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Inteligência Emocional x Sucesso em Vendas

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Igor Kisselev/Shutterstock A Inteligência Emocional é uma habilidade essencial a todo profissional de vendas

A forma como um vendedor encara suas emoções no seu dia a dia é um dos pontos mais importantes para qualquer resultado profissional.  Neste sentido, a Inteligência Emocional se destaca como a capacidade de identificar e controlar as próprias emoções e lidar com elas assertivamente.

Assim, independente dos estímulos externos e internos, a pessoa com a IE bem desenvolvida, consegue manter-se equilibrada e coesa, se automotivar, gerir bem seus sentimentos, usá-los a seu favor e ter um bom desempenho no trabalho.

No mundo corporativo muitos profissionais são contratados por seus conhecimentos técnicos, mas demitidos em decorrência de problemas e falhas comportamentais. Isso se deve à falta de habilidade para se relacionar com os colegas, às dificuldades de lidar com situações de desconforto, conflito, frustrações e estresse e à falta de habilidade de se comunicar, com assertividade, por exemplo.

Estes, entre outros elementos acabam prejudicando a imagem e o desempenho do indivíduo. Sendo assim, desenvolver a Inteligência Emocional é muito importante e pode ser um grande aliado do sucesso dos vendedores.

Como Desenvolver a Inteligência Emocional

Desenvolver a Inteligência Emocional é desenvolver habilidades e capacidades de administrar as emoções para assim alcançar seus objetivos. Com base nessa definição, fica claro o porquê as pessoas devem saber lidar com seus medos, inseguranças e insatisfações a fim de obterem êxito em suas atividades.

É essa a competência que tem cada vez mais o papel de diferenciar os profissionais, permitindo desenvolver um ambiente harmonioso e ao mesmo tempo, produtivo tanto em ideias como em resultados.

Mas afinal, depois de entender melhor o conceito acima, essa é uma capacidade que você consegue aplicar no seu dia a dia? Saber lidar com seus problemas com Inteligência Emocional, é saber como controlar e explorar positivamente: atitudes, sentimentos e comportamentos que influenciam bons resultados no dia a dia.

Utilize suas capacidades emocionais para conquistar resultados. Pare e pense por alguns minutos:

  • Você sente que está perdendo o controle muito fácil?
  • Você lida cada vez pior com os conflitos internos?
  • Está difícil se manter focado nas vendas?
  • Existem mais problemas do que soluções?

O principal objetivo ao se desenvolver a habilidade de Inteligência Emocional está em ampliar o potencial de negociação das equipes de vendas através das suas capacidades.

Para isso, se faz necessário desenvolver: resiliência, foco, flexibilidade, criatividade e a capacidade de resolução de problemas em situações típicas e, constantemente, presentes nos processos que fazem parte de um relacionamento comercial.

Fique atento a estas dicas e busque potencializar sua Inteligência Emocional no trabalho e na vida!

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