoa com inteligência social desenvolvida.

Refletindo sobre esta força

  • Em que situações sua inteligência social fica mais apurada?
  • Em que momentos você acha mais difícil usá-la?
  • Quando é prazeroso dispor desta habilidade?
  • Como a inteligência social é benéfica para você e para as pessoas à sua volta?
  • Como esta força impacta suas relações em diferentes setores de sua vida (família, carreira, amizades e relações amorosas)?

 

Subutilização da força

Por ser uma pessoa comunicativa e sensível às neces­sidades das pessoas com as quais convive e também atenta aos ambientes em que está inserida, sua inteligência social, às vezes, pode acabar por atrair muitos problemas alheios. Isso não apenas sobrecarrega como também obriga este indivíduo a ter que constantemente assumir o papel de conciliador, re­mediador dos conflitos.

Por outro lado, por dar sempre tanta atenção às neces­sidades do outro, a pessoa com inteligência social pode acabar negligenciando suas próprias necessidades, deixando sua vida e problemas em segundo plano.

Novas formas de usar sua Inteligência Social

  • Procure utilizar esta habilidade diariamente também em benefício de suas necessidades pessoais e profis­sionais.
  • Liste problemas que precisam ser resolvidos e em que sua inteligência social pode ajudar a eliminá-los.
  • Use esta competência para criar relações sólidas em todos os setores da sua vida.
  • Busque aprimorar sua força através do investimento em autoconhecimento e de seu uso equilibrado.
  • Procure identificar, de forma assertiva, em que situações é realmente necessário a sua intervenção.

 

Sabendo de tudo isso, responda – de 0 a 10 qual é o nível da sua inteligência social? Como você administra suas emoções e lida com os sentimentos alheios? Repense, este pode ser um bom momento para começar a aprimorar sua inteligência social ou mesmo para desenvolvê-la.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!