Voltar

Inteligência Múltipla – Como Isto Ajuda no Trabalho

Publicado em | 0 comentários

Positive Thinker/ Shutterstock Podemos utilizar diversos tipos de inteligências para potencializar os resultados do nosso trabalho

A teoria das Múltiplas Inteligências desenvolvida pelo psicólogo e especialista em Educação, na Universidade de Harvard, o também neurologista, Howard Gardner, defende que o ser humano, ao contrário do que se pensava até alguns anos atrás, pode possuir pelo menos oito tipos de inteligências diferentes.

Ao apresentar seu estudo e um novo conceito, Gardner desmitificou a teoria do Quociente de Inteligência (QI) que se baseava em testes intelectuais para medir, numericamente, o nível de inteligência de uma pessoa.  Acreditava-se assim, que indivíduos mais inteligentes, com o QI maior, tenderiam a ter maior sucesso na carreira e na vida, entretanto, o psicólogo provou que isso não era o fator unicamente determinante.

Em outras palavras, Howard comprovou que pessoas de menor quociente de inteligência poderiam sim, alcançar alta perfomance e conquistar resultados extraordinários. Mas, como então, utilizar esta inteligência múltipla pode potencializar nossa carreira?

Múltiplas Inteligências Aplicadas no Trabalho

As múltiplas inteligências descritas por Gardner são a: linguística, lógico-matemática, espacial, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalística e musical. Cada um de nós pode possuí-las, em maior ou menor quantidade, sendo que apenas em casos raros, uma pessoa poder ter todas estas competências ao mesmo tempo.

Neste sentido, Leonardo Da Vinci, com suas inúmeras habilidades, é um poderoso exemplo de ser humano de MI. Mas e nós, como podemos utilizar estas qualidades ao nosso favor? Bem, em nosso dia a dia de trabalho, independente da profissão, cargo ou área de atuação somos sempre desafiados a assumir novas responsabilidades e demandas e a acessar, de maneira rápida e assertiva, nossas competências.

Se, por exemplo, você é da área de comunicação, cuidará não apenas de assuntos relacionados ao seu cargo ou profissão, do universo de humanas, uma vez que também pode precisar fazer relatórios dos resultados e indicadores do seu trabalho. Aqui, além da inteligência linguística, para escrever um bom texto, por exemplo, você também precisará da competência: lógico-matemática, que entra para lhe ajudar a coletar as informações, números e estatísticas e a organizá-las corretamente.

Se você é líder, além das inteligências mencionadas acima, também será importante ter bem desenvolvidas as inteligências: intrapessoal, que diz respeito ao autoconhecimento e a compreender suas próprias emoções, sentimentos e pontos fortes e de melhoria, e também a interpessoal: que irá garantir e promover a qualidade de seus relacionamentos com os seus liderados, pares e superiores.

Perceba que a todo o momento somos convidados a acessar nosso potencial infinito. Você conhece bem o seu leque de habilidades? Sabe quais são os seus maiores diferenciais e os principais pontos de melhoria?Saiba que você pode alavancar seus resultados, de forma rápida e efetiva e potencializar suas competências técnicas, emocionais e comportamentais.

Para isso, minha dica é – invista no Professional & Self Coaching – PSC, a formação que te leva além e ajuda a desenvolver o melhor que há em você!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!